Publicidade

Texto: Aline Conde Publicado em 05.02.2018

Todo ano o Carnaval de Fortaleza vai crescendo ainda mais. Seja nas periferias, na Beira-Mar ou no Centro da Cidade, blocos e bandas carnavalescas invadem as praças e ruas para levar alegria aos brincantes.

Publicidade

Para você que espera o ano todo por essa temporada de animação, o Diário do Nordeste Plus preparou um guia de fantasias, adereços de cabeças e maquiagem, com muito glitter, diga-se de passagem, para você se programar nesta última semana que antecede o Carnaval. A ideia é mostrar inspirações para você construir as próprias produções e acessórios com o que já tiver em casa ou, pelo menos, investindo pouco.

Para quem prefere a praticidade e opta por comprar acessórios e roupas, também separamos lojas de Fortaleza que apresentaram coleções de Carnaval. Confira as dicas.

Estão em alta

Se os acessórios de sereia e de unicórnios predominaram no Carnaval do ano passado, as estrelas e as frutas, principalmente os abacaxis, prometem ter grande espaço nas fantasias de 2018.

Além desses, pode ir se preparando para encontrar muitas ombreiras brilhosas, bodies e hot pants metálicos, cangas coloridas, cordinhas de óculos e o arco-íris, símbolo da diversidade. As camisas criativas também têm espaço neste bloco, com frases como “Sai embuste!”, “Ranço” ou “Glr Pwr”. Para quem quer proteger documentos, dinheiro e celular, pode optar pelas garantidas pochetes, que nesta folia ganhou ares coloridos ou de arco-íris, ou ainda, de frutas.

As flores ainda continuam sendo as mais utilizadas para enfeitar o cabelo. Desta vez, no entanto, elas estão sendo misturadas com outros acessórios, para compor um look mais sofisticado.

Bonito e barato: saiba como fazer um acessório de cabeça com frutas

Joaquim Sorteiro Foto: Fernanda Siebra

O figurinista e aderecista Joaquim Sorteiro, conhecido por fazer os acessórios de cabeça do Bloco Carnavalesco Unidos da Cachorra, ensina a montar um adereço para o cabelo, de forma fácil e prática. É um gigolete com uma cesta de frutas, bastante em alta neste Carnaval 2018.

Veja o que é preciso para fazer o acessório e acompanhe o passo a passo de Joaquim:

Aprenda a montar uma fantasia gastando pouco ou usando peças que já possui em casa

A advogada e produtora de eventos Laízi Fracalossi prepara as próprias fantasias "desde que se conhece como gente". Ela investe em bodies, hot pants, tops e acessórios que já possui em casa.

Uma das dicas válidas da advogada é fixar o glitter no rosto com hidratante. "Fica muito tempo. Às vezes eu chego em casa, vou direto dormir assim e no outro dia ainda tá tudo do mesmo jeito, intocável", afirma Laízi, que é uma das organizadoras do bloco de Carnaval Fábrika de Buneku.

Assista ao vídeo e inspire-se para montar uma make brilhosa

A maquiadora profissional Lívia Melo, dona da Nafi Cosméticos, mostrou dois estilos diferentes de make para o Carnaval 2018, todas com bastante brilho. A primeira tem cores voltadas para o dourado e o laranja. Já a segunda make tem inspiração no sereismo, voltada para o prata e o azul.

Onde comprar acessórios e roupas para o Carnaval em Fortaleza

Para entrar no clima de Carnaval, confira nossa playlist dos hits que devem tocar durante a folia deste ano:

Dicas de alimentação

A nutricionista Carla Laprovitera detalha algumas dicas de alimentação para o folião ter durante este período.

  • Cuidado com o excesso de bebida alcoólica e atenção redobrada na hidratação. O álcool desidrata, por isso, você deve intercalar a bebida com água ou água de coco. Esse é um cuidado que você precisa ter antes, durante e depois da folia e que ajuda a manter seu corpo bem para todos os dias de Carnaval.

  • A pessoa deve se alimentar bem, com todos os grupos alimentares. Então, inclua na dieta fontes de carboidratos como batata doce ou arroz integral; proteína magra preferindo frango ou peixe que são de mais fácil digestão. Para acompanhar: muita salada que ajuda tanto na diversidade de nutrientes como a manter o folião saciado.

  • Capriche em alimentos que auxiliam a desintoxicar: couve, brócolis, couve-flor, repolho, pepino, limão são alguns exemplos. Aposte no suco verde quando acordar e inclua-o também no almoço e jantar.

  • Tenha alternativas saudáveis a mão: evitar períodos de jejum prolongados tanto minimizam a ressaca como mantém você com mais energia. Boas opções são castanhas, chips de coco e frutas secas.

  • Aposte no açaí, pois ele é antioxidante natural e fornece energia. Procure também consumir alimentos funcionais que ajudam na desintoxicação, como as algas Chlorella e Spirulina, vendidas em cápsulas ou em pó.

Dicas para a pele

Em períodos de muito glitter e maquiagem no rosto, a dermatologista Lia Albuquerque dá algumas orientações.

  • Durante a folia abuse da hidratação através da ingestão de líquidos, como água, sucos de frutas e água de coco. Borrife, também, água termal na pele várias vezes ao dia, ajudando a manter a hidratação e o PH da pele equilibrado.

  • Aplique o protetor solar com FPS de 30 ou mais nas áreas expostas 30 minutos antes de sair ao sol e reaplique a cada 2-3 horas. Evite se expor de forma direta ao sol no período de 10 às 16h. Não esqueça também de proteger os lábios. Existem produtos que hidratam e protegem.

  • Ao chegar em casa, remova adequadamente toda a maquiagem e o glitter com um bom demaquilante, dando atenção especial à área dos olhos. Após isso, lave a face com o sabonete e aplique um hidratante indicado para o seu tipo de pele.

  • Cuidados com o material da sua fantasia: evite tecidos sintéticos e apertados, que podem causar brotoejas, por não permitirem a pele respirar. Prefira roupas de algodão, leves e claras.

  • Muito cuidado com as frutas cítricas: a manipulação de frutas cítricas, como o limão, associada à exposição solar pode ocasionar manchas marrons nas mãos, face e braços, conhecidas como fitofotodermatoses.