ESPIRITUALIDADE Viagem na religiosidade humana

A busca do homem por uma compreensão e equilíbrio do ser: do judaísmo ao cristianismo; das filosofias budistas aos cultos africanos. Confira a primeira parte da reportagem com cristãos e judeus

publicidade
publicidade

Diário Plus

Durante os milhares de anos da história humana, a busca de Deus ou por uma “força superior” que encontre o equilíbrio entre o ser e o Universo, por parte do homem, tem tomado muitos rumos. O resultado é essa enorme diversidade de expressões religiosas que se vê, desde a infindável variedade do espiritismo, candomblé e umbanda, às filosofias orientais do budismo ao monoteísmo do judaísmo e da cristandade. Confira a primeira parte do nosso especial.

Cristianismo, Em nome do Pai, do filho e do Espírito Santo

O cristianismo é praticado atualmente por pelo menos um terço da população mundial, o que faz da religião a maior do mundo em número de fiéis, segundo dados da pesquisa realizada pela fundação americana Pew Research Center’s Forum on Religion and Public Life, com base em dados recolhidos durante o ano de 2011.

Em números, são aproximadamente 2,3 bilhões de pessoas espalhadas pelo mundo que compartilham crenças sobre Deus e o lugar dos humanos no Universo.

O cristianismo surgiu na Palestina, no primeiro século depois de Cristo. Seus alicerces são fundamentados nos ensinamentos de Jesus Cristo (4 a.C - 29 d.C). No entanto, 2 mil anos depois de seu nascimento, o mundo experimenta várias formas de cristianismo divididas em diferentes denominações. A maior divisão existe entre ortodoxos, também conhecidos como cristãos do Oriente, e os cristãos do Ocidente, que por sua vez também se subdividiram entre cristãos católicos e protestantes.

Personagens do Cristianismo

Arraste para ver mais >>

Jesus, Filho de Deus, concebido por Maria, nasceu por volta de 5 a.C. e pregou exclusivamente na Palestina. Morreu na cruz em torno de 30 d.C.

Os apóstolos: Além de Pedro que, foi o primeiro papa da Igreja Católica, o grupo dos apóstolos que conviveram com Jesus era formado por 12 evangelistas.

Catolicismo

Considerada a religião que tem maior número de adeptos no Brasil, o Catolicismo é uma das vertentes do Cristianismo. Baseia-se na crença de que Jesus foi o Messias, enviado à Terra para redimir a humanidade e restabelecer nosso laço de união com Deus, surgindo o Novo Testamento, ou Nova Aliança.

Um dos mais importantes preceitos católicos é o conceito de Trindade, ou seja, do Deus Pai, do Deus Filho (Jesus Cristo) e do Espírito Santo. Estes três seres seriam ao mesmo tempo um só.

Católicos Honório Barbosa

Foto: Honório Barbosa

Existem os chamados Mistérios Principais da Fé, os quais constituem os dois mais importantes pilares do Catolicismo. Eles são: a Unidade e a Trindade de Deus, a Encarnação, a Paixão e a Morte de Jesus. O Catolicismo é uma doutrina ligada ao Judaísmo. Seu livro sagrado é a Bíblia, dividida em Velho e Novo Testamento.

Do Velho Testamento, que corresponde ao período anterior ao nascimento de Jesus, o Catolicismo aproveita não somente o Pentateuco, mas também agrega os chamados livros “deuterocanônicos”, que são: Tobias, Judite, Sabedoria, Eclesiástico, Baruque, Macabeus e alguns capítulos de Daniel e Ester.

Responsável pela Paróquia Senhor do Bonfim, padre Gilson Soares, conta como a igreja do primeiro século se dividiu entre católicos e ortodoxos.

“O termo “católico” significa universal, e a primeira vez em que foi usado para qualificar a Igreja foi no ano 105 d.C., em uma carta de Santo Inácio, então Bispo de Antioquia. No século 2 da Era Cristã, o termo voltou a ser usado em inúmeros documentos, traduzindo a ideia de que a fé cristã já se achava disseminada por todo o planeta. No século 4 d.C., Santo Agostinho usou a designação “católica” para diferenciar a doutrina “verdadeira” das outras seitas de fundamentação cristã que começavam a surgir. Mas foi somente no século 16, após o Concílio de Trento (1571), que a expressão “Igreja Católica” passou a designar exclusivamente a Igreja que tem seu centro no Vaticano”, explica.

