Diário do Nordeste Plus

Como montar um
food truck
de sucesso

Com a proposta de oferecer comida de qualidade a preços acessíveis, as cozinhas ambulantes vêm ganhando cada vez mais espaço nas ruas da cidade

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Coloridos, bem decorados e supermodernos, os food trucks oferecem ao consumidor comidas bem variadas. São pratos clássicos que ganham aquele toque “fashion gourmet’, como hambúrgueres, massas, coxinhas, brigadeiros, tapiocas, vinhos, wraps, comidas regionais típicas e outras especialidades gastronômicas. Agora essa onda invade os principais points e eventos da cidade como uma ótima opção para quem procura por um lugar descontraído para curtir um happy hour.

Se você deseja atuar no ramo, explicamos passo a passo como montar seu próprio negócio sobre rodas.



Food truck

Fotos: Kiko Silva

O modelo que inspirou este negócio veio dos Estados Unidos, mas especificamente de Nova York, um dos locais com maior quantidade de food trucks. Ainda há poucos dados oficiais relatando sobre a expansão deste tipo de serviço no Brasil, mas o crescimento das empresas especializadas em adaptação dos veículos, o aumento de feiras e eventos e as diferentes opções de food trucks, apontam esta tendência como mais que promissora.

A maioria dos food trucks é formada por trailers ou furgões equipados com fogão e geladeira industriais. Além disso, há um tanque para detritos, um exaustor e um reservatório para 50 litros de água. Tudo isso pesa, em média, 3.000 kg distribuídos por cerca de 6 m de comprimento. “Embora o comércio ambulante de comida de rua não seja um conceito novo, a modalidade ‘Food Truck’, como é conhecida atualmente, traz uma série de inovações para este mercado”, revela Rafael de Castro Albuquerque, articulador do escritório regional de Fortaleza do Sebrae. “O mercado da alimentação fora de casa vem apresentando crescimento expressivo nos últimos anos. Os principais motivos relacionados a este crescimento são as mudanças no estilo de vida dos brasileiros, que hoje dedicam mais tempo ao trabalho fora de casa do que ao preparo dos alimentos; e a associação da comida fora de casa ao lazer”, continua.

Prós

  • Possibilidade de ir até o cliente;
  • Ter uma proposta de cardápio mais enxuta e produzir o que realmente vai vender, o que gera menos desperdício de alimentos e um controle maior de produção e de venda;
  • Trata-se de um serviço menos formal, que tem tudo a ver com as tendências de hábitos de consumo prático e conveniente;
  • Se estiver alocado em um ponto comercial que tem um grande fluxo de pessoas, o faturamento tende a ser mais elevado;
  • Não ter rotina, você pode estar em cada dia num local diferente
  • Aprender a agregar novas gastronomias e valores para seu negócio;

Contras

  • Limite de produção, de distribuição e de vendas;
  • Turnos de mais de 10 horas de trabalho, dependendo do evento;
  • Trabalhar sempre aos finais de semana, pois são os dias de maiores e melhores oportunidades ;
  • Ter de tomar decisões certas e precisas, já que lida diretamente com o consumidor;
  • Estar disposto a carregar e descarregar o truck diariamente

Primeiros passos

Na hora de montar uma cozinha sobre rodas, é importante prever todos os riscos, mapear concorrentes, fazer o planejamento estratégico sobre o retorno do investimento, estabelecer a capacidade de produção e de vendas, determinar o ticket médio, analisar os prós e os contras, e, a partir disso, ver se realmente será um negócio viável e se dará retorno a longo prazo.

É a partir disso que o investimento definirá o modelo de carro que comporta os equipamentos de cozinha necessários e quantas pessoas deverão trabalhar, uma vez que, quanto mais complexo e variado for o menu, o processo produtivo será mais trabalhoso. “Vale lembrar que food truck é um negócio móvel, mas ele precisa de uma estrutura física de produção. O processo de compras, de recebimento e de armazenamento acontece em um ambiente físico. Somente a distribuição é feita dentro de um veículo”, alerta Rafael Albuquerque, articulador do Sebrae/CE.

