Diário do Nordeste Plus

Ceará, descubra essa alegria

Navegue nas belezas do Litoral Leste e conheça os encantos de Canoa Quebrada, Morro Branco, Fortim, Porto das Dunas, Icapuí e Praia do Futuro




Conhecido pela hospitalidade, religiosidade popular e riqueza cultural, o Ceará é um convite à diversão. Situado ao leste do Rio Grande do Norte e da Paraíba; ao sul de Pernambuco e ao oeste do Piauí, o Estado possui mais de 570 quilômetros de litoral, com falésias, piscinas naturais e praias paradisíacas. O mar calmo, os bons ventos, as grandes dunas e a temperatura em torno de 27ºC propiciam a prática de esportes radicais, como o kitesurf, windsurf, voos de parapente e asa delta, sandboard e até o skibunda, a famosa descida de uma duna sob uma prancha de madeira. As belezas e particularidades da serra e do sertão, como os parques nacionais, grutas, chapadas e o único geoparque das Américas, encantam e compõem os cenários naturais cearenses. Com influências europeias e ameríndias, a cultura cearense se destaca em todo o território nacional, sendo o Estado o berço de grandes talentos do humor e da literatura. Aqui, os sabores típicos do Nordeste são realçados com os temperos e ingredientes cearenses, criando uma experiência gastronômica única.

Descubra mais sobre os encantos do Estado e do seu Litoral Leste nesta primeira parte do especial Descubra o Ceará! Aqui você terá muitos destinos e uma só escolha: se divertir!

Litoral Leste

Litoral Leste

São apenas sete municípios (Aquiraz, Pindoretama, Cascavel, Beberibe, Fortim, Aracati e Icapuí), mas nessa região estão algumas das praias mais bonitas e famosas da Região Nordeste. O Litoral Leste do Ceará abriga belezas naturais que atraem milhares de turistas todos os meses, tornando esta uma das localidades mais frequentadas de todo o Estado. São exemplos dessa riqueza natural as praias de Porto das Dunas, Canoa Quebrada, Morro Branco, Praia das Fontes e Marjorlândia. Em cada uma delas é possível encontrar diversão para todos os gostos, tanto para os que preferem momentos de calmaria quanto para os que gostam de dias e noites mais agitadas.

O município de Aquiraz, vizinho a Fortaleza, tem três praias bastante frequentadas e uma ampla infraestrutura turística, com hotéis, pousadas, casas de veraneio, restaurantes e bares. A praia do Porto das Dunas é uma das mais conhecidas, na qual se destacam alguns equipamentos de lazer, como o Beach Park, que atrai visitantes até do exterior para se divertir em suas piscinas e tobogãs. A Prainha é outra jóia da cidade, situada na foz do Rio Catu. É famosa pelo artesanato local, especialmente a renda. Já a Praia do Presídio atrai os visitantes pela sua tranquilidade.

O município de Beberibe é um dos mais privilegiados pela natureza: tem 54 km de litoral e todas as praias são de uma beleza incomparável. De maneira geral, todas têm como característica comum a presença das falésias, que sempre surpreendem a todos que passam por lá. A Praia das Fontes é adequada para todos os tipos de turistas, desde mochileiros e grupos de famílias até os mais exigentes, pois a localidade tem uma boa rede de hotéis. Entre os atrativos do local estão os passeios de buggy pelas dunas, os passeios pelas fontes de água doce – que têm propriedades terapêuticas, segundo alguns moradores – e um belo mergulho na Lagoa do Uruaú.

Canoa Quebrada

Outro destaque de Beberibe é a internacionalmente conhecida praia de Morro Branco, famosa por seu labirinto de falésias que ficam por toda a faixa de areia, sujeitas à erosão do vento e das águas. A praia é composta por areias coloridas devido à variação das camadas das falésias. No artesanato local, além das rendas e cerâmicas, é possível adquirir uma amostra dos labirintos das falésias em miniaturas de garrafas. Beberibe tem ainda praias menos badaladas, como as de Uruaú, de Tabuba, Sucatinga e dos Anjos. O fato de serem menos conhecidas não significa que não são atrativas. Pelo contrário: uma é mais interessante do que a outra, sendo que algumas são quase desertas e outras, ainda preservadas da expansão imobiliária.

