Diário do Nordeste Plus

Ceará, descubra essa alegria

Conheça mais dos encantos da Serra da Ibiapaba, um dos principais polos de desenvolvimento do Noroeste do Estado



A Serra da Ibiapaba, também conhecida por Serra Grande, é um dos principais polos de desenvolvimento do Noroeste do Estado. A região, que é formada por nove municípios, Tianguá, Viçosa do Ceará, Ubajara, Ibiapina, Ipu, São Benedito, Carnaubal, Croatá e Guaraciaba do Norte, é referência na produção e comercialização de flores, frutas e hortaliças para todo o Ceará e outros Estados. Localizada a cerca de 330 quilômetros de Fortaleza, a serra é conhecida nacionalmente pelo clima ameno (temperaturas em torno dos 20 graus), cachoeiras, grutas e trilhas ecológicas, que propiciam a prática do ecoturismo e turismo de aventura. Além das belezas, a região tem grande potencial turístico com destaque para a Bica do Ipu; o Parque Nacional de Ubajara; o Santuário Nossa Senhora de Fátima e o cultivo de Flores em São Benedito; as pistas de voo livre em Tianguá; e também o sítio histórico de Viçosa do Ceará. Conheça um pouco mais dos municípios destaques da Serra de Ibiapaba.


Ubajara

Confira abaixo a visão 360º do Parque Nacional

Arraste a foto para os lados para visualizar



Antiga aldeia dos índios Tabajaras, Ubajara está localizada a cerca de 320 quilômetros de Fortaleza. A região se destaca pelo clima serrano. Durante os meses de janeiro a junho, o clima oscila entre 16 e 18 graus, durante a noite, e, 20 e 24 graus durante o dia. Já durante o período de julho a dezembro, a temperatura média é de 28ºC, durante o dia e de 19ºC, durante a noite. Outro forte apelo turístico é o Parque Nacional de Ubajara. Considerado uma Unidade de Conservação de Proteção Integral, o parque está localizado a 3 quilômetros do centro da cidade e é um convite aos amantes do ecoturismo. São 6.288 hectares de floresta e caatinga, com direito a trilhas, cachoeiras, bicas e muita flora.

O ponto alto de sua visitação é a descida do teleférico, o famosos bondinho de Ubajara. São cerca de 550 metros de queda livre até a Gruta de Ubajara. Apesar de ser um forte atrativo para os turistas, o bondinho também é útil aos moradores do Distrito de Araticum, município de Ubajara, que o utilizam como meio de transporte. O passeio custa R$ 8 inteira e R$ 4 meia. Infelizmente, o equipamento está temporariamente fechado por questões de segurança, passando por reforma e modernização ainda este ano, voltando a funcionar em breve.

A descida até a Gruta de Ubajara é considerada obrigatória para quem visita a região. O local possui 1.120 metros de extensão e 75 metros de profundidade. O passeio à Gruta é realizado com o acompanhamento de Guias.



Outra dica é aproveitar as trilhas Ibiapaba, Samambaia e Ubajara/Araticum, todas também no parque. A primeira tem uma extensão de aproximadamente de 300 metros. Já a Trilha da Samambaia tem uma extensão de aproximadamente de 1,5 km, até ao Mirante, onde o visitante pode contemplar a vista panorâmica do parque. A Trilha Ubajara/Araticum e aproximadamente 10 metros e tem acesso ao Circuito das Cachoeiras, onde o turista pode ter acesso à Cachoeira do Cafundo e deleitar um excelente banho de água fria. O parque fica aberto à visitação das terças aos domingos, de 8h00min às 17h00min. A visita à Gruta inicia às 9h00min e encerra às 15h00min. Vale a pena conferir!

Região se destaca pelo clima serrano, com temperaturas variando de 16ºC a 24ºC ao longo do ano

Onde Ficar?

Neblina Park Hotel

Endereço: Avenida César Cals

Telefone: (88) 3634 1270

Hotel Gruta de Ubajara

Endreço: Avenida César Cals

Contato: (88) 3634 1375

Hotel Paraiso

Endereço: Avenida dos Constituintes

Contato: (88) 3634 1913

Pousada Senhor da Canoa

Rua José Agapito Pereira

Contato: (88) 3634 1455

Onde Comer?

