Diário do Nordeste Plus

Onde comer na madrugada?

Para matar sua curiosidade (e fome) decidimos visitar algumas opções em em bairros da cidade para oferecer a você boas opções de lanche ou até um jantar completo na madrugada. Confira!

Publicidade
Publicidade

Texto: Nayana Siebra

A fome não tem hora para chegar e, muitas vezes, ela vem nos momentos mais difíceis de se encontrar uma boa refeição. A madrugada é um desses horários, porém, em Fortaleza já é possível encontrar diversas opções para saciar uma das principais necessidades do ser humano: comer bem.

Trabalhando para o público da madrugada, a maioria dos restaurantes que funcionam neste horário costuma lotar bem depois da meia noite. A ideia desses estabelecimentos, geralmente, é a mesma: ofertar bons pratos e serviços até o último cliente.

Com essa visão de atender bem sem importar a hora, é possível encontrar na capital cearense refeições para todos os gostos e público. Do lanche prático como pizzas e sanduíches, passamos pela tradicional comida nordestina como panelada e mão de vaca e chegamos até a pratos refinados de fillé à parmegiana e peixe grelhado.

Confira os locais para matar a fome que estão abertos durante a magrugada

Conhece algum lugar aberto na madrugada? Envie sua sugestão para tecno@diariodonordeste.com.br com nome, endereço e horário de funcionamento do estabelecimento.

com horário de fechamento funcionamento 24h

Lanches diversos a qualquer hora

Lanches diversos na Padaria MonteCarlo
Fotos: JL Rosa

A diversidade de refeições possíveis de encontrar durante a madrugada é uma das características mais marcantes da Padaria MonteCarlo. Há 16 anos funcionando 24 horas por dia, o estabelecimento oferece ao público desde os tradicionais sanduíches até bandejas de sushi e salada.

O produto mais vendido durante a madrugada é o sanduíche batizado de Costela de Adão, feito com frango, bacon, queijo e milho verde. Segundo a gerente da padaria, Toninha Amorim, outras iguarias que saem bastante em altas horas são os salgados como as coxinhas de frango, camarão e caranguejo.

A parte de sushi do estabelecimento fecha às 0h, mas após esse horário ainda é possível encontrar algumas bandejas já preparadas com a comida japonesa. Assim como o sushi, a padaria também comercializa porções de saladas que foram previamente feitas.

Já quem procura comer um doce na madrugada, encontra na MonteCarlo opções desde brigadeiros a bolos de pote e tortas. De acordo com a gerente, os docinhos mais sofisticados, como os que levam chocolate belga, são os que têm melhor saída durante as 3h ou 4h da manhã.

As opções de bebidas como sucos e cafés são servidas durante toda a noite e a venda de bebida alcoólica é encerrada mais cedo, por volta das 3h da manhã.

Sanduíche 24 horas por dia

Sanduíche 24 horas por dia - Padaria MonteCarlo
Fotos: Erika Fonseca

Comer um sanduíche durante a noite pode, muitas vezes, ser uma opção prática e rápida para saciar a fome. Pensando justamente nos famintos da madrugada, o Azilados Casa de Sanduíche abre uma de suas lojas, localizada na Avenida Washington Soares, e oferece serviço de entrega para toda a Fortaleza 24 horas por dia.

O sanduíche que é o carro-chefe do estabelecimento é o Azilados de frango, que vem com queijo mussarela, presunto, ovo, bacon crocante, alface, tomate e milho. Além do de frango, opções muito pedidas são os Azilados de fillé, picanha, pernil e carne de sol.

Ao comprar o sanduíche, o cliente pode escolher entre os pães batata, árabe, árabe integral e bola. Para os que estão de dieta, há ainda opções light de frango desfiado, peito de peru e peito de frango. O frango desfiado, por exemplo, é servido no pão árabe integral, com ervilha, milho, abacaxi, cenoura ralada, passas, alface e tomate.

Sanduíche 24 horas por dia - Padaria MonteCarlo
Fotos: JL Rosa

Quem procura algo ainda mais saudável, também encontra no restaurante açaí. E para os que só desejam matar a fome, há combos com batata frita e macaxeira, além da bebida. O cardápio contempla ainda os fãs de doce com opções de milk shakes.