Canoa Quebrada, localizada em Aracati, praticamente dispensa apresentações. Não é à toa que está no roteiro preferido dos turistas. Nos anos 1970, foi refúgio da geração hippie. Um simples vilarejo que abrigava pescadores; um lugar inexplorado. Atualmente, seu ar natural tenta conviver com os tempos modernos. Suas vielas receberam asfaltos e postos iluminados.

Localizada a 160 km de Fortaleza, Canoa oferece uma boa infraestrutura em hotéis, pousadas e gastronomia. Um dos passeios mais tradicionais e procurados é o de jangada. É uma singela aventura pelo mar verde que dá ao turista uma visão bela e cheia de energia das falésias e do alaranjado que contornam a praia. Quem preferir, pode embarcar em um buggy e se deliciar com as belezas da região.

Em Aracati também fica a praia de Majorlândia, uma vila de pescadores fundada em 1937 pelo Major Bruno da Silva Figueiredo. Um denso coqueiral e falésias brancas e avermelhadas dominam a praia, da qual podem se avistar as jangadas dos pescadores, ancoradas em harmonia com a beleza local. Majorlândia tem pousadas, bares e restaurantes com excelente oferta de peixes frescos e frutos do mar.

Canoa Quebrada

Morro Branco

Canoa, como é carinhosamente conhecida, guarda o charme e a simplicidade da época em que era um pacato esconderijo hippie. Atualmente muita coisa mudou, mas sem dúvida Canoa Quebrada segue tendo uma magia singular, que encanta os turistas e surpreende a todos pela animação e vista paradisíaca.

Suas falésias de areias vermelhas ou multicoloridas são o grande diferencial do lugar. Mas há muito mais: dunas, mar e sol brilhante – uma natureza exuberante, inesgotável fonte de energia e inspiração.

Por ser um destino muito famoso, visitantes de vários locais do mundo chegaram, se apaixonaram por Canoa e fixaram residência, o que explica a efervescência cultural e a variedade da gastronomia do lugar.

Saiba o que fazer em Canoa Quebrada

Escolha as suas opções e divirta-se!

Passeie de Buggy

Conheça os arredores da região, praias vizinhas e rios com uma pitada de aventura.

Desça de Skibunda

Se você é fã de aventuras, desça uma duna sobre uma prancha de madeira.

Aproveite a barraca de Praia

Aproveite as estruturas de barracas de praia com serviço de restaurante sem tirar o pé da areia.

Voe de parapente

Que tal sobrevoar a praia e conhecer de outro ângulo esse paraíso?

Faça um passeio de jangada

Aproveite os bons ventos, a calmaria do mar e aventure-se no horizonte.

Conheça bares e restaurantes

Aproveite a badalada noite na Broadway, a rua principal de Canoa Quebrada, com vários bares e restaurantes.

Onde comer?

Barraca Antônio do Coco

Restaurante famoso pela culinária típica praiana. Os carros-chefes são os peixes, os variados frutos do mar e os crustáceos.

L’Atelier do Brasil

Mescla comida brasileira e francesa, além de virar um cinema improvisado em alguns dias da semana.

A Toca

Dirigido por um chef italiano, o restaurante é reconhecido pelas massas e pela carta de vinhos.

Restaurante Dona Nega

Ideal para quem busca comida caseira e brasileira. Destaque para a feijoada e a moqueca de arraia.

Onde ficar?

