Diário do Nordeste Plus

Lazer para
toda a família

Trazemos várias opções de diversão gratuitas ou em conta para você levar suas crianças nos fins de semana e feriados

Publicidade

Árvores frondosas, canteiros de flores, grama verdinha e um banquinho aconchegante na sombra. Um verdadeiro oásis no meio de uma cidade engarrafada e com um cotidiano caótico. Sim, esses espaços estão espalhados por toda capital e são uma excelente opção de lazer para quem valoriza o contato com a natureza, e com o próximo.

São praças, parques ecológicos, áreas verdes e até um planetário. Ali, as crianças podem brincar, curtir os brinquedos, tomar sol e correr enquanto os pais curtem um delicioso piquenique, fazem exercícios ou relaxam com um bom livro.

Aurilane Pinheiro, 29, mãe de Iury, 9, e da pequena Maria Júlia, de 2 anos, começou a frequentar as praças e parques da cidade depois que o filha mais nova nasceu. Ela sentiu a necessidade de levar as crianças para interagir com a natureza e para fazer amizades com outras crianças. “Os apartamentos são locais muito individualistas, as crianças crescem rodeadas por paredes e presas nos quartos com seus tablets e videogames, pisando em concreto, e percebi que não é isso que eu quero para eles”, lembra.

“Os apartamentos são locais muito individualistas, as crianças crescem rodeadas por paredes e presas nos quartos com seus tablets e videogames, pisando em concreto, e percebi que não é isso que eu quero para eles (os filhos)” Aurilane Pinheiro

Hoje, a rotina de lazer das crianças ganhou mais cores e criatividade de sobra. “Costumamos fazer piquenique no Passeio Público, caminhadas na beira-mar ou participar de algumas atividades na Área Verde do Dragão do Mar, e eles saem supersatisfeitos e ainda fazem novas amizades”, revela.

O passeio matinal com o bebê pela vizinhança cria laços entre as mães, babás e, futuramente, entre as próprias crianças. Mais que isso. Para a psicóloga Mirela Fernandes, o contato precoce com o espaço público é essencial para criar valores de respeito à natureza e ao direito do outro. “Estimular as crianças a brincar em espaços ao ar livre favorece não só na inserção das crianças na cultura da cidade como também com o contato com novas formas de brincar”, avalia.

Rotina saudável e menos consumo

Um projeto despretensioso entre dona Sivocy, 66, e sua filha Keyne Sampaio, mãe das pequenas Louise,10, Larissa,11 e Letícia,13, idealizou a proposta de levar cultura, informação, lazer e entretenimento para o mundo infantil.

Sentindo dificuldades de encontrar locais e atividades lúdicas e gratuitas pela capital para levar as crianças para se divertir ao ar livre, Sivocy, Keyne e algumas amigas criaram um grupo online para marcar encontros nos parques próximos. Foi assim que surgiu, em 2011 o Clube da Sivozinha.

Piquenique literário estimula nas crianças o trato com a natureza. Foto: Fernanda Siebra

Atualmente o Clube, em parceria com a Casa José de Alencar, realiza uma vez por mês o Piquenique Literário, com o objetivo de estimular o contato com a natureza e o hábito da leitura entre as crianças de todas as idades e classes sociais. “Já estamos preparando a 16ª edição do Piquenique Literário, especial para o mês das crianças. Em cada edição recebemos uma média de 300 a 400 famílias. Precisamos desenvolver nas crianças o gosto pela natureza, desligá-las um pouco do consumismo. Nesses encontros a família inteira se envolve, os laços de amor se estreitam, fazem piqueniques, a criançada brinca com o pé no chão com os pais, correm entre as mangueiras, se escondem entre os trocos de árvores, ouvem histórias, riem com os palhaços, é de fato um dia inesquecível para toda a família”, revela a idealizadora do projeto Kenya Sampaio.

Mirela incentiva pais e mães a estimular o convívio com o meio ambiente. “Essa é uma ótima iniciativa por parte dos pais, visto que hoje as residências estão cada vez menores, restringindo a variedade de brincadeiras e movimento. Já os espaços públicos como praças e parques podem ser ambientes de socialização e convívios com o coletivo. Além disso, muitos brinquedos que estão sendo comercializados hoje não estimulam a imaginação, movimento e a socialização, fatores fundamentais para o desenvolvimento da criança e, ao brincar nesses espaços, elas podem ter contato com outras crianças tendo a oportunidade de criar novas brincadeiras e explorar o ambiente favorecendo o movimento e a atividade física”, orienta.

Onde a criançada pode se divertir sem pagar nada?

Confira algumas sugestões de locais no mapa

Passeio Público

No passado lugar de pranto pelas vítimas da intolerância política e dureza das armas. Atualmente, um lugar de puro esplendor regado à tranquilidade e à paz inspiradas pelo verde das plantas e pela brisa que sopra do mar no litoral de Fortaleza.

