Diário do Nordeste Plus

Cinco profissões que serão tendência no Ceará em 2017

Especialistas em consultoria de recrutamento falam sobre as áreas que mais crescem no Estado, mesmo durante a crise, e ainda dão dicas de como um profissional pode se recolocar no mercado

Ilustração: Benes

O ano de 2016 foi atípico para qualquer brasileiro. O País enfrentou crise política e econômica e, como consequência, o cenário está incerto para os próximos anos. Muitas empresas, por exemplo, tiveram que fechar suas portas, e as que restaram precisaram reduzir custo. A atual situação do mercado é a pior que já enfrentamos, já que iniciamos 2017 com 12,3 milhões de desempregados no Brasil, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Além do mais, não são apenas as incertezas do novo ano que preocupam os brasileiros, e, sim, os resquícios de 2016.

Mesmo com os números negativos, profissionais de consultoria de recrutamento do Ceará acreditam que 2017 será um bom ano para profissões ligadas às áreas de engenharia, finanças, tecnologia da informação, marketing e vendas.

Engenharia de gestão

Como em outras profissões, a área da engenharia está sofrendo com a crise econômica que o Brasil está enfrentado. Desde 2014 as construções civis estão em queda por conta da diminuição de obras no País. A falta de empregabilidade fez com que muitos engenheiros começassem a mudar sua visão, focando na área da gestão de produção e de custos. De acordo com Madalena Medeiros, consultora da Mobile Consultoria, os empresários estão buscando profissionais especialistas em gestão de pessoas e que também possam atuar planejando e prevendo custos de produção. De olho na mudança, universidades de engenharia começaram a investir em cursos para especializar os profissionais. Uma das primeiras do Brasil a oferecer o curso de Engenharia de Gestão foi a Universidade Federal do ABC (UFABC).

A Engenharia da Gestão chegou ao Ceará no ano passado através do Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos (IBEC), fundado em 1978, que oferece MBA em Gestão e Engenharia de Custo. A instituição é especializada em formar engenheiros em gestão de obras e em empreendimentos imobiliário e de infraestrutura. Márcio Soares da Rocha, engenheiro civil e Diretor Regional do IBEC no Estado, afirma que o objetivo do curso é capacitar profissionais para que eles se diferenciem dos seus concorrentes no mercado de trabalho. A função do engenheiro de gestão é gerir a qualidade, produção, operações, recursos naturais, economia, conhecimento e estrutura organizacional. Ele ainda cuida da engenharia de produto, segurança do trabalho e pesquisa operacional.

O profissional ainda é escasso no mercado cearense. Ainda de acordo com Márcio apenas 23 alunos se formaram na primeira turma do MBA, ministrado em 2016. "Isso justifica o fato das empresas buscarem os profissionais fora do Estado. "Na região Sul, por exemplo, a profissão já está consolidada", reforça.

O diretor ainda ressalta que o perfil de um profissional formado em Engenharia da Gestão é diferente de um engenheiro convencional. O motivo é que eles trabalham diretamente dentro de escritórios, prestando consultorias para as empresas. O salário de um engenheiro de gestão também pode variar. Segundo o diretor regional do IBEC, um engenheiro recém-formado ganha em torno de seis salários mínimos, cerca de R$ 5.600. Já o engenheiro com mais de cinco anos de experiência recebe, em média, de oito a nove salários mínimos, ou seja, R$ 8.400.

Analista financeiro

O profissional especializado em análise de finanças é encarregado de controlar a entrada e saída de capital de uma empresa, cortar gastos desnecessários e maximizar os lucros. Além do mais, ele é responsável por administrar uma boa gestão e manter a saúde financeira da corporação. Através de relatórios enviados pelo setor financeiro, o profissional usará as informações para localizar o desperdício de verba e também tomar decisões voltadas para a melhoria dos gastos de uma indústria. Para que tudo se realize como planejado, é de extrema importância que o analista financeiro conheça a cultura organizacional da instituição em que trabalha.

Para Lucas Lima, diretor da SERH Consultoria, o crescimento da profissão em 2017 acontecerá devido às complicações que 2016 trouxe ao mercado. "A área de finanças foi uma das poucas que conseguiu driblar a crise e evoluir", ressalta. As empresas necessitam de profissionais que apontem onde estão as principais despesas e revertam a situação, além de transformar os gastos em investimento.

Lucas Lima diz que analista financeiro é uma das profissões em alta para 2017 Foto: Reinaldo Jorge

Para exercer o trabalho de analista financeiro é necessário possuir formação em ciências contábeis, ciências econômicas ou em administração. O ideal é que o profissional busque um MBA voltado para as áreas de controladoria ou mercado financeiro. A base salarial média de um analista financeiro no Ceará é de R$ 3.323.