Il Nuraghe Hotel

(Descida da praia, S/N, Canoa Quebrada)

local Long Beach

(Rua Quatro Ventos, S/N, Canoa Quebrada)

Falésia Praia Hotel

(Rua Sudoeste, S/N, Canoa Quebrada)

Pousada La Dolce Vita

(Descida da praia, S/N, Canoa Quebrada)

Morro Branco e Praia das Fontes

Morro Branco

De beleza rara e impressionante, a praia do Morro Branco fica ainda mais bonita em dias ensolarados. A luz forte do sol – que no Ceará brilha quase o ano inteiro - ressalta o contraste entre o verde do mar e o vermelho das falésias, de onde saem areias de diversas cores. Estas servem de material para artesãos produzirem os mais diversos objetos decorativos em garrafas e venderem como souvenir típico do lugar.

Palco para gravações de programas de televisão e filmes, a praia alcançou fama nacional, o que a torna roteiro de férias para milhares de turistas todos os anos.

Também em Beberibe, ali pertinho, fica a Praia das Fontes, um trecho lindo e diferenciado do litoral: das falésias coloridas mina água em alguns pontos, formando fontes naturais e grutas. A maior delas é a Gruta da Mãe D’água.

Saiba o que fazer em Morro Branco e Praia das Fontes

Escolha as suas opções e divirta-se!

Visite o Labirinto das falésias

Ricas em minérios, as falésias são um convite para desfrutar a beleza das areias coloridas.

Banhe-se nas fontes, visite as grutas

A Praia das Fontes encanta os visitantes com fontes de água de doce e cristalina.

Passeie de buggy

Conheça os arredores da região, praias vizinhas e rios com uma pitada de aventura.

Conheça o oásis da Lagoa do Uruaú

Conheça um verdadeiro oásis e pare para relaxar e beber uma água de coco diante da paisagem, em meio às dunas.

Onde comer?

Restaurante Areias Coloridas

(Av. Beira Mar, Morro Branco)

Aproveite e peça um peixe fresco frito, acompanhado de baião de dois e batatas fritas.

Pousada Ocas do Índio

(Rua Antonio Augusto Mendes Araújo, 87, Morro Branco)

Experimente a moqueca de carne de caju.

Restaurante Água Viva

(Av. Beira Mar, S/N, Morro Branco)

Destaques: a lagosta grelhada e a lula a dorê.

Onde ficar?

Pousada Ocas do Índio

(Rua Antonio Augusto Mendes Araújo, 87, Morro Branco)

Hotel das Falésias

(Av. Assis Moreira, 314, Beberibe)

Bouganville Hotel

(Av. A, Lotes 3 e 4, Quadra 20, Praia da Fontes)

Porto das Dunas

Porto das Dunas

O Porto das Dunas fica super pertinho de Fortaleza. Tem uma extensão de 10km de praia, uma grande reta de areia branca e mar verdinho, com muitas dunas. Em alguns trechos da costa, a praia continua praticamente intocada e tranquila. As águas cristalinas são um convite para o banho e o local, com ondas e ventos fortes, é um dos melhores para a prática de surf e kitesurf.

O complexo turístico Beach Park, com parque aquático, estrutura de praia e hotéis, ocupa 700 metros da faixa de areia, e valorizou a praia do Porto das Dunas, atraindo vários hotéis e condomínios para a região.

Saiba o que fazer em Porto das Dunas

Escolha as suas opções e divirta-se!

Divirta-se no Parque Aquático

Entre os maiores parques aquáticos da América Latina, o Beach Park encanta adultos e crianças.

Aproveite a barraca de Praia

Na praia do Beach Park você pode aproveitar toda a estrutura da barraca do parque que com conta com restaurante e música ao vivo.

Pegue boas ondas

Separe o protetor solar, a prancha e a disposição para enfrentar as boas ondas do mar do Porto das Dunas.

Veleje de Kitesurf

O Ceará é conhecido pelos seus bons ventos, ótimo para prática de esportes radicais na água.

Faça trilhas de 4x4 ou quadriciclo

Aventure-se pelas areias e dunas da praia.

