Publicado em 03.07.2017

A mudança dos hábitos alimentares é um fator de extrema importância para quem quer fazer dieta. O esforço da busca por uma alimentação com menos gordura costuma fazer efeito na maioria dos casos na perda de medidas, mas quando o peso não muda é comum que as pessoas se indaguem sobre o que estão fazendo de errado. Você já pensou que a resposta para a estagnação pode estar na escolha dos alimentos da dieta? A nutricionista Andressa Fontes nos ajudou a preparar uma lista com esses alimentos que parecem ser aliados, mas que na verdade podem sabotar os planos de diminuir a silhueta. Confira a lista com os 10 alimentos nesta edição do Diário Plus e veja ainda dicas da Nutricionista Andressa Fontes para quem quer ter uma alimentação mais saudável.

Chocolate diet

O chocolate diet pode ser mais calórico que o tradicional
O chocolate diet pode ser mais calórico que o tradicional.

É comum que as pessoas se enganem com o diet. O diet, pela legislação alimentar, é aquele produto que tem a isenção de algum ingrediente e destinados geralmente, para pessoas com restrição alimentar, o que não significa que sejam de baixa caloria.

No caso do chocolate, como prática comum, a indústria retira o açúcar, substituindo-o pelo adoçante. Porém, para atingir a cremosidade característica do chocolate, a fabricação, em geral, eleva a quantidade de gordura, tornando-o uma bomba calórica. Dessa forma, o chocolate diet acaba sendo, muitas vezes, mais calórico que o tradicional.

Barras de cereal

As barras de cereal contém uma quantidade elevada de açúcar
As barras de cereal contém uma quantidade elevada de açúcar.

As barrinhas de cereal que muitas vezes parecem boas aliadas na hora do lanche, podem se apresentar como grandes vilãs do regime. Esses produtos, às vezes, funcionam como verdadeiras sobremesas, cheias de chocolate, de geleias, contendo sempre muito açúcar, o que é calórico.

O ideal é sempre olhar o que tem de componente nutricional no produto, já que existem algumas barrinhas com níveis mais baixos de açúcar. A nutricionista Andressa Fontes diz que o segredo é conferir a tabela de nutrição do produto e observar o que primeiro na ordem da lista de componentes. "O que vem primeiro na lista de ingredientes do produto é aquilo que mais tem ali. Se na barra de cereal tem primeiro o açúcar, então você já pode desconfiar da qualidade desse alimento para a sua saúde e para o seu regime. Outra dica para consumir barrinhas mais nutritivas é observar a quantidade de fibras. As pessoas pensam que porque é de cereal tem muitas fibras, mas existe barra que tem valores bem baixos de fibra", conta a profissional.

Castanha

É recomendável que se consuma apenas uma castanha-do-Pará por dia
É recomendável que se consuma apenas uma castanha-do-Pará por dia Foto: Divulgação

As castanhas são oleaginosas e, apesar de serem ricas em magnésio, zinco e proteínas e terem bastante benefícios, elas têm alto valor calórico e só podem ser consumidas em pequenas quantidades diárias.

Seja a famosa castanha de caju no Ceará, seja a castanha-do-Pará, as pequenas oleaginosas engordam bastante e as pessoas costumam consumi-las em uma quantidade alta. "Apesar de ter muitas vantagens e ser recomendável que se consuma castanhas, elas precisam ser ingeridas com moderação. A castanha-do-Pará recomendo que se consuma uma por dia, já a de caju, no máximo quatro", conta a nutricionista Andressa Fontes.

Tapioca

Uma tapioca feita com 5 colheres  de goma pode chegar à 300 calorias
Uma tapioca feita com 5 colheres de goma pode chegar à 300 calorias.

A tapioca tem lugar certo no cardápio do cearense. E há quem pense que ela é inofensiva, mas na verdade ela é uma fonte de caloria com poucos nutrientes, segundo a nutricionista Andressa Fontes. "Ela não é muito rica em nutrientes, já que em seu processo de transformação, vindo da farinha de mandioca, a tapioca perde bastante nutrientes, tornando-se assim uma chamada caloria vazia (aquela caloria que não oferece muitos benefícios)", conta a profissional.

Quando se compara ao pão, seja ele branco ou integral, a tapioca, muitas vezes, consegue ser ainda mais calórica. Duas fatias de pão são equivalentes a duas colheres de sopa de goma de tapioca, porém isso é uma quantidade muito pequena e as pessoas costumam usar 4 ou 5 colheres de sopa, para fazê-la. "As pessoas para fazer tapioca usam quatro ou cinco colheres de goma, isso equivale a mais que o dobro de calorias que o consumo de duas fatias de pão. Uma tapioca como essa pode chegar a 300 calorias".

Biscoitos integrais

Em uma quantidade acima de quatro unidades, esses pequenos podem ser inimigos de qualquer dieta
Em uma quantidade acima de quatro unidades, esses pequenos podem ser inimigos de qualquer dieta.