Hierarquia da Igreja Católica

Papa

Considerado sucessor de São Pedro, o Bispo de Roma também é chefe de estado do Vaticano e líder mundial da Igreja Católica. É eleito pelo Colégio de Cardeais e possui mandato vitalício.

Cardeais

São colaboradores e conselheiros imediatos do Papa, e servem como enviados, chefes de congregações e tribunais da Cúria Romana.

Bispo

Considerados os sucessores dos Apóstolos, aos quais Jesus confiou a tríplice missão de magistério, ordem e jurisdição. São nomeados pelo Papa, recebendo jurisdição ordinária sobre os fiéis de sua diocese ou Circunscrição Eclesiástica, composta por paróquias.

Padres

Também chamados de Presbíteros, normalmente são os responsáveis por uma paróquia da diocese e por auxiliar o Bispo naquilo que for necessário para a administração da diocese.

Diáconos

São os auxiliares dos bispos e dos padres. Recebem o primeiro grau do Sacramento da Ordem. Não exercem a função do sacerdote, mas praticam o serviço da caridade e da proclamação da Palavra. Geralmente recebem este título aqueles que estão no último ano de estudo para se tornar Padre, mas nem todo diácono vai ser padre.

Atualmente, com base dos dados do Censo de 2010, realizado pelo IBGE, o catolicismo continua sendo a religião majoritária do dado Brasil, envolvendo cerca de 123 milhões de membros, 64,6%, ou seja, dois em cada três brasileiros se declaram católicos.

“A igreja tem procurado estar mais próximo das pessoas, das comunidades. Somos orientados a sair da igreja e ir para o mundo, acolher as diferenças, cultivar o respeito e dialogar com essas ideologias. O Reino de Deus é para todos”. completa o pároco.

Os sacramentos

1º Batismo - sacramento inicial que abre as portas da vida cristã ao batizando

2º Crisma ou Confirmação - Espécie de reafirmação dos ideais cristãos

3º Eucaristia - Ingestão física da hóstia, que representa o corpo de Jesus Cristo e o vinho, que representa o sangue de Cristo

4º Penitência - Sacramento que dá ao cristão católico a oportunidade de reconhecer as suas faltas e, se delas estiver arrependido, ser perdoado por Deus

5º Unção dos enfermos - auxilia na luta contra a doença e prepara o caminho do enfermo para a vida ao lado de Deus na eternidade

6º Matrimônio - Para os fiéis que decidem constituir uma união estável com o propósito de formarem uma vida a dois bem-sucedida

7º Sacramento da ordem - Para os que optam por uma vida celibatária para viver e dedicar seu tempo e serviços a Deus recebe o sacramento especial da Ordem

Padre Gilson

Foto: Natinho Rodrigues

O Papa

O papa é o representante visível de Jesus Cristo na terra. O papa é o pai da Igreja Católica. Ele é escolhido pelos cardeais. Cabe a ele dizer se aceita ou não a função.

A importância de Maria

Escolhida para ser a mãe de Jesus, segundo o Concílio Vaticano II, Maria é " para nós mãe na ordem da graça". O mesmo documento também destaca a importância de Maria como mãe de todos os crentes. Por fim, o Concílio definiu Maria: "Esta maternidade de Maria na economia da graça perdura sem interrupção, desde o consentimento, que fielmente deu na Anunciação e que manteve inabalável junto à cruz, até a consumação eterna de todos os eleitos".

Evangélicos: a salvação pela Fé

A origem das igrejas evangélicas remota ao século 16 na decisão de homens como o monge Martin Lutero e o teólogo João Calvino em romper com a Igreja Católica. O primeiro, por não concordar com o pagamento das indulgências, ou seja a possibilidade de comprar o perdão divino. Lutero defendia a fé como elemento fundamental para a salvação do indivíduo. Calvino lutou por uma reforma na organização e nos ritos católicos. Um movimento conhecido como protestantismo de onde derivam a maioria dos evangélicos de hoje.

