Diário do Nordeste Plus

Fortaleza Geek

Confira mapa completo das Comic Shops, lojas e programações destinadas ao público nerd na nossa cidade

Publicidade

Revistas em quadrinhos, mangás, graphic novels, RPGs, card games, jogos de tabuleiro, distopias, games, máquinas do tempo, viagem espacial, cosplays - super-heróis, monstros gigantes. A lista é extensa e difícil de completar. Mas o que todos os itens acima têm em comum são os públicos que os consomem: nerds, geeks e otakus.

Nos últimos anos, assumir-se nerd deixou de ser algo carregado de preconceito e passou a configurar como orgulho. O que parecia só mais uma “modinha” passageira vem ganhando espaço e se estabelecendo no mercado. Em Fortaleza, o cenário não poderia ser diferente. Sobretudo nos últimos cinco anos, houve um crescimento no número de eventos e lojas destinados ao público geek, transformando a capital em um bom lugar para ser nerd.



Veja como se compõe o cenário geek de Fortaleza:

Comic Shops

As revistas em quadrinhos geralmente são as grandes responsáveis pelo aprendizado da leitura. Por isso, um dos redutos oficiais de grande parte dos nerds são as lojas especializadas em quadrinhos, pois bancas de revistas nem sempre conseguem atender à demanda por nostalgia, quantidade e variedade dos viciados em HQs e mangás.

Revista & Cia

Av. Pontes Vieira, 1843, Dionísio Torres
Revista & Cia Foto: Fernanda Siebra

Há 22 anos, um colecionador de histórias em quadrinhos decidiu trocar a lotérica que possuía por uma comic shop. Assim nasceu a Revista & Cia, loja especializada em quadrinhos mais antiga de Fortaleza. À frente do estabelecimento está Silvyo Amarante, figura bastante conhecida pelos nerds da cidade.

Para Sylvio, o grande diferencial da Revista & Cia para as demais comics shop da cidade é o grande acervo, composto por action figures, assessórios, card games e, é claro, os quadrinhos: tem desde os grandes lançamentos a edições raras, esgotadas e/ou autografadas pelos artistas.

Gibiteria Fanzine

Rua Pedro I, 583, Centro
(85) 3252.3660

Alzir Fernandes sempre teve interesse em trabalhar com quadrinhos. Em 1991, seu Alzir abriu uma banca de revistas, o que não foi suficiente. Então, três anos depois, a banquinha foi deixada de lado para dar lugar à Gibiteria Fanzine.

A loja vende quadrinhos, livros, canecas, ímãs, action figures e posteres; grande variedade de produtos para agradar desde os mais jovens até os mais velhos, como o seu Francisco Wilson Martins Aragão, de 64 anos.

Seu Francisco diz gosta de quadrinhos desde criança. “Leio X-Man, Homem-Aranha e o que aparecer pela frente”. Mas, diferente dos colecionadores, o comerciante afirma que lê as revistas e depois sai distribuindo para quem quiser. “Para guardar mesmo, só essas de capa dura, porque não tem como se estragar”, explica.

MMG Comics

Av. 13 de Maio, 2152, Benfica
(85) 98925.5191
MMG Comics Foto: Fernanda Siebra

A MMG Comics já existe há três anos como loja de card games. Entretanto, a partir da vontade de Anderson Catunda de colecionar quadrinhos, o estabelecimento ganhou um novo ponto, em 2014, mais voltado para a venda de HQs.

Anderson também conta que o diferencial da MMG é o apoio às produções de quadrinho locais. Além de HQs, mangás e encadernados, a MMG Comics também vende canecas, card games, camisas, pôsteres oficiais e action figures.

Lojas

Um consenso entre aqueles que trabalham com a venda de produtos geeks foi o de que a crise econômica não afetou esse mercado, uma vez que os nerds nunca perdem o interesse de consumir produtos relacionados à cultura pop.

Dominaria Cards & Games

Av. 13 de Maio, 2960, Benfica
(85) 3253.3940
Dominaria Foto: Thiago Gadelha

A Dominaria Cards & Games existe há cinco anos em Fortaleza. Anteriormente na Av. Carapinima, hoje a loja ocupa um novo espaço na 13 de Maio, mais amplo e confortável para os consumidores, e vende cartas de Pokémon, Yu-Gi-Oh, Vanguard e Magic.

