Diário do Nordeste Plus

Não tão badaladas, mas apaixonantes

Conheça quatro praias do Ceará que não são tão conhecidas por turistas e que você precisa programar para visitar na próxima viagem
Foto: Bruno Gomes

Publicidade

Seja na praia ou na serra, o Ceará é formado por lugares que ficaram famosos por suas belezas naturais e também pelo complexo turístico que desenvolveram. No entanto, na contramão de locais como Canoa Quebrada, Jericoacoara e Guaramiranga, é possível encontrar no Estado espaços aconchegantes e com vistas paisagísticas maravilhosas e que não são tão badalados quanto os vizinhos.

Os turistas que geralmente frequentam esses locais são atraídos pela tranquilidade que os espaços ofertam. Normalmente mais afastados dos grandes centros urbanos, esses lugares costumam oferecer aos visitantes dias com uma rotina mais simples, porém que incluem passeios e boa culinária semelhantes aos destinos mais famosos do Ceará.

Para quem gosta de praia e quer fugir dos roteiros tradicionais, veja a seguir a lista com quatro destinos que podem surpreender.

Peroba – Ponta Grossa

Peroba

O município de Icapuí, distante 200 quilômetros de Fortaleza, possui uma extensa faixa litorânea com praias que encantam por suas belezas naturais. Dentre essas, a de Ponta Grossa e da Peroba são duas opções pouco exploradas, mas que se destacam pela tranquilidade que oferecem aos turistas.

Peroba é uma pequena região de pescadores caracterizada por ser uma praia de ondas fracas e com arrecifes. O local também é marcado por falésias avermelhadas e muitos coqueiros. Já Ponta Grossa também é marcada por falésias multicoloridas, água calma e pelas trilhas ecológicas.

A variedade de belezas naturais da região é um dos pontos que mais atraem os visitantes. O amazonense Saulo Menezes visitou Ponta Grossa e revela que essa diversidade da natureza da região foi um dos pontos que mais lhe chamou atenção. “O que mais se destacou foi realmente ter tantas paisagens diferentes num mesmo lugar”, explica.

Menezes resolveu fazer uma viagem de carro entre o Ceará e Rio Grande do Norte com a esposa e os três filhos e uma amiga de sua mulher recomendou uma parada na praia. Ele conta que passou três dias no local e destaca a visita às falésias, praia e piscinas naturais como opção para quem está planejando uma ida a Ponta Grossa.

O amazonense diz ainda que a mar possui muitas algas, mas era tranquilo para tomar banho e a região era simples, mas com toda a infraestrutura básica necessária. Ele disse que teve tudo que precisou e com preços acessíveis.

Ponta Grossa

≅ 200Km de Fortaleza

A Praia de Ponta Grossa também teve colonização holandesa, então, a maioria dos nativos são descendentes de holandeses.

Apaixonado por viagens, o advogado Lucas Ponte revela que, em dezembro de 2014, resolveu fazer uma viagem de carro entre Fortaleza e Maceió. No trajeto, optou por conhecer praias menos famosas, mas que também eram paradisíacas.

“Nesse contexto, surgiu a Praia da Peroba, localizada no município de Icapuí. É uma vila de pesca, cercada de belezas naturais, coqueiros e falésias coloridas. É possível comprar frutos do mar diretamente de pescadores recém saídos da água. Há quem faça parapente saltando das falésias, bem como rapel descendo das mesmas”, relata.

O advogado passou uma noite na região e conta que dormiu em uma barraca de camping armada na própria praia. “Lembro de ter conhecido uma pousada, chamada Estrela de Peroba, a única que me recordo ter visto na região. Bem, o melhor dessa experiência, me parece ter sido a oportunidade de acampar ao vento e som do mar, sem medo de assaltos, violência e demais calamidades da vida em centros urbanos. Oportunidade de voltar a ser o que já fomos, apenas mais um ser da natureza”, diz.

