Diário do Nordeste Plus

20 opções de férias

Cidade multicultural, Fortaleza tem programação para jovens, solteiros em busca de badalar, pais com crianças e casais. É anotar na agenda e fazer a diversão

Período de recarregar as energias e de curtir as dicas de lazer que se espalham pela cidade. Há tempos Fortaleza vem sendo apontada como capital em que é possível encontrar espaços de entretenimento diariamente. E para todos os gostos e públicos.

Nas férias de julho, as opções se proliferam. Que lugares ir, por exemplo, para fazer a criançada se divertir e curtir pra valer esse período? A jornalista Evelane Barros Bezerra, 33, conta que frequentemente leva o filho Pietro Bezerra Ripardo, 4, à Pracinha do Lago Jacarey, na Cidade dos Funcionários. "Costumo escolher esse local porque trata-se de um ambiente ao ar livre, com diversas opções de brincadeiras. Procuro sempre incentivar o resgate de brincadeiras antigas, como andar de bicicleta, escorregador, correr etc", explica.

Para outras mamães, ela indica como lugar para visitar nas férias, as livrarias. "Acho muito rico tirar um pouco do tempo para sentar com o filho para ler um livro e entrar no mundo da fantasia com ele. Também é bacana assistir a alguma apresentação de teatro ou fantoches. Os shoppings centers estão tendo programações nesta época. Além de divertidas, são gratuitas também. Pietro adora. Ainda tem a dica de cinema ou os brinquedos dos shoppings. E, como não poderia ficar de fora, estando morando na Terra do Sol, levar os filhos à praia não pode ficar de fora!", acrescenta.

Pensando especialmente nos adolescentes e jovens, mas também nos fãs de cultura geek em geral, o mês de julho é marcado pelo Sana, evento que chega à sua 16ª edição. De 15 a 17 de julho, o Centro de Eventos do Ceará será tomado por cosplayers, campeonato de games, shows musicais de artistas renomados, dentre outras atrações.

"Para quem quer curtir balada, praticar esportes, relaxar e aproveitar uma boa gastronomia nessas férias, o local que eu mais indico é o Colosso Lake Lounge. Lá você ainda pode praticar stand up e wakeboard, desfrutar de jantares preparados pelos melhores chefs da cidade, mas o que eu mais gosto são as festas que acontecem lá, da ótima infraestutura e segurança, atendimento de qualidade, além de ser cheio de pessoas bonitas". Isabela Gaby, 19 anos, estudante de jornalismo e fotógrafa

"O que mais adoro em Fortaleza é o clima de férias o ano todo. Meus points favoritos em Fortaleza são: Boozers ou Floresta para um encontro com amigos sexta à noite; Barraca Sunrise ou Santa Praia, na Praia do Futuro, se a vibe for uma prainha de leve no sábado; Vila do Samba à tarde, comecinho de noite, seguido de uma esticada no Órbita Bar, se a vibe for rock, ou Teresa & Jorge, se a intenção for um samba, finalizando numa baladinha mais alternativa no Mambembe; e, por fim, no domingo não pode faltar Muda Lounge Bar ou Colosso Lake Lounge, meus favoritos para fechar o final de semana. Avilton Júnior, 34, analista de planejamento e orçamento. Siga no Instagram @aviltonjr

Para o público solteiro em busca de azaração, a dica é o Fortal, que, em 2016, celebra 25 anos. De 21 a 24 de julho, a micareta traz artistas já consagrados, como Bell Marques, Ivete Sangalo e Durval Lélys, além da sensação do momento Wesley Safadão e homenagem ao axé dos anos 90 com Ninha, Reinaldo (ex-Terra Samba), Alobêned (ex-Mel), É o Tchan e Banda Cheiro.

Os barzinhos, pubs e restaurantes descolados da cidade também são redutos de gente bonita e animada. Um deles, o Country Village toca o ritmo sensação do momento, o sertanejo. "É point de paquera, mas também de encontro de amigos. Ali eles curtem o som, conversam, tomam drinks especiais. Tudo em clima de descontração", diz Tarciso Medeiros, sócio-proprietário.

Para os namorados, "namoridos", ficantes e casados, há shows, concertos, apresentações teatrais e festivais.

Confira programação Cultural