Revistaria Art Cult

Av. Washington Soares, 3690, Pátio Água Fria
(85) 3278.4342
Revistaria Art Cult Foto: Daniel Aragão

João Batista de Morais sempre gostou de cultura pop e é colecionador há mais de 20 anos. Da paixão, veio a vontade de ter um espaço para trabalhar diretamente com o ramo admirado e, em 2011, surgiu a Revistaria Art Cult. Oferecendo ao público uma variedade em toys, revistas, mangás, encadernados, card games e assessórios geeks, o espaço se transformou não só em um lugar de compras, mas também em um ponto de encontro para conversas nerds.

Colecione Shop Toys & Games

Av. Viena Weyne, 128 B, Lago Jacarey
(85) 98527.5846
Colecione Shop Foto: Daniel Aragão

Inaugurada em maio de 2015, a Colecione Shop Toys & Games é especializada na venda de "colecionáveis de séries” focados em videogames antigos, tipo Super Nitendo. "Buscamos produtos que lembrem a infância da pessoa. Apostamos nessa variedade de games e bonecos Funko Pop", conta Ryann Menezes, proprietário.

Luderias

Apesar de ainda não ser muito popular em Fortaleza, esse tipo de estabelecimento é um local para se comer, beber e jogar.

Café Lúdico

Rua Delmiro de Farias, 685 - Jardim América
(85) 3067.7700
Café Lúdico Foto: Reprodução / Facebook

O empresário Cleidson Diniz se inspirou nas luderias já existentes no Brasil e trouxe para Fortaleza, há cinco meses, o Café Lúdico, que promove, diariamente, eventos para atrair o público. “Terças são dia de party games. As quartas são destinadas aos jogos que usam mais estratégia. Quinta é o dia dos jogos de blefe. Já às sextas temos jogos em outros idiomas, como inglês e alemão”.

Balboa's Luderia e Cheesesteak House

Av. Júlio Abreu, 160, Meireles
(85) 98804.1041
Balboa's Foto: Reprodução / Facebook

O Balboa’s é uma luderia que existe na capital cearense desde 2013. Criada para disponibilizar mais opções de jogos de tabuleiro para o dono e para os clientes, a cheeseteak house possui um cardápio com mais de 350 opções de jogos.

Eventos

SMASH! Foto: Luiza Carolina Figueiredo

O SMASH!, criado, em 2013, pelo grupo Avantcast, tem como objetivo levantar a discussão e tratar de temas com seriedade e diversão, informação com entretenimento.

O evento acontece mensalmente na Livraria Cultura.

Expresso com Tapioca

Expresso com Tapioca Foto: Reprodução / Facebook

Criado em março de 2015 pelo blog Tapioca Mecânica, foi pensado como um evento para discutir filmes, séries e quadrinhos, tentando abordar os temas de forma mais acadêmica. Acontece mensalmente na Livraria Leitura do RioMar. O próximo evento será no dia 12 de dezembro e fará uma discussão sobre Star Wars.

Adicionar evento a sua agenda
Clube do Quadrinho Foto: Reprodução / Facebook

Mensalmente, os fãs de quadrinhos têm encontro marcado na Livraria Leitura do Del Paseo. O Clube do Quadrinho, desde 2013, traz a proposta de fazer um clube para conversar e aprofundar discussões a respeito de obras e autores de quadrinhos. O próximo clube será realizado no dia 23 de dezembro e falará sobre a obra “Habibi”, de Craig Thompson.

Adicionar evento a sua agenda

Café com Séries

Café com Séries Foto: Reprodução / Facebook

É realizado há três anos pelo blog Intersect News, na Livraria Saraiva, e visa promover uma conversa sobre séries em geral: das mais populares àquelas que pouca gente conhece, das produzidas pela Netflix, aos sitcoms americanos.

Comércio Estelar

Evento focado no comércio geek, executado pela primeira vez em setembro deste ano. A intenção é realizar pelo menos duas feiras por ano, além de possíveis feiras temáticas como a que ocorrerá no dia 12 de dezembro, no Café Lúdico, com o tema Star Wars.