Determine o cardápio do food truck

O primeiro item da lista de o que é preciso para montar um food truck é determinar o cardápio. Essa inversão é intencional, visto que o que será servido irá influenciar em muito o custo, principalmente no que diz respeito à estrutura que será necessária na customização. “É fundamental adaptar o preparo dos alimentos para uma cozinha pequena. O ideal é procurar oficinas especializadas para desenvolver o projeto e a montagem dos veículos. Essas oficinas irão adaptar os projetos às restrições do Denatran e do Inmetro e podem aconselhar sobre as melhores alternativas”, avalia Rafael.

Estrutura física

Snack Street

Rafael orienta os investidores a definir a cozinha de apoio. “Ele pode ser dimensionado para apenas armazenar e comercializar comidas prontas ou para processar e comercializar comidas cruas ou semiprontas. Os food trucks podem ser montados em trailers, vans, peruas e em pequenos caminhões e operar em locais permitidos dentro das leis de zoneamento. As tradicionais peruas ambulantes têm em média 3 m de comprimento e os caminhões cerca de 6 m”.

Customização do food truck

A determinação do cardápio é quem dita o que irá precisar em termos de adaptações e o custo do projeto. Se for trabalhar com comida quente, a adaptação incluirá a instalação de fogão, forno e fritadeira em alguns casos. No caso dos pratos frios como saladas, sanduíches pré-preparados e outras coisas do gênero, a necessidade será de refrigeradores para conservação dos alimentos. O preço de uma adaptação varia de R$ 30 mil a R$ 350 mil dependendo do tipo de veículo e da necessidade de uma cozinha industrial ou não. “O empresário deve estar atento também à infraestrutura do entorno. Apesar de não ser de propriedade do estabelecimento, ela irá influenciar no desempenho do negócio. Por isso, o empreendedor deve procurar espaços que ofereçam maior comodidade ao seu cliente, como a presença ou a possibilidade de se colocar mesas e cadeiras, sombra e banheiros”, completa Rafael.

Pequenos investimentos, grandes negócios

Os negócios focados na praticidade e conveniência com a rotina do cliente estão em alta, o que explica a alimentação móvel ter atraído tantos fregueses. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a alimentação fora de casa consome, em média, 31,1% do total de gastos das famílias brasileiras. Confira alguns exemplos de sucesso

Havaí itinerante

Havaí itinerante

O food truck Mahalo Poke trouxe a comida havaiana para as ruas de Fortaleza. A ideia surgiu quando os idealizadores apaixonados por surfe, Rafael Canto Gonçalves e Fábio Franklin de Souza Pinto, ao assistirem a uma programação de TV que se passava no Havaí, observaram as pessoas frequentemente comendo uma espécie de temaki/sushi pela praia.

Seis meses de testes e opiniões de amigos, os empresários apresentaram uma opção de comida leve e saudável. No cardápio, servem duas iguarias: o Poke e o Musubi.

Poke é um prato tradicional havaiano, que é como um sushi “descontruído”. Vem em um potinho, com arroz japonês, pedaços de um peixe fresco (tipo sashimi), molho, uma opção de acompanhamento e topping. O Musubi, temaki em forma de sanduiche. O custo médio dos lanches é de R$ 16.

“Investimos R$ 22 mil para montar todo o ‘truck’. O modelo foi um projeto feito por nós, em seguida equipamos e adesivamos. Ainda estamos na fase de investimento, o retorno ainda não chegou, mas estamos certos que a ideia será recompensadora”, afirma Fábio.

Batatas inovadoras

Havaí itinerante

A Gestora de Marketing e Tecnologia da Informação, Elivane Medeiros, dedicou-se a montar um food truck que, por enquanto, serve pratos à base de batata. O investimento no modelo trailer foi R$ 50 mil. O espaço comporta 3 funcionários.

O truck é especializado em pratos de batatas inteiras, recheadas ou fritas. Com R$ 12 o cliente pode experimentar uma dessas iguarias.

Doce Negócio

Havaí itinerante

Em um carrinho de estilo retrô, com receitas preciosas, a empresária Camila Arruda marca presença em eventos com o truck Dulê Churros.

O tradicional doce originário da Espanha é reinventado em várias receitas com o intuito de inovar, acrescentando mais qualidade à massa, nos sabores: churros brasileiro e churros espanhol.

O primeiro, também conhecido como churros gourmet, traz o mesmo formato do churro tradicional, recebendo cobertura e diversos toppings à escolha do cliente.