Restaurante Maria Bonita

Endereço: Ubajara, CE

Telefone:(88) 3634-1736

Restaurante Nevoar

Endereço: Rua Monsenhor Gonçalo Eufrásio, 171 - Centro, Ubajara - CE, 62350-000

Telefone:(88) 3634-1312

Churrascaria Carro de Boi

Endereço: Rua Pedro Cunha, Monte Castelo

Contato: (88) 99942 5487

Kiri Sushibar (Neblina Park Hotel)

Endereço: Avenida César Cals

Contato: (88) 3634 1270



Saiba mais sobre o que fazer em Ubajara

Escolha as suas opções e divirta-se!

Parque Nacional de Ubajara

PARQUE NACIONAL DE UBAJARA

Conheça e desvende as belezas do parque que é reconhecido nacionalmente por ecossistemas tão diferenciados.

Banho na Gruta de Ubajara

BANHO NA GRUTA DE UBAJARA

Que tal um banho delicioso para relaxar? O banho na gruta de Ubajara pode ser o que você precisa para descansar.

Trilhas (Ibiapaba, Samambaia e Ubajara/Araticum)

TRILHAS (Ibiapaba, Samambaia e Ubajara/Araticum)

Separe o tênis e a garrafa de água e prepare-se para a aventura. Além de divertida, a caminhada nas trilhas é uma oportunidade para aproveitar o melhor do ecoturismo.

São Benedito

Conhecida como Cidade das Flores, São Benedito é notada nacionalmente pelo cultivo de flores, tendo em seu território uma das maiores fazendas em produção de flores do Brasil. O produto é vendido para várias regiões do País, Europa e Estados Unidos. A floricultura, principal atividade econômica do município, é favorecida pelo clima ameno, com temperaturas em torno dos 22ºC. O município possui atrações para diferentes perfis de visitantes. Para quem busca turismo religioso, o município conta com o Santuário de Fátima da Serra Grande. Sua construção foi iniciada em 2005 e hoje o local se destaca no cenário serrano e não para de receber romeiros cearenses e de outros Estados, principalmente no dia 13 de cada mês. Além da tradicional missa, o local acompanha a tradicional procissão, que reúne milhares de fiéis. O Santuário de São Francisco é considerado outra obra de destaque na cidade. Foi construído na década de 60 e possui uma estátua de fiel de São Francisco, um dos equipamentos mais valiosos de São Benedito.

Para quem busca turismo esportivo, a dica é visitar a Cachoeira do Inharé, na Fazenda da Capivara, a Cachoeira do Estaleiro, com muitas trilhas desafiadoras a serem percorridas, e a Cachoeira e a Gruta da Mata Fresca, com vista panorâmica do sertão. Para os festeiros, o carnaval de São Benedito é uma boa opção. Benefolia, como é chamada a festa, é conhecido como o carnaval mais procurado da Serra de Ibiapaba. As atrações se dividem em shows com bandas de destaque e paredões de som, e atraem dezenas de milhares de pessoas. Em 2015 a festa ocorreu no Calçadão Espaço do Povo. De quebra, a cidade oferece uma culinária variada, com diversas opções de restaurantes e bares, tudo com o melhor da gastronomia local. A região dispõe ainda de um aeroporto para melhor receber os turistas, com voos saindo da Capital às segundas, quartas e sextas-feiras.

Praças, campos e casarões históricos contam a história desse município


Saiba mais sobre o que fazer em São Benedito

Escolha as suas opções e divirta-se!

Santuário de Fátima Serra Grande

SANTUÁRIO DE FÁTIMA SERRA GRANDE

Tradicional santuário, o local recebe milhares de fiéis nas comemorações do dia 13 de maio.

Santuário de São Francisco

SANTUÁRIO DE SÃO FRANCISCO

Além de conhecer o santuário, os visitantes conhecem a famosa estátua de São Francisco de Assis, monumento de destaque no município.