Adicionar evento a sua agenda
Anime Master Foto: Divulgação

O Anime Master surgiu há 9 anos, fundado por um grupo de amigos com o objetivo de difundir a cultura oriental. Apesar do foco na cultura japonesa, no evento também é dado espaço para o universo Marvel e DC, os torneios de games como League of Legends e Just Dance, e o K-pop (música pop coreana).

Feira Livre de Quadrinhos

Feira Livre de Quadrinhos Foto: Anderson Catunda

Nasceu este ano através de um grupo de leitores de quadrinhos, sem a presença de lojistas, que queriam um espaço para vender, trocar e conversar sobre suas próprias coleções de quadrinhos. A feira é realizada mensalmente na pracinha da Gentilândia, aos domingos. A última feira de 2015 será no dia 13 de dezembro.

Adicionar evento a sua agenda

O Sana nasceu como grupo no ano 2000, por consequência de pequenos encontros de fãs de animes e mangás que se conheceram pela internet através do mIRC. O objetivo principal era integrá-los, mostrar para as produtoras que este público existia e estava pronto para consumir e por fim, gerar uma forma diferente de entretenimento jovem. Hoje o Sana é a maior convenção de cultura pop e tecnologia do Norte e Nordeste do Brasil. O evento acontece duas vezes ao ano, no período das férias escolares. Em 2016, o Sana Fest será realizado nos dia 23 e 24 de janeiro, e o Sana em 15, 16 e 17 de julho de 2016.

Adicionar evento a sua agenda
GeekExpo Foto: Reprodução / Facebook

A GeekExpo é um evento da Phoenix Produções, empresa parceira do Sana que coincide parte de seus sócios. O evento nasceu este ano para atingir e satisfazer um público diferente, em geral um pouco mais velho, com raízes puramente americanas. Abordando como foco principal as histórias em quadrinhos tradicionais, super-heróis, séries, filmes, games e tecnologia. Em 2016, a GeekExpo será realizada nos dias 14 e 15 de maio.

Geekontro

Geekontro Foto: Humberto Mota

Sediado na Livraria Cultura e realizado no mês do orgulho nerd, foi criado há quatro anos com a intenção de discutir assuntos do meio nerd, através de painéis ministrados por quem tem domínio do assunto. Dentro do Geekontro, há ainda o Geekontrinho, roda de contação de histórias e minicosplays para a criançada. O evento também é ligado a causas sociais, coletando arrecadações de alimentos e ração. Em 2015, por exemplo, promoveram o Geekãotro, um concurso de cosplay canino junto ao Abrigo São Lázaro.

Livrarias

Cultura

Referência no que diz respeito à disponibilização de quadrinhos importados a preços acessíveis, o espaço virou ponto de encontro para grupos sobre quadrinhos, sagas literárias e cinematográficas, e palestras. Além disso, recebe anualmente o Geekontro.

Leitura

A Leitura abriga eventos de cunho literário, como lançamentos e sessões de autógrafo, e organiza campeonatos de card games, board games e jogos digitais. Em dezembro, firmou parceria com a editora Aleph e trará, no dia 12 de dezembro, Timothy Zahn, autor da trilogia Thrawn, uma das séries mais populares do selo Legends de Star Wars.

Saraiva

Recebe encontro de fãs, palestras, bate-papos, clube do livro, sessões de autógrafos, dentre outros eventos relacionados ao universo geek. São organizados em parceria com blogs, produtoras ou editoras.

Geeks no interior

Não são só na capital que as atrações nerds ganham espaço. Grupos de fãs de cultura pop do interior desenvolveram eventos para disseminar a cultura geek em outros municípios do Ceará. O Granime, por exemplo, há quatro anos leva lojas, escritores, desenhistas e oficinas para o público nerd de Granja. De acordo com o organizador do evento, Rômulo Santana, o evento passou a fazer parte do calendário de geeks de até outros Estados, como o do Maranhão, e recebe cerca de cinco mil pessoas por vez.

Já em Sobral, o Festival de Anime e Mangá Sobralense (FAMS) é responsável por reunir o público nerd desde 2009. O evento conta com oficinas, exibições de filmes, séries e animes, concurso de cosplay e desenho, campeonato de games e standistas.


facebook.com/PortalGranime
facebook.com/portalfams