Diário do Nordeste Plus

Sarada em tempo mágico?

Dietas relâmpagos, apesar de atraentes, não compensam. Profissionais ensinam a fugir das ciladas e encarar o que realmente vale a pena

Publicidade

É possível correr atrás do prejuízo e adquirir um corpo em forma sem trazer riscos para a saúde? Dietas loucas que prometem reduzir quilos do peso corporal em poucos dias viram sucesso entre as celebridades e se espalham via web. Mas elas são as melhores opções?

Quem não conhece medidas desesperadas e perigosas que “bombam” por aí e prometem “secar” o corpo em poucos dias? Tem a dieta de Beverly Hills, que prega só fruta por 10 dias e promete a silhueta da Victoria Beckham. A do tipo sanguíneo, com carne liberada para quem tem tipo O, o suposto sangue dos caçadores ancestrais. A do Dr. Atkins, a qual controla carboidratos, enquanto libera geral proteínas e gorduras. Além da dieta da sopa, da proteína, da papinha de bebê etc.

Peça Fácil

“A reeducação alimentar, feita de maneira individualizada com o auxilio de um profissional nutricionista, não é vilã e sim uma importante aliada de quem quer entrar em forma com saúde”.

Mariana Rebouças, nutricionista

Com diferentes nomes e técnicas, os regimes milagrosos possuem alguns fatores em comum: asseguram uma considerável perda de peso em curto espaço de tempo, exigem restrições de grupos alimentares, como os carboidratos, ou impõem o consumo repetitivo de consistências ou alimentos permitidos. Para a nutricionista Mariana Rebouças, obter o peso ideal de maneira saudável não significa cortar grupos inteiros de alimentos e sim diminuir e distribuir as porções consumidas ao longo do dia.

Calcule seu peso ideal

O Índice de Massa Corporal (IMC) é o padrão pelo qual você pode ver se seus níveis de peso e altura estão dentro do recomendado pela Organização Mundial de Saúde.

A fórmula é simples: chega-se ao resultado dividindo o peso da pessoa em quilos pela altura em centímetros, elevada ao quadrado.

Preencha agora os campos a seguir com seus dados e confira seu peso ideal.



Refeição saudável

Mariana é contra restrições. Segundo a nutricionista, especialista em transtornos alimentares, qualquer tipo de restrição pode levar à compulsão. O que seria um verdadeiro desastre para quem quer dar o primeiro passo. Ela nos ensina como montar um prato saudável e bem apetitoso.


Alimentos calóricos, que devem ser consumidos com moderação (1 a 2 porções diarias)

Alimentos ricos em proteínas de fonte animal, além de ferro,zinco e vitaminas

Alimentos com funções plásticas de fonte animal e vegetal

Fontes antioxidantes, substâncias que protegem o organismo dos radicais livres

O consumo aumenta os níveis de serotonina no cérebro

O ideal é nunca consumir líquidos durante as refeições, principalmente refrigerantes, que contêm uma grande quantidade de calorias e um baixíssimo valor nutricional. Mesmo as versões diet e light têm diversos aditivos químicos que são maléficos à saúde. Os líquidos consumidos juntamente com a comida interferem na digestão, diluindo o suco gástrico, atrapalhando a ação de enzimas importantes e comprometendo todo o processo digestivo.

Não adianta justificar que as bebidas ajudam a “lubrificar e empurrar” a comida para o estômago. Essa é a função da saliva, produzida naturalmente quando se mastiga bem os alimentos, outro hábito saudável que ajuda a prevenir uma série de doenças digestivas. Aumente seu consumo de líquidos (principalmente água) durante o restante do dia, reservando o horário das refeições exclusivamente para a comida.

Não adianta justificar que as bebidas ajudam a “lubrificar e empurrar” a comida para o estômago. Essa é a função da saliva, produzida naturalmente quando se mastiga bem os alimentos, outro hábito saudável que ajuda a prevenir uma série de doenças digestivas

Fracionando suas refeições, consumindo uma alimentação variada e colorida e não exagerando nas porções você está renovando o compromisso com a sua saúde! Alimentar-se corretamente é fácil: basta saber fazer as escolhas certas no dia a dia.

Estimular a fome também é importante. Faça entre seis a oito refeições ao longo do dia, sempre a cada três horas. Nos intervalos entre café da manhã, almoço e jantar, aposte em frutas mais calóricas (caqui, abacate e manga). Ou em lanches com pão integral com frios magros.

Lanchinho

Nos intervalos entre as refeições, o ideal é apostar em lanches mais calóricos Foto: Daniel Aragão

Projeto Formatura

Laís Monique Gomes, 27, encontrou força de vontade, foco e determinação para virar o jogo e passar a se sentir melhor consigo mesma. A agrônoma, que já tinha feito inúmeras tentativas para emagrecer no passado, decidiu mudar de time de vez quando o sobrepeso começou a afetar a qualidade de vida. “Subia uma escada e ficava cansada. Percebi que era hora de acordar. Isso começou a incomodar porque não conseguia fazer o que tinha vontade. Tudo piora com excesso de peso. Até o sono fica ruim”, enumera. “A partir do momento em que começou a interferir na minha saúde, precisei buscar o meu melhor.”

Laís Monique

Laís Monique buscou ajuda de uma nutricionista, reeducou a alimentação e começou a fazer exercícios físicos Foto: Bruno Gomes

Magra na adolescência, Laís conta que começou a engordar quando passou a tomar remédios para controlar a ansiedade. “ Foi daí que desencadeou meu problema. O remédio controla sua ansiedade, melhora a qualidade do sono , porém aumenta o apetite e não te dá vontade de fazer exercícios. Fiquei sedentária.”