Outro aparente aliado da dieta, mas que pode se tornar um inimigo da silhueta fininha, é o biscoito integral. O problema desse produto é que, muitas vezes, quem come tem a tendência em querer consumi-lo em grande quantidade, o que é prejudicial devido ao alto nível de açúcar presente. "Os biscoitos mais conhecidos como Nesfit e Belvita costumam ser bastante calóricos. É ideal que quem está buscando emagrecer consuma no máximo quatro unidades desse produto, porque eles possuem bastante açúcar e muitos corantes. Uma quantidade superior a essa, forma carboidrato e é muito calórica", conta a nutricionista.

Aqui cabe mais uma vez a dica de olhar o rótulo, se no início deste estiver logo conservantes, açúcar, é possível ver que essas coisas são muito latentes no produto e que ele não é tão saudável.

Molhos para salada

Algumas composições de molhos de salada não só engordam, mas também são prejudiciais para a saúde
Algumas composições de molhos de salada não só engordam, mas também são prejudiciais para a saúde.

Quem faz dieta e consome bastante salada sabe que tem dias que o alimento só desce se tiver um molho por cima. O molho serve para dar aquele gostinho mais agradável nas folhas. Este recurso, que parece ser inofensivo, pode ter, em alguns casos, como o molho ranch ou aqueles à base de maionese, muitas calorias.

Em outros casos pode até ser que esses molhos não tenham tanta caloria, mas a grande adição de conservantes é bastante prejudicial à saúde. Prefira sempre molhos à base de ingredientes naturais como limão, ervas e um pouco de azeite.

Suco de caixa light

Esses produtos costumam ser ricos em açúcar e não são muito interessantes para quem busca restringir calorias
Esses produtos costumam ser ricos em açúcar e não são muito interessantes para quem busca restringir calorias.

Segundo a legislação, o light precisa ter a redução de 25% de algum ingrediente, pode ser sódio ou outro. Esses sucos concentrados costumam ter muito açúcar e ser pobres em nutrientes. "Por exemplo: um suco de pêssego light é um concentrado cheio de açúcar, como um suco de laranja light, suco de uva light. E eles são pobres em nutrientes, porque de verdade ali eu praticamente não tenho fruta", explica a nutricionista Andressa Fontes.

Nesses produtos para diminuir o impacto da concentração de conservante, muitas indústrias investem na adição de açúcar, que também é uma forma de conservar a bebida e então esses sucos acabam sendo alimentos não interessantes para quem está buscando restringir calorias.

Pipoca de micro-ondas

A pipoca de micro-ondas possui muita substância química e muita gordura hidrogenada
A pipoca de micro-ondas possui muita substância química e muita gordura hidrogenada.

Muita gente que está fazendo dieta para emagrecer opta por comer pipoca para saciar a fome. A pequena é rica em fibra e antioxidantes e pode ser consumida de forma moderada de maneira benéfica. Mas não se engane! A pipoca precisa ser feita no fogão com um óleo saudável, como o azeite. Não se pode substituir essa pipoca feita de modo saudável pela de micro-ondas, pois esta é uma vilã da dieta, por ter muita substância química e gordura hidrogenada, o que a torna muito calórica.

Leite desnatado

A sensação de saciedade com o leite desnatada é baixa, o que faz com que se consuma mais alimentos
A sensação de saciedade com o leite desnatada é baixa, o que faz com que se consuma mais alimentos.

De fato, o leite desnatado possui menos gordura do que o integral. Porém, a quantidade de gordura que o diferencia do leite integral é muito pequena e a ausência dessa gordura causa o efeito inverso.

O leite integral possui apenas 3% de gordura, o que não é considerado muito. Como o desnatado não tem nem esses 3% de gordura e não possui fibras, a sensação de saciedade ao tomá-lo é mínima. Ao consumi-lo, há pouca sensação de estar satisfeito com a bebida, o que faz com que você consuma mais do que o normal e isso se reverbera nas calorias. "Ao meu ver, retirar esse 3% não é uma boa estratégia, porque nas calorias esses 3% não vão influenciar muito. Acontece o inverso e pode até mesmo se engordar mais, pois o leite não tem fibra e outra coisa que dê saciedade. O leite desnatado é um vilão da dieta, porque quem o consome vai ingerir uma quantidade maior de leite e isso é prejudicial, já que ele é uma fonte de carboidrato", explica a nutricionista Andressa Fontes.

Chá gelado

Os chás gelados costumam ser adoçados com açúcar ou adoçante em quantidades altas
Os chás gelados costumam ser adoçados com açúcar ou adoçante em quantidades altas.

Se existe até uma dieta de chá, é natural que as pessoas achem que um chá gelado daqueles em caixa ou lata não engorde. Porém, não é bem assim. Esses chás industrializados são bastante calóricos e prejudicam qualquer regime.

O grande problema desses chás é que eles são adoçados ou com açúcar ou com adoçantes em uma quantidade alta. O ideal é que chás em geral sejam consumidos sem adoçar, pois além de engordar, a adição de um açúcar ou de um adoçante, fazem com que ele perca compostos nutritivos importantes da composição.

Nutricionista dá mais dicas de como manter uma dieta saudável e fugir das armadilhas.