Cachoeiras

CACHOEIRAS

Que tal um banho delicioso para relaxar? O banho na Cachoeira do Inharé e Cachoeira do Estaleiro pode ser o que você precisa para descansar.

Carnaval

CARNAVAL

Tradicional carnaval da Serra de Ibiapaba, a festa reúne milhares de foliões, que se divertem ao som de bandas de destaque do Estado e no Brasil.

Campos de flores

CAMPOS DE FLORES

Aprecie a linda vista composta pelos mais diferentes tipos de flores.

Igreja Matriz

IGREJA MATRIZ

Construída no lugar da antiga capelinha do município, a Igreja Matriz é um convite a conhecer a história de São Benedito.


Onde Comer?

Café com Rosas

Av. Salmito Ferreira de Almeida, 718

Telefone:(88) 3626-1317

Jatobar/Sushi

Avenida Salmito Ferreira de Almeida, 621. bairro cruzeiro, CASA

Telefone: (88) 99964-3765

Restaurante Cantinho Verde

Rua Paulo Marques, S/N

Veneza Lanches

Rua Capitão Miranda S/N

Pizzaria Massa Bela

Rua Aristides Barreto

Telefone (88) 99912-0656

Onde Ficar?

Pousada São Benedito

Av. Salmito Ferreira de Almeida

Telefone: (88) 3626.1592 / (88) 3626.2459

Inhuçu Pousada Clube

Rua Gonçalo A Feitosa, 454, Inhucu

Telefone: (88) 3626-3232

Pousada Paraíso

Avenida Tabajara, 91, Centro

São Benedito - CE

Telefone: (88) 3626-2360

Viçosa do Ceará

Distante 340 quilômetros de Fortaleza, Viçosa do Ceará foi o primeiro município criado na Serra da Ibiapaba. Está localizada na microrregião de Ibiapaba, Mesorregião do Noroeste Cearense. Inicialmente habitada por índios Tabajaras, a região foi uma antiga aldeia dirigida por padres da Companhia de Jesus, sendo desbravada no fim do Século XVI. De aldeia, o lugar passou a ser vila e, em 1882 foi elevada a categoria de cidade. De clima ameno e bastante agradável, Viçosa é considerada a "Suíça" cearense". A cidade encontra-se encravada em um santuário ecológico, a mais de 700 metros de altitude, cercada de vegetação e fontes de águas.

Primeiro município da Serra da Ibiapaba, Viçosa do Ceará se destaca pelo clima ameno e cenário aconchegante

Em 2003, a cidade teve seu sítio histórico, uma das mais importantes vilas de índios do Brasil do século XVIII, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). No acervo preservado está a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Assunção, restaurada em 2006. A igreja é a mais antiga do Estado, construída entre 1690 e 1700, um dos principais pontos turísticos da região. Outra parada obrigatória é a Igreja do Céu. Localizada no ponto mais alto da cidade, tem uma capela dedicada a Nossa Senhora das Vitórias. Para chegar ao local a escolha fica a critério do turista, de carro ou a pé pelos 334 degraus que dão acesso ao santuário. Outro local de destaque é o Teatro D. Pedro II. Construído em 1909, é um dos mais antigos do Estado e se destaca como um imponente monumento da cidade. Conserva muito da sua arquitetura original e está no conjunto eclético dos imóveis tombados.

Uma visita ao Casarão dos Sabores também é imperdível. O local fica no Centro de Viçosa e lá são vendidos mais de 70 sabores licores e cachaças artesanais, além de doces, biscoitinhos, sequilhos e petas. O local é administrado por Dona Terezinha, esposa do já falecido Alfredo Miranda.



Saiba mais sobre o que fazer em Viçosa do Ceará

Escolha as suas opções e divirta-se!

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Assunção

IGREJA MATRIZ DE NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO

Aprecie a arquitetura da mais antiga igreja do Estado, construída entre 1690 e 1700, um dos principais pontos turísticos da região.

Igreja do Céu

IGREJA DO CÉU

Suba os 334 degraus que dão acesso ao santuário e se depare com uma vista sensacional.