O Azilados, que está em funcionamento há 7 anos, atende tanto o público que vem de festas e cinemas, por exemplo, na loja, como os que estão trabalhando, através do serviço de delivery. O gerente, Luís Cláudio, conta que há dias que 250 entregas são realizadas. “O delivery atende bem até umas 3h da manhã. Temos clientes como hospitais, médicos...muitos clientes da área da segurança. A média é de umas 250 entregas em uma noite”, esclarece.

Uma boa pizza em fatia

Pizzaria Simple Pizza
Fotos: Fabiane de Paula

Antes ou depois da balada, uma fatia de pizza sempre aparenta ser uma boa pedida. Pensando na praticidade da refeição e buscando inovar ao vender em pedaços, há pouco mais de dois anos, Carlos Pinheiro montou a Simple Pizza, ao lado do Centro Dragão do Mar.

O estabelecimento funciona, de quinta a domingo, das 17h às 5h da manhã e, às quartas-feiras, das 17h às 22h, e vende dos mais tradicionais sabores de pizzas até criações próprias. Carlos explica que começou a experimentar opções que fogem dos clássicos e estas foram bem aceitas pelo público.

Das novidades criadas pela própria equipe, três sabores estão se destacando. São estes: Springfield (frango desfiado, bacon picado e catupiry),Tio Chapolin (pepperoni, levemente picante) e Pizza de Hambúrguer (com queijo cheddar, bacon, tomate e molho barbecue).

Pizzaria Simple Pizza
Fotos: Fabiane de Paula

O restaurante foi pensado para o público da madrugada em virtude de sua localização e, segundo o proprietário, foi uma aposta certeira. “O público da madrugada são as pessoas que frequentam as boates daqui da região. As pessoas que vêm para as festas e as pessoas que saem das festas. Geralmente eles chegam aqui com fome e, antes de entrar na festa, vêm aqui comer um pedaço de pizza ou quando saem, para ir para casa dormir, passam aqui e se alimentam”, esclarece.

Além da pizza, o estabelecimento também está apostando no yakissoba, outra refeição que também é oferecida de forma prática e é saudável. O prato é vendido em uma embalagem funcional, com cerca de 400 gramas, e é feito com uma massa mais fina que é servida com carne, frango ou mista.

Requinte na madrugada

Patro de comida no restaurante Pulcinella
Fotos: JL Rosa

Está enganado quem pensa que as opções de comida na madrugada fortalezense se limitam a refeições mais rápidas e práticas. O apreciador da boa culinária também pode encontrar pratos refinados como fillé de carne, peixe grelhado e massas variadas.

É justamente buscando oferecer um cardápio mais elaborado até altas horas, que uma das sedes do restaurante Pulcinella, localizado na Avenida Virgílio Távora, funciona há 19 anos voltado para atender também o público que curte o fim de noite.

“Aqui, geralmente, é um lugar badalado da madrugada, pelo calçadão, por ser despojado, sempre atraiu público no fim de noite. Temos pizza, sanduíche, carnes e grelhados”, explica uma das proprietárias, Gabriella Baquit.
restaurante Pulcinella
Fotos: JL Rosa

O prato campeão de pedidos na madrugada é o filleto di pesce al carpi, a iguaria é feita com peixe sirigado grelhado. Segundo Gabriella, outras opções que têm bastante saída nas horas mais tarde são os pratos de carne, como o filleto a la parmegiana.

restaurante Pulcinella
Fotos: JL Rosa

O Pulcinella funciona, geralmente, nos fins de semana até às 3h e nos dias de semana até 1h. O horário, no entanto, é alterado de acordo com a programação das festas em Fortaleza. “Funcionamos até umas 3h da manhã, mas quando tem uma programação especial, quando tem um show que sabemos que vai até mais tarde, esticamos o funcionamento até o último cliente”, esclarece Baquit.

Comida regional em altas horas

O Restaurante Paladar
Fotos: Fabiane de Paula

A tradicional comida nordestina também é uma opção para quem busca se alimentar na madrugada fortalezense. O Restaurante Paladar, localizado na Av. 13 de Maio, se tornou referência na Capital por ter no cardápio pratos como panelada, mão de vaca e sarrabulho, que são servidos até às 6h.

