Diário do Nordeste Plus

Youtubers de destaque

Cearenses se destacam no canal de vídeos mais famoso do mundo. Conheça quem são eles e como você também pode se consagrar

Publicidade

O YouTube é o site mais acessado pelos brasileiros para consumo de vídeos. É o que diz o relatório de pesquisas Video Viewers 2015 do Google Brasil. De acordo com a pesquisa, o consumo dessa plataforma faz parte da rotina de 69% das pessoas que assistem TV no País. Dessas, 95% utilizam o site. Esse engajamento dos espectadores brasileiros nas plataformas digitais justifica o sucesso dos youtubers, usuários que gostam de se comunicar através de vídeos postados no YouTube. No mundo inteiro, jovens se destacam com seus canais irreverentes e inusitados, como o sueco Felix Arvid, do canal PewDiePie, os grupos brasileiros Porta dos Fundos e Galo Frito, entre muitos outros.

[ Ranking: 10 youtubers mais vistos do Brasil em 2015 ]

  • inscritos
  • visualizações
  • tipo

* Números são do ranking do Social Blade e foram divulgados pela Business Insider

No Ceará, jovens também fazem parte desse grupo de usuários que se destacam no mundo do YouTube. Conheça alguns desses nomes



Xafurdaria

Com mais de 600 mil inscritos e contabilizando 32 milhões de visualizações, o Xafurdaria é um dos grandes destaques quando o assunto é youtubers no Ceará! O canal foi pensado e formulado por Kaio Oliveira, cearense, natural de Aracati, interior do Ceará. Tudo começou em 2009, quando Kaio se aventurou a fazer vídeos para a internet, após ganhar um concurso nacional com o vídeo mais votado entre mais de 10 mil concorrentes. A partir daí, pegou gosto pela coisa e, posteriormente, criou o grupo humorístico Xafurdaria e, em 2012, criou o canal de mesmo nome no YouTube.


Xafurdaria

O canal, que tem como público alvo os jovens, aborda diferentes assuntos do mundo teen de maneira curiosa, como a volta à escola, primeiro beijo, tarefas rotineiras, relação entre mãe e filho, entre outros assuntos do universo jovem. Os vídeos são feitos de maneira simples e objetiva, mas com apelo a artifícios de edição de imagem, como legendas, uso de filtros, uso do preto e branco e, claro, o domínio e boa performance de Kaio em frente às câmeras. E o Xafurdaria agradou. Tanto que hoje ele desponta como um dos principais canais do Nordeste e do País. O canal divulga as produções semanalmente, geralmente segundas, quintas e sábados.

Além do YouTube, o Xafurdaria está presente em outras plataformas, como nas redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram e Snapchat), site e em uma loja virtual, onde os fãs do humor e é da irreverência de Kaio Oliveira podem adquirir produtos personalizados do Xafurdaria, como camisas, pôsteres, relógios, canetas, entre outros. Além do Xafurdaria, Kaio possui outro canal no Youtube.



Nada Mole Vida Geek

Criado por Paulo Barba durante o seu curso universitário, o Nada Mole Vida Geek é uma canal cearense voltado, prioritariamente, para falar sobre assuntos tecnológicos e review de produtos. Hoje publicitário, Paulo conta que o canal surgiu como trabalho didático, no segundo ano de faculdade. “Eu sempre passei muito tempo estudando todo o conteúdo da faculdade na internet, pelo YouTube. Então, a intenção era estudar os conceitos de fotografia que eu aprendia na faculdade e aplicá-los nos vídeos. Coisas como iluminação, ângulo, enfim. Eu não entendia de nada, então a intenção era aplicar lá”, destaca.


Paulo Barba

Só que o trabalho de faculdade ganhou vida própria e Paulo decidiu continuar postando vídeos no canal. “Em 2013, eu fui estudando e melhorando o conteúdo e a forma de fazer. Como eu já tinha um ‘background’ por mexer com direção de arte e identidade visual, ser designer, continuei fazendo e melhorando. Até que eu recebi o convite pra acompanhar o lançamento de um celular. E aí foi surgindo um convite atrás do outro”, diz.

Hoje em dia são postados cerca de 2 vídeos por semana na canal, e sempre que possível nos mesmos dias e horários. A produção é feita durante os fins de semana ou na madrugada, quando Paulo fica mais disponível. O destaque, como ele diz, vai para o trabalho e o cuidado com a edição do material.

Entre as principais conquistas do Nada Mole Vida Geek, Paulo ressalta a de ter produzido o primeiro documentário dos bastidores da campanha de lançamento de um celular exclusivo para internet, durante dois meses. “Foi uma experiência muito legal, foram dois meses em São Paulo acompanhando toda a rotina de produção, a história das pessoas, as viagens, as gravações para os comerciais, foi muito legal. Foi uma grande oportunidade que surgiu graças ao YouTube, sem dúvida”, diz. O resultado do projeto foi apresentado durante 8 semanas, em dois vídeos divulgados semanalmente.

Além do canal, o Nada Mole Vida Geek também está presente nas redes sociais.