Onde comer?

Restaurante Alecrim

(Av. Arterial 1, S/N, Pinta Principal, Porto das Dunas)

(Opte pelo Trio: camarões, lagostas e filé de peixe, com frutas grelhadas e arroz à grega.

Beach Park

(Rua Porto das Dunas, 2734, Porto das Dunas)

Experimente os caranguejos, deliciosos e enormes.

New York Restaurante

(Av. dos Oceanos, 1, Porto das Dunas)

Destaque para o delicioso peixe ao molho branco.

Onde ficar?

Oceani Beach Park Resort

(Av dos Golfinhos, 455, Porto das Dunas)

Beach Park Suites Resort

(Via Local 27, Lado Ímpar, Porto das Dunas)

Hotel Dom Pedro Laguna, Beach Villas e Golf Resort

(Av. Marginal do Empreendimento Aquiraz Riviera, S/N, Praia da Marambaia)

Fortim

Fortim

Fortim está entre os mais belos cartões postais do Ceará, com praias repletas de belas paisagens, mangues preservados e trilhas ecológicas que incluem roteiros sobre o Rio Jaguaribe, que podem ser conferidos durante todo o ano.

A vocação turística do Fortim ganhou mais evidência após a utilização de áreas do município para locação de novelas e documentários, que não se cansam de mostrar as belezas do lugar.

A infraestrutura turística do município compreende várias pousadas, restaurantes, barracas à beira-mar e barcos para passeio, entre outros. Fortim oferece também muitas atividades culturais e de entretenimento, como regatas, micareta, festival junino, réveillon e o tradicional carnaval que foi resgatado e, hoje, é um dos maiores do litoral leste do Estado.

A produção de artesanato (renda, labirinto, bordado e madeira) é um atrativo cultural à parte, muito apreciado e importante na região.

Além do Rio Jaguaribe, que tem sua foz em Fortim e é um dos mais belos patrimônios naturais do Ceará, que enriquece a região com seu manguezal e proporciona passeios e paisagens inesquecíveis. Uma dica é visitar o platô do Forte de São Lourenço.De lá é possível visualizar a margem, a foz do Jaguaribe e a beleza das águas, dunas, vegetação e falésias brancas ao longo do rio. São várias as praias por esta região, cheias de belezas e surpresas. Vamos conhecê-las?

Canto da Barra

É onde tudo acontece, no encontro do Rio Jaguaribe com o mar. Sua água plana e cristalina, com vento constante e enorme espaço, proporciona um excelente berço para a prática de kitesurf, windsurf, canoagem e muitos outros esportes náuticos. Um verdadeiro cartão postal de paz natural e atividades esportivas.

Praia das Agulhas

Local de natureza intocada, é onde se encontra o famoso “Suspiro da Baleia”, efeito natural causado pela força das águas do mar nas rochas. Praia deserta e primitiva, sem energia elétrica e com uma vista plana de toda a orla: ótima dica para acampar, principalmente para quem busca sossego e romance, pois as estrelas e o luar nesse lugar impressionam mais do que em qualquer outro.

Pontal do Maceió

Uma autêntica vila de pescadores localizada entre a Barra do Rio Jaguaribe e a Barra do Rio Pirangí, a 4km do centro de Fortim, com acesso pela CE-123. Pontal do Maceió é uma praia ainda bem selvagem e que exibe um cartão postal incomparável. O local vive ao ritmo das idas e vindas das jangadas, trazendo peixes e lagostas do alto mar. Na maré baixa, em direção à foz do rio Jaguaribe, passeie na praia e descubra as cavernas naturais da Praia do Forte e por outro lado, na direção de Parajuru, o caminho nativo levará você a conhecer a pequena e paradisíaca Praia das Agulhas.

Praia das Pedrinhas

Entre a Praia das Agulhas e a Barra do Rio Pirangí fica a Praia das Pedrinhas, cujos atrativos são ainda mais naturais e nativos que as demais praias. Uma praia realmente deserta, perfeita para prática de nudismo, típica para quem realmente ama a natureza.

