É possível correr atrás do prejuízo e adquirir um corpo em forma sem trazer riscos para a saúde? Dietas loucas que prometem reduzir quilos do peso corporal em poucos dias viram sucesso entre as celebridades e se espalham via web. Mas elas são as melhores opções?
Quem não conhece medidas desesperadas e perigosas que “bombam” por aí e prometem “secar” o corpo em poucos dias? Tem a dieta de Beverly Hills, que prega só fruta por 10 dias e promete a silhueta da Victoria Beckham. A do tipo sanguíneo, com carne liberada para quem tem tipo O, o suposto sangue dos caçadores ancestrais. A do Dr. Atkins, a qual controla carboidratos, enquanto libera geral proteínas e gorduras. Além da dieta da sopa, da proteína, da papinha de bebê etc.

“A reeducação alimentar, feita de maneira individualizada com o auxilio de um profissional nutricionista, não é vilã e sim uma importante aliada de quem quer entrar em forma com saúde”.
Mariana Rebouças, nutricionista
Com diferentes nomes e técnicas, os regimes milagrosos possuem alguns fatores em comum: asseguram uma considerável perda de peso em curto espaço de tempo, exigem restrições de grupos alimentares, como os carboidratos, ou impõem o consumo repetitivo de consistências ou alimentos permitidos. Para a nutricionista Mariana Rebouças, obter o peso ideal de maneira saudável não significa cortar grupos inteiros de alimentos e sim diminuir e distribuir as porções consumidas ao longo do dia.