Edith Gomes

Moda, beleza, dicas de viagens, conselhos sobre compras, tutoriais, curiosidades e dúvidas sobre o universo feminino. Esses são os principais assuntos abordados no canal da cearense Edith Gomes. O canal leva o próprio nome da blogueira e tem mais de 6 mil usuários inscritos, contabilizando mais de meio milhão de views. Tudo começou há 6 anos, em paralelo com o site tudocommoda.com.br.


Edith Gomes

As produções são feitas como uma espécie de guia, onde as usuárias podem tirar dúvidas e, inclusive, enviar perguntas, assuntos e curiosidades para serem respondidas por Edith. Os vídeos são produzidos por Edith em parceria de uma videomaker. A edição, que leva recursos de edição de imagens variados, tornando a linguagem descontraída e objetiva, fica a cargo da própria youtuber. “ Eu aprendi a mexer olhando na internet outros tutoriais. Hoje já tenho bem mais prática. A minha rotina de gravação é tentar colocar um vídeo por semana. Para isso, faço um cronograma com as pautas futuras e as que devem sair logo. Os assuntos são variados e dependem do que é atual. Um dos assuntos que mais me marcou foi o da minha cirurgia. Contei tudo, como foi, todas as dúvidas das pessoas, o real motivo da necessidade da cirurgia plástica”, destaca Edith. Além do canal do YouTube, a blogueira faz sucesso no Instagram, no seu site tudocommoda.com.br e no Facebook. “ Acho que as redes funcionam como um complemento, e o canal é a base de tudo”, enfatiza.

Raphaelphsantos

Recém chegado à vida de youtuber, Raphel Santos aborda de uma maneira inusitada a sua rotina e qualquer assunto que ache pertinente, no Raphael PH Santos. No ar desde setembro deste ano, os vídeos são apresentados de forma espontânea, aparentemente sem roteiro, mas que passam a mensagem de forma clara e divertida, com um toque de cearensidade. “A ideia é mostrar tudo sobre um olhar, de forma bem cearense. Quando eu voltei de férias há alguns meses, trouxe vários vídeos que tinha feito lá (Flórida - EUA) e os deixei armazenados. Daí, resolvi editá-los e comecei a publicar. Eu vi que era fácil fazer essa prática de registrar, desde uma conversa trivial com um amigo até tomando uma bebida”, destaca.


Raphael PH Santos

Os ângulos diferentes, os BGs e os leves recursos de edição de imagens dão o diferencial no material, que tem inspirações em youtubers do mundo, como o funforlois. Apesar de novo na plataforma, PH já é um velho conhecido dos internautas. Ele e mais três amigos são os responsáveis pelo Iradex, site que reúne podcasts, uma área de blog e colunas, com textos opinativos e/ou despojados, além de contos, tudo voltado para o mundo Geek, Nerd e afins.

Virando negócio

Além de ser um hobby, a produção de vídeo no YouTube vem se tornando um negócio, digamos, rentável. Uma pesquisa do Google, no segundo semestre de 2014, revelou que existem 70 milhões de espectadores de vídeo online no Brasil, consumindo, em média, oito horas semanais de vídeos na Web, o que pode representar um bom negócio para os canais.

Para que o usuário de um canal ganhe dinheiro com com vídeos no Youtube, é necessário que esse vídeo seja monetizado. Ou seja, torná-lo possível de oferecer anúncios para quem está assistindo. Para isso é necessário que o conteúdo produzido esteja de acordo com os critérios de monetização do Youtube, e que o usuário tenha conta cadastrada de acordo com os termos do site. A cada mil vezes que um anúncio é divulgado, o Youtube cobra do anunciante um valor determinado, que é dividido entre a gigante do Google e o dono do canal. Não existe uma forma específica de saber o valor que o usuário irá ganhar, tendo em vista que os anúncios possuem preços variados, e da produção específica daquele mês.

“Se você cria um canal com a pretensão de ficar rico, e isso já no começo, ta enganado. O que vai te dar recompensa é o carinho das pessoas que te assistem e não essa ideia de ficar rico às custas do youtube”, destaca Edith Gomes.

Vida de Youtuber

Já pensou em virar um youtuber, ter vários seguidores e inúmeras visualizações em seus vídeos? Veja algumas dicas que podem te ajudar a se tornar um youtuber de sucesso!

Estímulo ao conteúdo audiovisual

Para estimular a profissionalização da produção audiovisual no País, o Google anunciou a construção do Youtube Space no Rio de Janeiro, com prazo de entrega para o fim de 2016. O espaço, gratuito, é voltado para a produção e experimentação do conteúdo audiovisual, e a exigência para usar os estúdios é que a pessoa tenha um canal no YouTube com no mínimo 2,5 mil inscritos. O estúdio ficará localizado no Porto Maravilha e deverá ocupar mais de 2 mil metros quadrados, com no mínimo quatro estúdios equipados com câmeras 4K. Também terá capacidade de filmar em 360º, além de cromaquis, cenários e ilhas de edição. Com a chegada do estúdio ao Rio, o Brasil se torna o segundo País do mundo a contar com o Youtube Spaces em duas cidades (São Paulo possui uma versão bem menor do projeto), atrás apenas dos Estados Unidos.