Saiba o que fazer em Fortim

Escolha as suas opções e divirta-se!

Regata de Jangadas de Pontal

Em meados de julho acontece a competição das jangadas na Praia de Pontal de Maceió que reúne mais de 60 embarcações.

Pontal Arte

Evento voltado para o desenvolvimento do artesanato local.

Carnaval

O carnaval de Pontal de Maceió tem cultura popular, paisagens belíssimas, grandes atrações, bonecos gigantes e banda de marchinhas.

Grupos de Quadrilha

Durante as festas juninas, Fortim ganha a magia das quadrilhas.

Fortim Fest

Conheça micareta da cidade de Fortim e aproveite as bandas em trios elétricos.

Casa de Memória de Coqueirinho

Museu local que coleciona histórias e lembranças da região.

Igreja Nossa Senhora do Amparo

Construída de 1906 a 1913, por um casal alemão com a comunidade, em agradecimento à santa por encontrar água potável na região.

Pedra do Chapéu - Forte São Lourenço

Início da história de Fortim, foi o primeiro forte construído às margens do Rio Jaguaribe no território do Ceará, em 1873.

Onde ficar?

Hotel Vila Selvagem

(Rua Ernestina Pereira, 401, Pontal de Maceió | (88) 93413-2031)

Chalés Jardim São Lourenço

(Vila Jardim |(88) 93421-1094)

Pousada Kina Fresca

(Rua Maria Gomes, 466 | (88) 93413-1764)

Pousada Mirante da Barra

(Rua Canto Da Barra, s/n | (85) 99668-4774)

Pousada Paraíso do Pontal

(Av. Principal, 1044 | (88) 93413-2036)

Pousada Recanto dos Jardins do Raimundinho

(88) 99964-1090

Pousada Santa Edwirges

(88) 93413-2000

Icapuí

Icapuí

"Icapuí antigamente era uma pequena vila denominada Caiçara, como eram chamados os galhos que protegiam as tribos dos índios".

Acesso a partir de Fortaleza pela CE-040 (ou BR-116) e depois CE-261.

Suas praias são Ponta Grossa, Redonda e Peroba, todas muito lindas e atrativas. Conheça um pouco de cada uma delas.

Praia da Ponta Grossa

Localizada no município de Icapuí, a Praia de Ponta Grossa tem uma área de preservação ambiental e fica a 189 quilômetros de Fortaleza, divisa do litoral do Ceará com o Rio Grande do Norte. Acesso pela BR-304 e CE-261.

Um lugar lindíssimo, com águas cristalinas, dunas, falésias com formação exótica e areias com colorações incríveis, proporcionando ao local paisagens selvagens e clima de magia. Entre os passeios, o destaque vai para a trilha da Apa de Ponta Grossa. A rota nunca passou por manutenção ou planejamento, por isso encontra-se degradada e selvagem. Porém, no percurso final, pode-se observar toda a mata de tabuleiro, o mar e o paredão de falésia, uma visão de encher os olhos.

Praia de Redonda

A 18 km da sede, praia na enseada protegida pela Ponta da Redonda, com falésias de areias e pedras coloridas de grande beleza. É uma ponta rochosa muita alta, com rochas pontilhando todo o mar a sua frente. O núcleo primitivo situa-se ao pé da rocha em forma linear, e seu ancoradouro à frente - o acesso é apenas pela praia.

Além das lindas paisagens e do mar sempre calmo, é a praia que tem mais estrutura de pousadas e restaurantes. A maioria das pousadas tem localização estratégica para oferecer o cenário como principal atrativo. O melhor da gastronomia é oferecido em locais turísticos pertencentes aos próprios pescadores.

Naturais da Redonda, os grupos de teatro "Flor do Sol" e "Sol Nascente" encantam pela beleza com que transformam a arte em ferramenta de cunho pedagógico, ambiental e político.