Como chegar:

Partindo de Fortaleza é possível ir a Icapuí através da CE-040 até a cidade de Aracati e então pegar a BR-304 até a CE 261 (conhecido como triângulo) - que dá acesso direto a Icapuí.
Pode-se também, através da BR-116, ir até Boqueirão do Cesário e tomar a BR-304, passar por Aracati e entrar no acesso a Icapuí - CE-261.

Pontal do Maceió

Pontal do Maceió

Localizada a quatro quilômetros do centro da Cidade de Fortim, município distante 135 quilômetros de Fortaleza, o Pontal do Maceió é uma vila de pescadores que fica entre a Barra do Rio Jaguaribe (que divide Fortim com Canoa Quebrada e o Cumbi) e a Barra do Rio Pirangí (que faz a divisa de Fortim com Parajuru em Beberibe).

Em um passeio pela extensão do Pontal, os turistas podem encontrar inúmeras jangadas ancoradas, falésias, dunas e as tradicionais barracas de praia. É recomendado que os visitantes, na maré baixa, em direção à foz do rio Jaguaribe, passeiem na praia e descubram as cavernas naturais da Praia do Forte e por outro lado, na direção de Parajuru, o caminho nativo levará a conhecer a pequena e paradisíaca Praia das Agulhas.

Para quem quer fugir dos roteiros tradicionais, o Pontal do Maceió aparece como uma ótima opção por ser uma praia ainda pouco explorada. Foi justamente para fugir dos pontos mais visitados, que o carioca Marcio Mello chegou, juntamente com a esposa, ao Ceará já destinado a passar quatro dias nesta praia. Ele conta que quase foi persuadido por um taxista a ir, em um dos dias, para Canoa Quebra, que fica a cerca de 40 minutos, porém “a beleza das praias e a tranquilidade de estar longe do agito realmente o conquistou”.

Pontal do Maceió

≅ 135Km de Fortaleza

De manhã a maré recua e formam-se piscinas naturais. À noite, a lua cheia reflete no mar.

O carioca relata que a rotina na praia era básica. “Nossa rotina diária era simples: café da manhã, caminhada na praia, sol na piscina do hotel e as demais refeições no hotel mesmo. Numa dessas manhãs, caminhamos à beira d'água por cerca de 3h até o encontro do rio com o mar e, no nosso caminho, cruzamos apenas com um pescador - que estava pescando - e mais ninguém”, revela.

Melo destaca ainda que o visual do Pontal do Maceió aliado ao pequeno movimento na região é uma opção para quem busca desacelerar. “A hospitalidade do cearense é algo encantador. Somada a um bom treinamento de hotelaria, ficar à beira de uma praia quase deserta, com águas quentes e visual deslumbrante é um sonho. Bom para renovar as energias e desacelerar completamente do ritmo da cidade grande”, diz.

Onde ficar:

Hotel Vila Selvagem
Praia de Pontal do Maceió, - Fortim, Ceará, Nordeste do Brasil
+55 88 3413.2136 | +55 88 3413.2031 | +55 88 9990.5555
reserva@vilaselvagem.com
www.vilaselvagem.com

Pousada Brisa do Pontal
(88) 99708-6472
Rua João Braga Monteiro, 123 | Pontal de Maceió, Fortim

Pausa Hotel
http://www.pausahotel.com
(88) 3413-2109
Rua da Praia Norte - Sul | Pontal do Maceió, Fortim

Como chegar:

A cidade de Fortim é localizada a cerca 135 km de Fortaleza. É aproximadamente 1h45 de viagem pela rodovia CE-040. A Praia de Pontal de Maceió fica a 6 quilômetros de Fortim em direção ao mar.