Laís buscou ajuda de uma nutricionista, reeducou a alimentação e começou a fazer exercícios físicos. Perdeu 7kg em cinco meses sem precisar recorrer a dietas restritivas, remédios inibidores de apetite ou sentir fome. "Emagrecer era uma questão de autoestima. Foi uma mudança na minha vida. Sinto-me melhor, uma outra pessoa”, sorri.

“Com os preparativos para formatura, a ansiedade estava me sufocando. Trabalho de conclusão de curso, provas, artigos e prazos me tomavam todo o tempo, e além disso, não me sentia bem diante o espelho. E no fim recorria aos controladores de ansiedade”.

Para perder peso, a agrônoma diz que o segredo é não fazer restrições. E sim melhores escolhas. “Incluí frutas, verduras, integrais, linhaça e aveia em vitaminas de frutas. Dei preferência a alimentos cozidos e não fritos e menos gordurosos. Comecei a tomar chás (verde, mate, erva-doce, camomila, etc) entre as refeições. E a água passou a estar sempre presente. No mínimo dois litros por dia. A única coisa que aboli da minha vida foi o refrigerante. E, claro, treino sempre. Mesmo quando a preguiça bate na porta. Não é questão de escolha, é uma necessidade e tem que ser uma rotina”, explica.

Mamãe em forma

Quem olha para as formas definidas de Luana Mayara Gomes, 28, não imagina que, há apenas 10 meses, a empresária viveu a experiência única da gestação. Um momento difícil para muitas mulheres quando tentam manter a dieta controlada. Fatores hormonais, liberação de substâncias prazerosas pelo alimento e aspectos emocionais estão envolvidos nesse despertar de apetites.

Adepta do estilo saudável de vida, ela garante que teve muitos desejos durante a gravidez do primogênito Apolo, e não se privou das delícias, mas manteve uma dieta bastante equilibrada. Mayara conseguiu malhar até a última semana da gestação. “Tive desejos de comer pizza, sanduíches e outras besteiras”, conta. Ela engordou apenas 12 quilos durante a gravidez.

Mamãe em forma

Logo após o nascimento do filho, Mayara não deixou de cuidar da sua saúde e do seu corpo Foto: Bruno Gomes

Além da malhação orientada, Mayara foi acompanhada por uma nutricionista e incluiu exercícios para fortalecer suas articulações na sua rotina. “O importante é não relaxar. Mesmo depois de ser mãe, continuamos a ser mulheres e devemos estar de bem com a vida. A alimentação saudável, os exercícios complementares deixam nosso corpo são. Apostei em atividades mais leves, como caminhar e andar de bicicleta. Além dessas duas medidas, amamentar também ajudou bastante, pois queima muitas calorias”, completa.

Aperte o Start

A atividade física e a dieta têm de andar juntas. Isso acelera a queima de gordura, ajuda a firmar os músculos e definir os contornos do corpo, avalia o treinador físico Inácio Rodrigues. A atuação do profissional de Educação Física é fundamental para auxiliar o aluno a atingir os resultados almejados, assim como motivá-lo e incentivá-lo a ser um indivíduo ativo.

Uma área de atuação do profissional é como personal trainer, acompanhando individualmente o aluno, montado um treino específico, com metas atingíveis, bom planejamento e periodização de acordo com os objetivos e a disposição para ajustá-lo sempre que necessário.

Aperte o Start

A atuação do profissional de Educação Física é fundamental para auxiliar o aluno a atingir os resultados almejados Foto: Bruno Gomes

O personal trainer para alunos patológicos ou considerados de risco, é uma boa opção, pois diminui risco de lesões osteo-articulares (uma vez que ele acompanha lado a lado a execução dos movimentos), riscos cardiovasculares (controlando variáveis continuamente como frequência cardíaca e pressão arterial) e até mesmo a glicemia, sempre que necessário.

Para o treinador é importante realizar, antes de tudo, uma avaliação física (teste de flexibilidade, força muscular, composição corporal e teste ergométrico - avalia o esforço do coração em condições de estresse). Esse passo irá avaliar sua condição física atual e ajudará a traçar as metas pessoais.

Segundo Inácio Rodrigues, é essencial que o aluno estabeleça metas realistas, alcançáveis e mensuráveis a curto (1 a 3 meses), médio (4 a 7 meses) e longo prazo (1 a 2 anos). “Atingir e perceber os benefícios associado à atividade física é a forma mais motivadora de manter as mudanças”, indica.

Treino turbinado

O personal trainer Inácio Rodrigues montou um programa que combina exercício aeróbico e localizado para acelerar o metabolismo e levantar o bumbum. Prático, pode ser feito tanto na academia quanto ao ar livre. Assim, não há desculpa para não entrar em forma.


Treino

Semana 1

30 minutos de caminhada (três a cinco vezes por semana): alterne 2 minutos em ritmo moderado e 3 minutos rápido, de preferência em percurso com subidas. Na esteira, use inclinação de 3 para mais.

Semana 2

Caminhada (três a cinco vezes por semana) + localizada (duas a três vezes por semana). Localizada: 20 a 30 segundos de prancha isométrica + 10 agachamentos + 12 elevações de panturrilhas + 30 segundos de elevação pélvica + 12 afundos alternados (seis com cada perna).

Semana 3

Quarenta minutos de caminhada + trote (três vezes por semana): alterne 3 minutos de caminhada moderada e 1 minuto de trote. À medida que ficar fácil, acrescente 30 segundos de trote e diminua a caminhada, até completar o tempo total.