Praia da Peroba

A 8 km da sede, praia na enseada da Ponta da Peroba, no sopé do rochoso e da falésia de areias vermelhas. O verde da vegetação das dunas contrasta com o vermelho da areia - acesso somente pela praia.

É uma vila de pescadores cercada de belezas naturais, com um cenário repleto de coqueiros e falésias coloridas, ideal para quem busca sossego.

Saiba o que fazer em Icapuí

Escolha as suas opções e divirta-se!

Trilha da APA de Ponta Grossa

Da trilha é possível ver toda comunidade onde se pode observar, além da paisagem, exemplares da fauna e da flora.

Aproveite as barracas de Praia

Saboreie um bom prato com vista para o mar na praia de Redonda.

Aprecie a beleza das falésias

Toda a região de praia de Icapuí é composta por grandes paredões de falésias. A vista lá de cima é fantástica!

Onde comer?

Barraca do Carlinhos

Restaurante O Pescador

Restaurante O Jangadeiro

Beira Mar Restaurante

Restaurante Verdes Mares

Onde ficar?

Pousada e Restaurante Icapuí

(Rua Jose Birú, 1563, Icapuí | (88) 3432-1072)

www.pousadaicapui.com.br
pousadaicapui@pousadaicapui.com.br

M. A. da Silva Pousada

(Rua Comunidade de Peroba, Fone: (88) 9210-7053)

lurdinhafilha@hotmail.com

Praia do Futuro

Praia do Futuro

A Praia do Futuro é considerada uma das mais conhecidas do Nordeste. Com aproximadamente 8 km de extensão, possui um corredor de "barracas" (restaurantes com comida típica e frutos do mar), feitas normalmente de palha de carnaúba, onde são servidos vários pratos típicos.

O movimento é grande nas quintas-feiras à noite, pois é o dia da tradicional caranguejada. É uma das mais visitadas praias de Fortaleza, pela beleza, coqueiros, estrutura e, principalmente, pela qualidade do banho de mar, pois as águas não são poluídas." por "O movimento é grande nas quintas-feiras à noite, pois é o dia da tradicional caranguejada. É uma das mais visitadas praias de Fortaleza, pela beleza, coqueiros, estrutura e, principalmente, pela qualidade do banho de mar.

Saiba o que fazer na Praia do Futuro

Escolha as suas opções e divirta-se!

Pegue boas ondas

Separe o protetor solar, a prancha e a disposição para enfrentar as boas ondas do mar do Porto das Dunas.

Aproveite as barracas de Praia

Aproveite a infraestrutura das barracas que fazem a diversão de adultos e crianças.

Conheça bares e restaurantes

Conheça as atrações noturnas das barracas na Praia do Futuro que vão de show de humor a música ao vivo.

Hospede-se de frente ao mar

A Praia do Futuro tem boas opções de hospedagem.

Veleje de Kitesurf

O Ceará é conhecido pelos seus bons ventos, ótimo para prática de esportes radicais na água.

Onde comer?

Itapariká

(Av. Clóvis Arrais Maia, 6129, Praia do Futuro)

Peça o caranguejo, vem acompanhado de um delicioso molho de coco.

Crocobeach

(Av. Clóvis Arrais Maia, 3125, Praia do Futuro)

Opte pelo pargo frito.

Barraca Guarderia

(Av. Zezé Diogo, 4451, Praia do Futuro)

Experimente o ceviche e um mate gelado.

Onde ficar?

Vila Galé Fortaleza

(Av. Dioguinho, 4189, Praia do Futuro)

Marbello Ariaú Hotel

(Rua Dr. Eliseu Holanda, 20, Praia do Futuro)

Hotel Litoral Fortaleza

(Av. Comendador Francisco de Francesco di Angelo, 130, Praia do Futuro)

Download

Baixe o aplicativo Ceará Turismo.