Texto: Felipe Lima Publicado em 30.10.2017

A ocupação dos espaços públicos como fator primordial para a convivência com a cidade volta a ganhar força em Fortaleza. Considerando que a rua é do povo e uma cidade deve ser planejada para seus moradores ou que seja mais amigável para aqueles que por ela vêm passear, Fortaleza vai abrindo caminho para um ambiente mais harmonizado.

Na Capital, é preciso resgatar o espírito de comunidade e o investimento na promoção e revitalização de espaços públicos pode trazer melhorias. Mesmo que a violência faça seu diário trottoir e, com isso, afaste as pessoas das próprias calçadas e as aprisionem dos condomínios, políticas públicas recentes trazem esperança.

Especialistas defendem que, além tornar o território mais atrativo para investidores, o acesso à cidade é ponto fundamental para a formação da cidadania. É no espaço público que as diferenças se encontram e passam a conviver de forma respeitosa, seja no trânsito ou numa praça. Os desafios são inúmeros e dependem não somente dos responsáveis pela gestão da cidade, mas também dos próprios fortalezenses. Cuidar, manter e respeitar estão entre as ações diárias que o morador pode realizar.