Texto: Jacqueline Nóbrega Publicado em 21.08.2017

Na hora de contratar um escritório de arquitetura para desenvolver o projeto da sua casa ou ambiente de trabalho, o estilo dos clientes varia. Como inspiração para quem sonha em reformar seu cantinho, reunimos ambientes projetados por arquitetos cearenses que têm detalhes inusitados e peças de artistas renomados. Confira:

Sala de diretoria executiva

As cadeiras interlocutoras da mesa da diretoria são em couro e madeira natural, do designer brasileiro Zanini de Zanine

O projeto da sala de diretoria executiva do Senac foi desenvolvido pela Casa 2640, escritório das arquitetas Bárbara Gonçalves e Juliana Alencar, para um cliente cearense. O toque feminino dos ambientes do escritório desenvolvido pelas profissionais é visível, já que a equipe que trabalha no local é composta somente por mulheres. Os detalhes estão presentes nos pés das mesas escolhidas a dedo para compor o local até nas cores mais suaves em almofadas.

A dupla também optou por usar peças de design brasileiro. As cadeiras pretas em metal, na sala da diretoria, por exemplo, são da Coleção Estrela, dos Irmãos Campana. Em média, cada uma, custa R$ 7 mil. Já as cadeiras interlocutoras da mesa da diretoria são em couro e madeira natural, do designer brasileiro Zanini de Zanine. O produto é uma releitura contemporânea da antiga cadeira portuguesa em palhinha, comum ao redor do Brasil.

Cadeira irmãos Campana
Poltrona Estrela
Coleção Estrela
Estúdio Campana

O pedido do cliente para o projeto, finalizado em janeiro deste ano, foi um espaço agradável de trabalhar, onde os elementos trouxessem aconchego de casa, mas sem perder a seriedade de um ambiente de trabalho.

Bárbara e Juliana defendem que cada cliente tem uma história e que a arquitetura é uma forma de contá-la. O escritório das profissionais existe desde 2013 e o número no nome, 2640, é uma homenagem ao número da casa que o pai de Juliana morou na infância. "Por coincidência do destino, a plaquinha original do muro da casa dele apareceu durante a reforma do nosso escritório, escondida entre a bagunça da mudança. Ficamos encantadas com a surpresa, com uma placa de azulejo, pintada à mão de 1978, que ainda estava ali, representando uma casa que já foi cheia de história. Foi um sinal para a gente, e decidimos nomear o escritório assim", contaram.

Clique na imagem para ampliar

Casa 2640

Quarto de serviço que virou adega

Adega foi feita com tijolos de concreto Foto: Helene Santos

O ponto alto do projeto de um apartamento para um casal, desenvolvido pelas arquitetas Camila Gomes e Elisa Herbster, da Eleve Arquitetura, é uma adega que fica no lugar do quarto de serviço. O mais legal é que foi possível desenvolver a estrutura a partir de um custo mais baixo. Para isso, elas usaram tijolos de concreto e optaram por uma iluminação mais dramática. "O resultado foi um espaço descolado e aconchegante para receber os amigos".

A proposta do escritório das amigas, que nasceu em 2014, é criar projetos diferenciados, versáteis e criativos. O objetivo da dupla é chegar a um resultado final que traga a bagagem cultural de cada cliente. "Seja o projeto comercial ou residente, acreditamos em uma arquitetura funcional".

Clique na imagem para ampliar

Eleve Arquitetura

Apartamento de veraneio em Aquiraz

Projeto foi pensado para agradar pais e filhos

O projeto residencial desenvolvido pela CZR Arquitetura, escritório de Catarina e Zely Ramos, mãe e filha, foi realizado em 2015. A proposta era criar um apartamento de veraneio que agradasse os pais e três filhos pequenos.

De acordo com Zely, as preocupações eram funcionalidade, integração e descontração. "Sendo os proprietários um jovem casal que adora receber amigos e família, e três crianças, que sempre levam mais crianças para brincar em seu lar, o projeto deveria passar esse ar alegre, descontraído e leve que o verão e a companhia de amigos e familiares requer", pontua.

Clique na imagem para ampliar

O grande desafio do projeto foi pensar no design funcional alinhado ao universo infantil. "Na suíte dos filhos, decidimos sair do comum e dar a eles algo que muitas vezes não se tem a possibilidade de ter em sua casa 'na cidade': um quarto que também é um local para sonhar e de brincar", acrescenta Zely.

A paixão pela arquitetura passou de geração para geração. A mãe, Catarina, já está no mercado há mais de 30 anos. A filha começou no escritório como estagiária e, há cinco anos, atua como sócia do CZR. "Trabalhamos bastante com arquitetura residencial, comercial, hospitalar e design de interiores, e nos alegra muito a possibilidade de rodar por todos esses ramos, que tanto nos agradam e nos fazem sentir profissionalmente realizadas", afirmam.

CZR Arquitetura

Casa para uma família

Projeto da casa foi executado em 25 dias

A proposta era criar um ambiente descontraído para uma família, composta pelo pai, mãe e duas filhas. Quem fez o sonho virar realidade foi a equipe da AUI Arquitetura. Cada cantinho do endereço, tem uma memória do grupo. "Optamos por revestimentos de baixo custo, mantendo a sua simplicidade e naturalidade, que também é tão bonito quanto o sofisticado", explica Larissa Proença, uma das arquitetas do escritório.