Assembléia de Deus Batismo

Foto: Alex Pimentel

Em 1519, Lutero afastou-se definitivamente do Catolicismo ao negar o primado do papa. Excomungado pela igreja, Lutero conquistou a atenção e simpatia de diferentes setores da nobreza e dos camponeses fundando o luteranismo.

Difundido inicialmente na Alemanha, os reformistas traduziram a Bíblia para o alemão, aboliram a confissão obrigatória, o culto aos santos, o jejum e a obrigação de não poder constituir uma família por normas da igreja. O pastor Alex Santos, assessor de imprensa da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil, explica que a conduta evangélica é voltada essencialmente ao temor a Deus e ao arrependimento de práticas mundanas. “Para os protestantes ou evangélicos, a salvação é dada mediante a graça e bondade de Deus, e cada pessoa pode se relacionar diretamente com seu Criador, sem a necessidade de um intermediário. Os fiéis aceitam os sacramentos do batismo e da eucaristia, celebram Natal, Páscoa, Pentecostes e as demais festividades cristãs. Também há comemorações particulares a cada uma delas, como o Dia de Ação de Graças, celebrado pelos luteranos, e o Dia do Pastor, comemorado pelos pentecostais”.

Pastor Alex Santos

Foto: Bruno Gomes

No Brasil, o protestantismo veio com a invasão holandesa entre os anos de 1624 e 1625, sendo propagado principalmente entre os índios.

O Pastor Alex relembra a história de como a maior igreja, em número de adeptos no Brasil, se instalou em terras brasileiras e rapidamente expandiu seu ministério. “ Era 1910 quando os suecos Daniel Berg e Gunnar Vingren receberam a missão de pregar o evangelho num lugar chamado Pará. Foram quatorze dias de barco dos Estados Unidos onde moravam até chegar a Belém, no estado do Pará, pelas margens da baía do Guajará. Um grupo de fiéis da Igreja Batista recebeu os missionários e no ano seguinte os dois fundaram a Assembleia de Deus. A capital paraense foi o ponto de partida de um processo de evangelização que se espalhou rapidamente pelo interior. Atualmente são 110 mil igrejas no Brasil, frequentadas por 12 milhões de fiéis e inúmeras obras sociais.São evangélicos do ramo petencostal que acreditam no poder do espirito santo”.

Hierarquia da Igreja Evangélica

Pastor

É o representante legal da instituição e líder espiritual da Igreja. Há, porem outros obreiros que se encontram na função pastoral, são os pastores auxiliares e dirigente de congregações.

Evangelista

A função do Evangelista é pregar as boas novas, é cumprir o “Ide” do Senhor Jesus. É auxiliar e representante do Pastor nas suas funções.

Presbítero

É o auxiliar do Pastor no altar.

Diácono

Este obreiro trabalha seguindo o principio do “servir”. É a pessoa responsável pelo serviço de ordem pratica da igreja.

Cooperador

Não diferente do Diácono, este auxilia nos serviços de ordem prática na Igreja, atendendo as necessidades do cotidiano.

Pesquisas recentes mostram o crescimento do protestantismo no Brasil: em 1970, o Censo do IBGE registrava cerca de 4,8 milhões de evangélicos; em 1980, eram 7,9 milhões; em 1991, 13,7 milhões; em 2000, 26,1 milhões e, em 2010 42,3 milhões. Segundo o IBGE, se esse crescimento se mantiver estável ao longo dos anos, em 2020 metade da população brasileira será evangélica.

Judaísmo: os pilares da fé

“Dê a seu filho raízes. Mais tarde, asas.” (provérbio judaico)

Considerada a principal entre as religiões monoteístas e diferente de outras culturas e religiões, o judaísmo tem suas raízes na história, não na mitologia.

O povo judeu descende de um antigo ramo de raça semítica, de língua hebraica. Reza o Velho Testamento que uns 4.000 anos atrás, Abraão recebeu uma sinal de Deus para abandonar o politeísmo para viver em Canaã, atual Palestina, com a promessa de que seus descendentes dariam origem ali a uma grande nação. Governados por patriarcas, os hebreus viveram na Palestina durante três séculos. Os principais patriarcas hebreus, foram Abraão, Isaac, Jacó (também chamado Israel), Moisés e Josué. A partir deles os judeus traçam uma linha de descendentes e iniciam sua saga pela história.

