Diário do Nordeste Plus

Decore a casa e aprenda receitas para as festas

Reunimos arquitetas e decoradoras de festas que dão dicas de como montar sua mesa para celebrar a chegada do novo ano ao lado de amigos e família, e receitinhas de chefs de restaurantes da cidade

Texto: Jacqueline Nóbrega

Na contagem regressiva para a chegada do Natal e do Réveillon, dicas são sempre bem-vindas na hora de montar a mesa para receber amigos e familiares e até para arriscar na hora de escolher o prato principal. Reunimos dicas de decoradoras e arquitetas que atuam no mercado local para ajudar na hora de organizar a ceia.

Rebeka Chaves organiza eventos corporativos, confraternizações, aniversários e até "mesversário" de bebê. Ela começou o negócio há pouco mais de três anos, incentivada por uma amiga que acreditava no seu potencial como decoradora. A ideia deu certo! Com uma agenda cheia de eventos, ela montou uma mesa para uma ceia natalina 'clean', que permite que as peças usadas na decoração sejam aproveitadas em outro evento.

O porta-guardanapo trouxe o ar natalino para a mesa Foto: Nah Jereissati

A decoradora destaca que o porta-guardanapo trouxe o ar natalino para a mesa. Quem tem um aparador, por exemplo, pode enfeitar o móvel com bonecos de Papai Noel e outros itens natalinos, como bolas e guirlandas.

Usar caixas de MDF e enfeitá-las com tecido e fitas também pode ser uma ótima solução, ainda de acordo com Rebeka. Ela sugere que o anfitrião use fita dupla-face para não danificar o enfeite e reaproveitá-lo em outra ocasião. Trocar o porta-guardanapo por uma tag, por exemplo, com o nome do convidado, é a dica que a decorada dá para quem quer aproveitar a decor para a ceia de ano novo.

Confraternização

As amigas Joana Matos e Rayssa Cândido são as responsáveis pela empresa Cortina de Sonhos e trabalham juntas há um ano e meio. Amigas de infâncias, a dupla sempre esteve envolvida na decoração de festas de amigos e familiares e decidiu fazer do hobby um negócio. Elas prepararam uma mesa para uma confraternização de um grupo de amigas e seus filhos, com salgados da Soldon Gourmet e doces da Antoinette Boutique de Doces, e deram dicas fáceis para transformar uma mesa simples em profissional.

Quem quiser sair do óbvio pode usar soldadinhos de chumbo na decoração Foto: Thiago Gadelha

De acordo com Joana e Rayssa, o ideal é equilibrar as peças com as cores da toalha. Elas também indicam que os anfitriões optem por flores naturais. Para o Natal, é interessante usar a planta tuia holandesa, que remete aos tradicionais pinheiros. Usar bonecos de Papai Noel e soldadinhos de chumbo também trazem para a casa um ar natalino.

As meninas ainda ressaltam que utilizar suportes de diferentes alturas é essencial e que as velas são ótimas aliadas na hora de decorar a mesa.

Para toda a família

As arquitetas Nicole Fiúza e Manuella Figlioulo uniram forças para montar uma mesa natalina especialmente para a Mostra 100% Design, em cartaz até ontem (dia 18) no Shopping Iguatemi. Elas orientam que o anfitrião deve usar duas cores para fazer um mix na mesa com taças. "Se o anfitrião, por exemplo, tem só 12 peças de um conjunto a solução é mesclar", explicam. Ao invés da tradicional toalha na mesa, as arquitetas sugerem usar um tecido bonito ou até mesmo um lenço para substitui-la. Tudo combinado com o jogo americano sousplat (peça usada embaixo do prato) e adornos.

Nicole e Manuella fizeram um mix de taças na mesa para a ceia natalina Foto: Helene Santos

Outra dica que as duas destacam é usar o guardanapo transpassado no prato e pintar as pinhas natalinas com spray dourado. O anfitrião pode espalhar o adorno na mesa. "Você pode brincar com acessórios que tem em casa, como, por exemplo, transformar um espelho em bandeja", acrescentam.

Opções para todos os gostos

A Cozy Maison oferece um grande acervo para quem gosta de peças diferentes para montar uma mesa e receber seus convidados.

Para a ceia de Réveillon, uma dica é mesclar as cores branca e dourada Foto: Helene Santos

Uma dica de Fernanda Cunha, proprietária da loja, para montar sua mesa para a ceia de Réveillon é apostar nas cores branca, dourada ou prata. "Não pode faltar. As cores são símbolos que representam a data. As velas sempre dão um toque especial a qualquer mesa, independente de você fazer um pequeno jantar ou um no estilo americano".

Serviço

Antoinette Boutique de Doces: @antoinetteboutiquedoces
(85) 98722.1761

Cortina de Sonhos: @cortinadesonhos
(85) 99984.0925 (WhatsApp)

Complexo de Praia Crocobeach: Av. Clóvis Arrais Maia, 3125, Praia do Futuro.
(85) 3521.9600

Cozy Maison: @cozymaison

Geppos Italiano Contemporâneo: Av. Desembargador Moreira, 1011, Jardins Open Mall, Aldeota. (85) 3433.1048. Aberto diariamente para almoço e jantar.

L'Ô Restaurante: Av. Pessoa Anta, 217, Centro. (85) 33265-2288 (Informações e reservas). O restaurante funcioana de segunda a sábado, a partir das 19h, para jantar. Para almoço executivo às sextas-feiras, a partir de meio-dia.

Manuella Figlioulo: @manuellafigliouloarq
(85) 99762.0009

Nicole Fiúza: @nicolefiuzarquitetura
(85) 98771.6756

Rebeka Chaves: @rebekachaves
(85) 98188.3353

Restaurante Atlântico Sul (Crocobeach Hotel): Av. Clóvis Arrais Maia, 3700, Praia do Futuro. Devido à alta temporada de férias, no jantar e almoço de Natal, recomenda-se ligar para o hotel para saber a disponibilidade. Já o pacote de Réveillon do Crocobeach Hotel contempla hospedagem e a festa na barraca de mesmo nome. (85) 3111.3000.

Soldon Gourmet: @soldongourmet
(85) 98855.4255