Casarão dos Sabores

CASARÃO DOS SABORES

Experimente alguns dos 70 sabores de licores e cachaças produzidas artesanalmente.

Teatro D. Pedro II

TEATRO D. PEDRO II

Aprecie os destalhes arquitetônicos do Teatro D. Pedro II, um dos mais antigos do Estado.

Casarão arquitetônico do Centro

CASARÃO ARQUITETÔNICO DO CENTRO

Conheça um pouco mais da história do município a partir dos casarões arquitetônicos.

Mirante

MIRANTE

Localizado ao lado da Igreja do Céu, o aparelho oferece uma vista incrível da cidade.

Onde Ficar?

Pousada Sítio Ipê

Endereço: Rodovia CE 187, Km 2 - Zona Rural

Contato:(88) 99742-7777

Pousada Serra Verde

Endereço: Rodovia CR 232, Km 1, s/n - Igreja do Céu, Viçosa do Ceará

Contato:(88) 99677.3699 / 3632.1076

Pousada Nativa

Endereço: Sítio Delgada - Zona Rural, Viçosa do Ceará - CE, 62300-970

Contato: (88) 99954-0014

Onde Comer?

Restaurante do Mirante do Céu

Localizado no Mirante do Céu

Contato: (88) 36321109

Churrascaria Frango na Brasa - Churrascaria

Endereço: CE-187, s/n - Zona Rural, Viçosa do Ceará

Telefone:(88) 99922-7213

Tianguá

Em Tianguá, localizada a 310 km de Fortaleza, a natureza é um convite ao ecoturismo. A cidade possui espaços que propiciam o contato com a flora da região, como trilhas, mirantes, bicas e cachoeiras. Para que curte esportes, há atrações que permitem a prática de esportes radicais. O Sítio Bosco e Espaço Roots são dois espaços que possuem camping para a prática de esportes radicais.

Com uma vista panorâmica de tirar o fôlego e uma altitude de mais de 700 metros em relação ao nível do mar, os espaços são ótimos cenários para a prática do voo livre, parapente e asa delta. Além da prática de esportes, as belezas naturais também são parada obrigatória para os visitantes. Começando o passeio pela Cachoeira Sete Quedas. O local, que fica a 5 km da sede do município, possui uma paisagem exuberante, com sete quedas d’água, uma sobre a outra, que formam piscinas naturais. A Cachoeira Cana Verde também é outra boa opção de lazer. Localizada a 16Km da sede do município, a queda d´água se desprende a 30 metros de altura e proporciona uma vista espetacular.

Outra dica é visitar as feiras de artesanato. Elas acontecem diariamente e em alguns pontos da cidade, como no terminal rodoviário do município e em sítios privativos. Entre os produtos estão artesanato em barro, bolsas e chapéus de palha, mobília, redes, camisetas, almofadas, além de outros souvenirs, além de quitutes, como rapadura, doces da região, suspiro e cachaça. Além de todas as atrações, Tianguá dispõe de uma rede hoteleira bem estruturada e ótimas opções para quem quer apreciar uma gastronomia diversificada.

Trilhas, cachoeiras, construções históricas compõem a vista da bela cidade


Saiba mais sobre o que fazer em Tianguá

Escolha as suas opções e divirta-se!

Prática de esportes radicais

PRÁTICA DE ESPORTES RADICAIS

Sítios e campings propiciam a prática de esportes como voo livre, asa delta e parapente.

Banho de cachoeira

BANHO DE CACHOEIRA

Que tal um banho delicioso para relaxar? O banho na Cachoeira Sete Quedas e Cachoeira Cana Verde pode ser o que você precisa para descansar.

Feira de artesanato

FEIRA DE ARTESANATO

Conheça mais da arte cearense das peças produzidas em palha, madeira e barro, feitas com cuidado e primor.


Onde Ficar?