Sabath

O sétimo dia da semana judaica (pôr do sol de sexta-feira ao pôr do sol de sábado) é encarado como santificando a semana. A observância especial desse dia é parte essencial da adoração. Os judeus vão às sinagogas para cumprir as liturgias de leitura da Torá e orações de agradecimento.

Iom Kipur

Dia de Expiação, festividade solene caraterizada por jejum e auto - exame. Culmina os dez dias de penitência que começam com Rosh Hashanah, o Ano- Novo Judaico, que cai em setembro, segundo o calendário judaico secular.

Sucot

Festividade das Tendas, Tabernáculos ou Recolhimento. Comemora-se a colheita e o fim da maior parte do ano agrícola. Realizada em outubro.

Hanucah

Festividade da Dedicação. Tradicionalmente realizada em dezembro se comemora a restauração, pelos macabeus, da independência judaica da dominação siro-grega e a rededicação do templo em Jerusalém. Em geral, os judeus acendem velas por oito dias.

Rosh Hashaná

Ano-Novo judaico.

Pesach

Páscoa. Instituída para comemorar a libertação de Israel do cativeiro no Egito. É a maior e mais antiga festividade judaica. Realizada em 14 de nisã (calendário judaico), em geral cai no fim de março ou começo de abril. Todas as famílias judaicas se reúnem para participar da refeição da Páscoa, ou Seder. Nos sete dias seguintes, não é permitido comer fermento.

Purim

Festividade das Sortes. Celebrada em fins de fevereiro ou no início de março em comemoração à libertação dos judeus na Pérsia, no quinto século antes da era Cristã.

Para Roberto Cosme, cofundador da Sociedade Sefardita do Ceará, “a história do povo judeu começou quando Abraão compreendeu que só existia um Deus capaz de reger todos os povos, histórias, nações e que ele queria que as pessoas fossem éticas e boas”, ressalta o judeu.

A tradição judaica defende que a origem deles dá-se com a libertação dos filhos de Israel da terra do Egito pelas mãos do profeta Moisés. Essa saída em massa, marca um rito sagrado e tradicional para os judeus, conhecida como Êxodo. A partir desse evento surge a noção de nação, fundamentada nos preceitos tribais e na crença monoteísta.

Judaismo

Foto: Erika Fonseca

Os judeus tradicionais falam hoje a língua judaica ou língua sagrada. Muito mais do que uma religião, ser judeu é pertencer a um estilo de vida. O Deus apresentado pelo Judaísmo é uma entidade viva, vibrante, transcendente, onipotente e justa. Não é uma religião de conversão; efetivamente respeita a pluralidade religiosa, desde que não venha a ferir os preceitos do judaísmo.

“A prática da religião está presente no dia a dia do judeu com especial atenção à sua alimentação, que dever ser livre de substâncias consideradas impuras; para tanto, é adotado um cardápio específico, denominado kosher. O Shabat, ou dia do descanso, também é fielmente seguido do pôr do sol da sexta-feira até o pôr do sol do sábado, celebrado com orações, leituras e liturgias na Sinagoga, o templo judaico. Atualmente a comunidade judaica mundial é estimada em cerca de 18 milhões de pessoas representando 0,3% da atual estimada população mundial. No Brasil, vivem cerca de 110 mil judeus”, completa Roberto.

Com o objetivo de perpetuar as tradições judaicas e resgatar a identidade dos judeus dispersos no estado do Ceará, surge em 1992 a Sociedade Israelita Sefardita do Ceará agregando não só os descendentes desses que sofreram a dispersão mas também judeus que nasceram dentro da cultura e fé judaica sefaradi tradicionais. Tendo como direcionamento a linha ortodoxa, os membros da Sisec buscam seguir as leis da Torá (Pentateuco, Livro Sagrado outorgado aos judeus no Monte Sinai por meio do profeta Moisés). “Queremos chamar atenção dos cearenses para que busquem suas origens judaicas e se interessem pela história do povo judeu no Ceará. Na história muitas coisas acontecem, outras, nós temos que fazê-las acontecer”, completa o judeu.