Praia do Batoque

Praia do Batoque

Quem procura uma praia para relaxar e não quer se distanciar muito da capital cearense, a Praia do Batoque é uma excelente alternativa. Localizada a 26 quilômetros da sede de Aquiraz e a 51 de Fortaleza, o local se destaca pela beleza natural em uma extensa faixa litorânea ainda não muito explorada pelos turistas.

A região é a primeira reserva extrativista do Ceará e se destaca pela beleza da praia. O local é um povoado pequeno, com poucas pousadas e que tem a pesca como uma das principais atividades. Outro destaque da Praia do Batoque são as barracas onde os turistas podem experimentar a culinária local.

Praia do Batoque

≅ 51Km de Fortaleza

Ao caminhar pela praia, é possível encontrar paleomangues, que são plantas/manguezais que ficaram cobertos pelo mar antigamente.

Por ser uma praia pouco explorada pelos turistas, o acesso ainda é bem complicado. A melhor opção para os visitantes que vão à Praia do Batoque é ir de carro, porque o caminho para chegar ao local passa por uma estrada carroçal que tem 10 quilômetros de extensão e pode ser acessada no município de Pindoretama.

A pesca é a principal atividade da região que não possui uma grande rede hoteleira perto, mas que oferta diversas barracas onde os turistas podem experimentar a culinária local.

Como chegar:

Saindo de Fortaleza pela Av. Washington Soares, percorrer 40 km pela Rodovia CE-040 até o município de Pindoretama, entrando à esquerda no Depósito Boa Vista. Seguir nesta avenida até o Centro Administrativo Municipal e na Rua Odílio Maia Gondim e atentar para a placa de sinalização que indica a Praia do Batoque. Seguir em frente e entrar na primeira estrada carroçal. Na primeira bifurcação, entrar à esquerda no sentido da escola e seguir em frente até a comunidade de Batoque.

Onde hospedar:

Pousada do Magela
Contato: Tim(85)99994-1626 OI: (85) 98886-9494

Pousada Sol e Mar Batoque
Praia do Batoque - Aquiraz - Ceará - Brasil
Fone: 55(085)9994 1626 | 8886-9494
E-mail: acs3246@hotmail.com

Praia do Preá

Praia do Preá

Bem próximo a Jericoacoara, cerca de 20 quilômetros do centro, a Praia do Preá desponta no cenário como opção para quem busca uma maior tranquilidade na região. A principal atividade econômica do local é a pesca artesanal e a agricultura de subsistência que, atualmente, dividem espaço com atividades turísticas e esportivas.

Além dos turistas que vão em busca da calmaria, devido aos ventos mais constantes, o local atrai ainda muitos praticantes de kitesurf. No local, é possível encontrar também diversos praticantes de capoeira.

Praia do Preá

≅ 288Km de Fortaleza

A Praia do Preá está entre as melhores praias do Brasil para a prática de Kite e Windsurf.

Em relação aos passeios, os pontos mais procurados acabam sendo os tradicionais como a Pedra Furada (10 KM aproximadamente), passando pelo Riacho Doce, a Árvore da Preguiça, Lagoa da Pinguela, Lagoa Azul e Paraíso (40 KM aproximadamente). Um pouco mais longe, Mangue Seco e Tatajuba (90 KM aproximadamente). Esse locais podem ser acessados com passeios de buggy ou jangada.

Como chegar:

O caminho é basicamente o mesmo para Jericoacora: saia de Fortaleza pela CE-085 (também conhecida como estruturante) em direção ao Oeste. Há uma rotatória cheia de guias, a 8 km de Jijoca de Jericoacoara. No local, vire à direita e siga pela estrada de terra de 12 km.

Onde hospedar:

Pousada Sitio Phoenix
sitiophoenix.com.br
Rua do Português, s/nº - Praia do Preá, Ceará
(88) 3660.3055/ (85) 99922.3682
pousadaphoenix@gmail.com

Pousada Vila Preá
vilaprea.com

Kite Brazil
Av. Beira-Mar, 1
(88) 8106-5116
kite-prea.com