O tempo foi o maior desafio das arquitetas na execução desse projeto. Elas tiveram 25 dias para realizar tudo, já que a família preferiu viajar para não acompanhar de perto a obra. "Foi preciso a união de todos os fornecedores para que andássemos juntos e sem imprevistos".

Poltrona Beca
Poltrona Beca
Design: Bruno Faucz

Larissa pontua como destaque da decoração a poltrona Beca, do designer Bruno Faucz. Produzida em madeira maciça reflorestada, a estrutura possui assento e encosto revestido em tecido 100% natural. A arquiteta ressalta que é possível encontrar a peça, em Fortaleza, na loja Spazio. O valor é R$ 2.585.

A AUI Arquitetura é composta por Larissa e Fernanda Gonçalves. Elas se conheceram durante a graduação e, antes do escritório, que começou sua trajetória há pouco mais de um ano, tinham experiência em design de interiores.

Clique na imagem para ampliar

AUI Arquitetura

Projeto multifuncional

Projeto multifuncional para apaixonados por música

Executado pela Trê Arquitetura, o projeto desse apartamento foi pedido por um casal jovem, descolado e que adora música. Ele, em especial, toca instrumentos, por isso solicitou que a casa fosse multifuncional, onde ele pudesse tocar e, além disso, receber amigos e cozinhar. "Deixamos a laje aparente para aumentar o pé direito, deixar o ambiente mais cool e poder trabalhar com efeitos de iluminação", explica Karine Albuquerque, uma das arquitetas que compõem o time, que ainda conta com Liana Otoch e Andrea Verçosa.

A profissional ainda conta que os clientes são apaixonados por toy art, por isso elas pensaram em um lugar especial para os bonequinhos, histórias de terror e caveiras. "Como os clientes nos deram liberdade, ficou fácil resolver tudo".

Poltrona Beca
Arandelas Lucellino
Design: Ingo Maurer

Karine destaca as duas arandelas modelo Lucellino do designer Ingo Maurer como destaque da decoração.

A Trê Arquitetura nasceu da amizade das três arquitetas, ainda na faculdade, que resolveram caminhar juntas profissionalmente. "Amamos o que fazemos, temos prazer em ver nossos clientes satisfeitos e buscamos realizar o sonho deles".

Clique na imagem para ampliar

Trê Arquitetura

Corporativo e diferente

Ambiente foi pensado para que os funcionários conseguissem interagir

O projeto, desenvolvido pelas profissionais Mirna Studart e Diandra Alves, da Colore Arquitetura, partiu da necessidade do cliente de ter uma empresa ampla e integrada, onde os funcionários pudessem conviver sem precisar se isolar em várias salas. A ideia então foi pensar em um ambiente com a proposta de loft. A única sala isolada é a de reunião. Mesmo assim, o local tem uma porta de correr, caso eles precisem integrar a sala ao todo.

Com o objetivo de remeter ao verão, as arquitetas usaram cores vibrantes como o laranja e o verde, já que a empresa é de água de coco. A madeira usada na decoração é a pinus, pois é um material de reflorestamento, ideia que a empresa defende. "É bacana destacar que usamos revestimentos com uma pegada industrial, além de tijolinhos aparentes e cimento queimado".

Clique na imagem para ampliar

A mesa de sinuca no meio do ambiente é o ponto alto do projeto. Foi um pedido do cliente, já que, no fim do expediente, ele queria que os funcionários aproveitassem para descontrair. "Criamos esse espaço de convivência com uma copa e uma sala de estar integrada", conta a dupla. Outro destaque do projeto, segundo as profissionais, é a estante de madeira pinus com tubos de aços e mesas existentes que foram desenhadas e criadas por elas. O projeto ainda conta com um mural de lettering que traz o conceito da empresa.

O escritório Colore Arquitetura existe desde 2012 e atua em projetos residenciais, comerciais e corporativos. O objetivo das arquitetas é atender as necessidades de cada cliente para projetar espaços e transformá-los em ambientes únicos e funcionais.

Colore Arquitetura

Apartamento sem cara de praia

Apesar da mesa da sala ser rosa quartzo, o ambiente não ficou feminino

O projeto desenvolvido pela arquiteta Milena Holanda foi para um cliente argentino, que solicitou que sua cultura fosse traduzida no apartamento. Apesar de o local ser de frente para o mar, ele também pediu para que sua casa não tivesse "cara de praia".

"Consegui captar o seu desejo com um projeto moderno, com personalidade, que reúne muitas cores e ao mesmo tempo é contemporâneo", explica a profissional.

Outro detalhe que chama atenção no apartamento é a mesa rosa quartzo na sala. A ideia foi de Milena, que quando propôs ao cliente, logo ouviu um sim.

"E vejam que o ambiente não é nada feminino e é o ponto alto quando ele recebe os amigos em casa".

Clique na imagem para ampliar

Milena atua no mercado há 8 anos e se descreve como uma "pesquisadora do belo". "Posso dizer que o meu estilo é o conjunto das coisas que vivi e do que vejo em viagens. Gosto de projetos que se encaixam em qualquer lugar do mundo".

A profissional também tem um projeto em parceria com o e-commerce Fashion Recycle. No site, ela disponibiliza produtos de decoração por um preço acessível. "Vi uma necessidade diante do momento em que vivemos: diminuir a quantidade de consumo descartável. Tenho vários clientes que possuem peças belíssimas, mas que por algum motivo não se encaixam mais no novo projeto, e eu ficava imaginando como aquele produto ficaria perfeito em outro projeto", ressalta.

Milena Holanda