Hotel Penerô Xerém

Endereço: Av Enfermeiro Jose Evangelista, 913 - BR 222 Km 314

Contato: 88 3671.2908 / 88 999752.1332

Serra Grande Hotel

Endereço: Rodovia BR-222, Km 311, Tianguá - CE, 62320-000

Telefone:(88) 3671-1818

Hannover Flat Hotel

Endereço: R. Oscár Nunes, 282 - Lions Club, Tianguá - CE, 62320-000

Telefone:(88) 3671-2324

Diamore Motel

Endereço: Sítio Cacimbas S/N.

Telefone: 88 3671 3612

Hotel Love Time

Endereço: Estrada para o Sítio São João

Telefone: 88 99280 0970

Onde Comer?

Restaurante Delícias do Mar

Endereço: Rodovia CE-222, 20 - Bairro da Rodoviária, Tianguá

Telefone:(88) 999417-1404

Restaurante Sítio do Bosco

Endereço: BR 222, Km 306, s/n, Tianguá

Telefone:(88) 99444-8967

Casa do Chocolate li

Endereço: Travessa Do Mercado Novo, 27, Centro

Baiuca Drinks

Endereço: Avenida Prefeito Jacques Nunes

https://www.facebook.com/BaiucaDrinks/

Ipu

Eternizada no romance "Iracema" do escritor cearense José de Alencar, a cidade de Ipu se destaca como um dos redutos de belezas naturais do Ceará. O município está localizado a 294 km de Fortaleza e fica no sopé da Serra da Ibiapaba. A temperatura varia de 25ºc a 30ºC. A cidade é um convite ao ecoturismo: bicas, cachoeiras, açudes e riachos. Entre os principais pontos turísticos da localidade está a Bica de Ipu. Com uma queda d´água de 180 metros, a atração é um dos locais mais privilegiados para a prática de rapel e, de quebra, um banho refrescante. A Igreja Nossa Senhora do Desterro, conhecida como Igrejinha do Quadro, também é uma parada obrigatória para os turistas que passeiam pela região. O templo foi construído em 1765, e guarda detalhes da época da sua construção. Outro monumento é a Estação Ferroviária de 1894, que fazia parte do conjunto arquitetônico da Estrada de Ferro do município de Sobral. Para fechar, a dica é conhecer um pouco mais do artesanato local nas lojinhas que ficam localizadas no Centro de Ipu.

Eternizada no romance "Iracema" de José de Alencar, a cidade de Ipu se destaca como um dos redutos de belezas naturais do Ceará


Saiba mais sobre o que fazer em Ipu

Escolha as suas opções e divirta-se!

Igreja Nossa Senhora do Desterro

IGREJA NOSSA SENHORA DO DESTERRO

Conhecida como Igrejinha do Quadro, também é uma parada obrigatória para os turistas que passeiam pela região.

Bica de Ipu

BICA DE IPU

Além de conhecer o santuário, os visitantes conhecem a famosa estátua de São Francisco de Assis, monumento de destaque no município.

Estação Ferroviária

ESTAÇÃO FERROVIÁRIA

Construída em 1894, o local preserva as características da época, um convite a conhecer a história do município.

Artesanato

ARTESANATO

A dica é conhecer um pouco mais da arte do município nas lojinhas de artesanato localizadas no Centro da cidade.

Esporte radical

ESPORTE RADICAL

A queda d´água de 180 metros da Bica do Ipu é ótimo para a prática de esportes, como o rapel.

Praça de Iracema

PRAÇA DE IRACEMA

Praça leva o nome da famosa personagem de José de Alencar e é uma boa opção para quem busca tranquilidade.


Onde Comer?

Restaurante da Bica de Ipu

Localizado bem próximo a Bica de Ipu, altura do Riacho Ipuçaba. local oferece petiscos e pratos.

Churrascaria São Pedro

Ce 032 S/N.

Tel.: (88) 3683.2310 / (88) 3683.1771

Onde Ficar?

Pousada Queda d´água

Rua Coronel Félix, 897

telefone: (88) 3683.1885

Pousada Nosso Recanto

Rua Cel Felix, 1379 - Centro

Pousada São Pedro

Av. Ceará, 2555

Telefone: (88) 3683.2310

Download

Baixe o aplicativo Ceará Turismo.