Gerente de Trade Marketing

Nos últimos anos, as empresas começaram a perceber que necessitavam de um profissional que trabalhasse desenvolvendo estratégias de negócio para aumentar a procura de seus produtos no mercado. A partir dessa demanda, surgiu o especialista de Trade Marketing, que pode ter formação em publicidade e propaganda, marketing ou em jornalismo com MBA em negócios e conhecimentos em "sell in" (compra de fornecedores) e "sell out" (venda de produto adquirido).

O profissional trabalha com três componentes: estratégicos, operacionais e executáveis. Com eles, o especialista fica encarregado de analisar todo o posicionamento dos produtos nos seus pontos de venda, pesquisando sobre seus concorrentes e elaborando ações que orientem os vendedores finais. A área visa globalizar todos os produtos da empresa.

Ricardo Ary, profissional de Trade Marketing, que atua na agência de Fortaleza UPTrade, explica que a profissão, já consolidada nas regiões Sul e Sudeste, está se popularizando aqui no Ceará agora. De acordo com o profissional, o salário de um gerente de Trade Marketing pode variar de estado e para empresa. Em São Paulo, por exemplo, uma multinacional paga entre R$ 15 e 16 mil, enquanto no Ceará a base salarial é de R$ 12 mil.

Consultor de vendas

A profissão de consultor de vendas não exige formação acadêmica. No entanto, se o profissional tiver uma especialização isso irá contar como diferencial. Vale destacar que mesmo sem ter curso superior como obrigação, é muito importante possuir experiência no mercado e habilidades em negócios e comunicação. Também é recomendado que o usuário tenha um nível de inglês médio ou avançado.

A consultoria comercial está em alta pois os empresários estão criando novos produtos e empreendimentos e necessitam de novos clientes. Os vendedores são os responsáveis por expandir o negócio. Madalena Medeiros afirma que as pessoas que estão entrando na área precisam compreender que a tendência é realizar as necessidades do mercado, multiplicando os espaços de venda. "Nosso cenário, em 2017, ainda é de incertezas. As análises mostram que teremos um ano de grandes ajustes e temos que pensar, enquanto profissionais, em estratégias para se trabalhar com redução de custos e aumento de desempenho", reforça.

Gerente de TI

O gerente de Tecnologia da Informação (TI) tem um papel diferente do profissional de TI convencional. A sua função é compreender a visão e os objetivos de seu cliente, elaborando o controle de orçamento e a eficiência técnica de uma corporação. A TI é uma área a "prova de crise", segundo a Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação. Cerca 1,3 milhão de pessoas estão empregadas na profissão. Além do mais, estima-se que dentro de quatro anos o País necessitará de mais 750 mil especialistas em tecnologia.

Para os especialistas em consultoria, Lucas Limas e Madalena Medeiros, a área está em ascensão por causa da mudança de visão das empresas perante ao profissional de tecnologia da informação. As instituições deixaram de enxergar o perito como técnico de suporte e o recolocaram no dia a dia. "Quando pensamos em uma profissão relacionada a tecnologia, não podemos focar em apenas questões de suporte, e sim, em estratégias de negócio. Não podemos pensar em um negócio sem que ele esteja na esfera virtual", explica Madalena.

A especialista Madalena Medeiros diz que o candidato deve se preocupar com o currículo, já que o documento é uma das principais portas de entrada em um novo emprego Foto: Arquivo pessoal

O candidato para uma vaga de gerente de Tecnologia da Informação deve ter formação acadêmica na área de tecnologia e especializações e experiências com big data, internet das coisas e gestão de projetos. A média salarial no Ceará é de R$ 6.300.

Como se realocar no mercado

O que diferencia um profissional do outro são as suas especializações e as formas como elas são apresentadas no currículo ou durante uma entrevista de emprego. De acordo com Madalena Medeiros, o formato do CV deve estar de acordo com a área na qual o profissional almeja. Ela indica que o candidato entre em contato com profissionais para que seja feita uma análise curricular adequada. "Algumas pessoas focam apenas em encontrar vagas e enviar currículos, isso não basta. O profissional precisa entender a importância de se elaborar um bom documento, buscando, na maioria das vezes, ajuda de um especialista".

Madalena ainda ressalta que o momento em que o profissional se encontra desempregado é o ideal para investir na sua carreira, fazendo cursos e especializações.

Logo após o envio e a aceitação do currículo, o profissional deve se preparar psicologicamente para a entrevista de emprego. Vista como um bicho de sete cabeças por muitos, não existe uma forma correta de conversar com o futuro gestor, mas, sim, uma maneira mais adequada de se portar. Segundo Lucas Lima, um diálogo contratual deve começar pela honestidade. "Existem outros conselhos como analisar a sua lista de experiência e como foi a sua trajetória profissional até o momento. Toda entrevista tem as suas pegadinhas. Também é importante utilizar os dois 'pês', pesquisa e perguntas relacionadas ao posicionamento e filosofia da empresa", finaliza.