Já foi campo da pólvora, campo de futebol para marinheiros que aportaram na cidade. Mas a Praça dos Mártires tornou-se um local de passeio: o Passeio Público, lugar lúdico cravado em pleno centro urbano de Fortaleza.

O Passeio Público guarda no pequeno, mas rico perímetro dedicado a ele, uma grande variedade de espécies vegetais. Como um enorme jardim urbano, o lugar fica ainda mais belo e convidativo para conversas de fim de tarde ou encontros de fins de semana.

É impossível não sossegar na Praça dos Mártires e, quem sabe estirar a toalha do piquenique sobre a convidativa sombra do enorme baobá, a famosa árvore centenária que fica bem no meio da praça mais antiga da cidade.

Dragão do Mar

Quem visita o espaço nas tardes de domingo, por exemplo, se depara com dezenas de crianças pulando amarelinha, brincando de pega-pega, aprendendo a confeccionar brinquedos tradicionais como pião, carrinhos, pipa e bambolê, visitando exposições e se lambuzando com muita tinta guache. É o Brincando e Pintando no Dragão. Acompanhadas por uma equipe de recreadores, as crianças colorem a Praça Verde e deixam o lugar ainda mais bonito.

Anexo à Praça Verde, está o Ateliê de Artes, um espaço para a realização de cursos, oficinas, debates e outras atividades artísticas e culturais.

Também com acesso gratuito, o local recebe pessoas interessadas na prática de ioga, todas as sextas-feiras, a partir das 16 horas, e admiradores do escotismo, a cada sábado, a partir das 14 horas.

O Planetário Rubens de Azevedo disponibiliza todos os meses, sempre nas noites de Quarto Crescente Lunar, os telescópios para observação astronômica. A criançada pode ver as crateras da lua, planetas e as nebulosas. Neste mês a programação Noites das Estrelas estará disponível nos dias 20 e 21 (terça e quarta) às 19h.

Parque do Cocó

O parque oferece áreas verdes, bosques, quadras esportivas, anfiteatro, lanchonetes, inclusive um imenso mangue, com sua flora e fauna características. Sempre se realizam grandes eventos e shows ao ar livre. No local, também são realizadas trilhas ecológicas abertas ao público, com a presença de dois guias nos turnos da manhã e da tarde.

Casa José de Alencar

Com muito verde e bonito, o local é uma ótima opção para um encontro com a família. Foto: Fernanda Siebra

Lugar verde e bonito, vale a pena ir cedo para fazer piquenique na grama com toda a família. A garotada pode conhecer a casa do cearense José de Alencar, um dos maiores autores da literatura brasileira, e descobrir mais sobre a sua vida e obra. O local também dispõe de um charmoso restaurante regional, que fica aberto diariamente, em horários variados. Para fechar a programação, os pequenos podem participar de um evento de incentivo à leitura, aos domingos.

Ciclofaixas de lazer

Família aproveita ciclofaixa de lazer. Foto: Érika Fonseca

As ciclofaixas de lazer também são uma ótima opção de diversão gratuita para todas as idades. Todos os domingos, das 7h às 16h, o fortalezense conta com aproximadamente 12 km de extensão para pedalar nas rotas que englobam os principais pontos turísticos da cidade. A ciclofaixa de lazer também poderá ser utilizada por quem estiver de skate, patins ou qualquer outro equipamento não motorizado. As famílias aproveitam o dia e as crianças, além de se divertirem, ganham vivência e valores fundamentais para a vida adulta.

Praças públicas

Praças revitalizadas e parquinhos infantis para estimular a prática das atividades físicas dos pequenos, brincadeiras com muita adrenalina. Os espaços podem ser perfeitos para uma tarde de muita diversão para famílias inteiras. A ideia é resgatar as antigas amizades de bairro, priorizando sempre a simplicidade e mostrando aos filhos que é possível ser feliz por meio da valorização das coisas mais importantes da vida.

Inauguração da Praça Nossa Senhora das Graças no Presidente Kennedy

Assim funciona o projeto "Praça Amiga da Criança". Cada praça vai receber brinquedos de acordo com a área disponível. Os parques infantis fazem parte do Plano Municipal pela Primeira Infância de Fortaleza (PMPIF), liderado pela primeira-dama Carol Bezerra.

Rede Cuca

Crianças em atividade artesanal no Cuca da Barra do Ceará. Foto: Beatriz Bley

Os equipamentos da Rede Cuca atendem jovens de 15 a 29 anos, oferecendo cursos de formação e esportes, além de atividades de difusão cultural abertas ao público de todas as idades. Tudo gratuito.