Já o Dulê Espanhol é composto por cinco palitos fininhos e crocantes, acompanhados de um molho quente que, juntos, dão a combinação perfeita. O investimento foi de R$ 18 mil.

Franquias para investir

A ideia de franquias de food trucks e outros tipos de restaurantes sobre rodas no Brasil é recente e muitas pessoas que buscam investir nesse segmento ainda não conhecem. “Embora o panorama econômico do País não esteja no seu melhor momento, o setor de franquias vem se mantendo durante a crise, apesar dos investimentos terem diminuído”, garante Rafael Albuquerque, articulador do Sebrae/CE.

Para aqueles que têm dúvidas se devem montar um food truck de “marca própria” ou investir numa franquia, Rafael afirma que os dois podem ser rentáveis, mas é importante estudar o mercado e fazer um plano de negócios. “Avalie a solidez da rede de franquia à qual pensa em aderir, analise o plano de negócio envolvido e as dificuldades”, orienta o articulador.

Conheça alguns trucks que trazem um quê de charme em suas receitas mais rebuscadas e que buscam novos franqueados.

Los Cabrones

Havaí itinerante

Foto: divulgação

A comida mexicana não é mais exclusiva aos restaurantes temáticos e pode ser encontrada sobre rodas. O Los Cabrones foi criado em 2010, quando um dos sócios inspirou-se em um chef de cozinha mexicano que conheceu em uma de suas viagens internacionais e, muito interessado na culinária mexicana, acabou abrindo o restaurante.

A ideia do food truck veio da percepção da necessidade que as pessoas, além de apreciar uma boa refeição, têm de se alimentar rapidamente em meio a tanta correria, em um ambiente agradável.

O principal diferencial do Los Cabrones foi adaptar a culinária mexicana ao paladar brasileiro. Além dos conhecidos nachos e tacos, o truck traz diferentes pratos da culinária mexicana, como os Dedos Rellenos, que é a pimenta dedo de moça recheada com provolone.

Uma das especialidades do Los Cabrones é a Quesadilla Pollo, feita com filé de frango, champignon, muçarela, tomate e cebola.

Fácil administração, baixo custo fixo, alto giro de clientes e suporte permanente são só algumas das vantagens oferecidas para os franqueados. O investimento inicial do food truck é de R$ 70 mil, tendo 14 meses como prazo de retorno.

Boteco em Casa

Pastéis quentinhos, bolinhos crocantes, escondidinhos caprichados e outras comidas tradicionais de boteco acompanhadas de um chope gelado e caipirinhas de frutas variadas. Quem não gosta? Esta é a proposta do Boteco em Casa, que reproduz os típicos “botecos” nacionais e os espalhados pelo mundo em festas e eventos, corporativos ou não.

A rede oferece aos interessados, além da proposta original e que proporciona uma verdadeira experiência de boteco, o modelo food truck, mais conhecido como “Truck do Boteco”. O investimento inicial para esta modalidade é de R$ 125 mil.

A versão sobre rodas do Boteco em Casa, leva desde PFs (pratos feitos) típicos de boteco, como escondidinho, polenta com carne moída, baião de dois, até porções de pastéis quentinhos, bolinhos crocantes fritos na hora, além é claro de chope e bebidas como caipirinhas.

Light Food Way

Com o slogan “Comida de Spa na sua Casa”, a Light Food Way foi criada para atender aqueles que buscam qualidade de vida e principalmente praticidade, já que não são todas as pessoas que podem ou têm tempo para permanecerem dias hospedadas em Spas.

A rede oferece delivery de refeições com um cardápio variado de mais de 50 pratos de comida balanceada, hipocalóricas e hipossódicas. O consumidor pode optar também por refeições completas (café da manhã, colação, almoço, café da tarde, jantar e ceia) ou simplesmente um almoço light. Também são comercializados pratos congelados e voltados para dietas especiais como a low carb (menos carboidrato), sem glúten e detox.

Com infinitas opções de refeições, a Light Food Way possui um cadastro com mais de 5 mil clientes.

Para expandir e levar o sucesso da marca para todas as regiões do Brasil, a rede entrou para o sistema de franchising no início de 2015 e um dos modelos oferecidos aos interessados em abrir o próprio negócio é o food truck, indicado para empreendedores jovens e versáteis.

O valor de investimento do Light Food Truck é de R$ 52.500.