Desde o começo, há 27 anos, o restaurante trabalha dedicado ao público da madrugada. “Naquela época, tinha o pessoal que trabalhava com compensação bancária e se reuniam aqui, chegavam 1h30 da manhã ou 2h e ficavam até de manhã. Começou com isso e depois emendou com o povo que saia das festas”, explica Benny Alves, proprietário.

O prato campeão de pedidos do Paladar é o da mão de vaca, que é servido com arroz branco e pirão. Outras iguarias bastante encomendadas durante a noite são a panelada e o carneiro. “Para depois de uma farra, uma panelada ou uma mão de vaca é muito bom, a pessoa acorda mais leve, melhor da ressaca”, diz Benny.

Peixe e caldo no Meireles

O restaurante Tocantins
Fotos: Fabiane de Paula

O restaurante Tocantins, na Avenida da Abolição, é outro local que oferece uma boa refeição na madrugada de Fortaleza. Apesar de o cardápio ter diversas opções, os pratos de peixe são o carro-chefe do estabelecimento, com destaque para o caldo e para a sopa.

“Atendemos com peixada, caldo de peixe, peixe à delícia, peixe ao molho de camarão, sopa de peixe. O caldo, por exemplo, é preparado logo cedo da noite, eles cozinham e desfiam a cabeça do peixe”, explica o proprietário, Luciano Vieira.

Além da oferta de refeições durante toda a noite, outro destaque do Tocantins é a placa proibido dançar. O restaurante, que conta com música ao vivo, não permite que as pessoas bailem devido a um episódio do passado. Segundo Luciano, houve uma pequena confusão no passado e, para evitar mal-estar, o aviso foi instalado.

“É proibido dançar, porque tinha uma mesa com vários casais e, enquanto um dos homens foi cantar, a namorada dele foi dançar com outro rapaz. O que estava cantando se estressou e jogou o microfone. Resolvemos colocar a placa para evitar o mal-estar e também para evitar que as pessoas ficassem batendo nas mesas”, lembra Vieira.

Dicas do nutricionista

O nutricionista Rafael Facundo respondeu algumas dúvidas sobre as refeições feitas na madrugada

Qual refeição é mais adequada quando se sai do trabalho na madrugada ou quando se sai da balada?

Rafael - O mais recomendável é que se busque refeições mais equilibradas. No caso de sanduíches, que opte por um de pão integral com recheio de frango, queijo branco e saladas. Em restaurantes, busque escolhas mais ricas em proteínas, grelhado ao invés de fritas (frango, filé ou peixe), com salada de folhas ou cozida (alface, tomate, acelga, brócolis, couve-flor, cenoura, rúcula, etc..). Evite excessos de carboidratos, principalmente quando acompanhado de molhos brancos, onde estes são os maiores vilões devido ao seu excesso de gordura através do molho e excesso de carboidrato refinado através do macarrão ou mesmo arroz brando.

É recomendável comer até quantas horas antes de ir dormir?

Rafael - A recomendação de refeição antes de dormir pode variar de acordo com a última refeição realizada. No caso de refeições leves, elas podem ser feitas até com intervalo de 30 a 60 minutos antes de dormir. Porém, em casos de refeições mais pesadas, como fast foods, rodízios, carne vermelhas, refeições gordurosas ou massas em excesso, o indivíduo deve esperar em média de 90 a 120 minutos para que assim seja possível iniciar o processo de digestão antes do sono. Caso contrário, isso pode proporcionar refluxo e até mesmo trazer prejuízo ao sono.

Os doces são prejudiciais na madrugada?

Rafael - Sim. Doces podem trazer prejuízos tanto à saúde como à estética. Além de favorecer muito o aumento das taxas de glicose sanguíneo, colesterol e triglicerídios, também a consequência é o aumento da adiposidade corporal, principalmente na gordura armazenada na região do abdome, esta é considerada a mais prejudicial.

Tem algum alimento que seja mais recomendável para quem bebeu um pouco além da conta?

Rafael - Este é um caso delicado, pois é quando você terá que fugir um pouco das recomendações tradicionais e tratar da melhora daquele indivíduo. Então, sempre nestas ocasiões o mais recomendado é oferecer a esta pessoa fontes de carboidratos rápidas como, doces, açucares, mel, pão branco e não esquecer de hidratá-lo bem.

O que se deve evitar no geral?

Rafael - Frituras, gorduras, doces, massas em excesso, refrigerantes e sucos com adição de açúcar.