Texto: Renato Bezerra Publicado em 15/05/2017

Comer bem é um dos grandes prazeres do ser humano e se o prato, além de saboroso, estiver bem elaborado e apresentado é de se encher os olhos. O que você vê à mesa é fruto do trabalho do chef de cozinha, profissional responsável por criar e executar cardápios em restaurantes, bares, bufês, food trucks e outros estabelecimentos. Com a paixão pela culinária em alta, o interesse por essa profissão vem ganhando força em todo o País, mas longe do glamour mostrado pelos programas de televisão, estar nessa carreira é sinônimo de muito trabalho, força e dedicação.

Estar à frente de um restaurante, uma grande cozinha ou coordenar toda uma equipe exige tempo e incontáveis horas de trabalho. As atribuições desse profissional, quase sempre, ultrapassam as fronteiras da cozinha, fazendo com que o chef atue em diversas outras funções para gerir seu negócio e resultando em um dia a dia ainda mais desafiador e desgastante. Assim é a rotina do chef Leo Gonçalves, dono do restaurante O Mar Menino, que tem início às 6h da manhã e término só depois da meia-noite.

Leo Gonçalves, além de chef, se divide entre as funções administrativas de seu restaurante Foto: Fabiane de Paula
Leo Gonçalves, além de chef, se divide entre as funções administrativas de seu restaurante Foto: Fabiane de Paula
"Não tem atalho, não tem jeitinho, a cozinha é dedicação, muito mais transpiração do que inspiração. A inspiração vem e é preciso aprender a aproveitar esses momentos, entrar de cabeça sabendo o que é”
Leo Gonçalves

"A gente surgiu há um ano e meio, ainda é um restaurante de equipe muito enxuta, então o papel de chef de cozinha o qual eu estou acumula outros, como o papel de administrador. Eu também sou office boy, garoto de compras, o faz-tudo. Obviamente tenho uma equipe que me ajuda, mas, no dia a dia, acordo às 6h da manhã, saio, faço compras, depois venho abrir o restaurante para a equipe e passo um briefing para eles. Às vezes corro em casa, pago contas, imprimo o cardápio executivo, penso em pratos novos, aí liga alguém, às vezes querem que eu faça um evento, uma palestra...", conta.

Por conta do trabalho, Leo diz que aproveitar a vida pessoal acaba ficando para os domingos e segundas-feiras, dias em que o restaurante não abre. "Durante todo o resto isso aqui faz parte da minha vida, é o meu projeto, o meu sonho. É preciso se integrar à vida pessoal, senão você fica louco. Você está sempre aqui dentro, é onde os seus amigos vêm te ver, porque você não pode ir vê-los, então é como a gente consegue viver um pouco".

Desafios

Entre os desafios da profissão, segundo destaca o chef, estar conciliar os afazeres de cozinheiro profissional com a pesquisa e o estudo em prol do aprimoramento, que muitas vezes requer ficar longe do restaurante. "A gente tem um Estado que é pequeno, mas muito vasto ao mesmo tempo, então as coisas estão muito distantes. Tem um ingrediente específico que está no Cariri, outro que está na serra de Guaramiranga e outro dia estamos em São Benedito. Essa coisa do mar e sertão faz com que a gente tenha que buscar muita coisa para estar antenado no que acontece, para pesquisar a nossa cultura e isso contradiz um pouco com o dia a dia, que é estar dentro do restaurante. Temos que conseguir tempo para pesquisar, arranjar parceiros que te tragam novidades e gente que faça um pouco por você também", comenta.

O restaurante O Mar Menino apresenta conceito contemporâneo e moderno Foto: Fabiane de Paula
O restaurante O Mar Menino apresenta conceito contemporâneo e moderno Foto: Fabiane de Paula

Apesar de desafiadora, ele avalia a profissão como estimulante até mesmo nas dificuldades do dia a dia. No entanto, para ser um bom chef de cozinha, afirma, é preciso estudar sempre, conhecer o máximo sobre comida e saber que se trata de um trabalho difícil e que requer bastante dedicação. "O importante é se dedicar de verdade porque nada vem fácil dentro da cozinha. Não tem atalho, não tem jeitinho, a cozinha é dedicação, muito mais transpiração do que inspiração. A inspiração vem e é preciso aprender a aproveitar esses momentos, entrar de cabeça sabendo o que é. Muita gente desiste porque acredita que é se formar e de repente ser o Alex Atala. Tem que gostar muito porque é difícil, você não vai ver seus amigos e família sempre, você não vai ter feriado, não vai ter mais a festinha", relata.

Carreira recente

Anna Paula Rezende iniciou sua trajetória na gastronomia há oito anos Foto: Fabiane de Paula
Anna Paula Rezende iniciou sua trajetória na gastronomia há oito anos. Foto: Fabiane de Paula

Acordar bem cedo e dormir muito tarde também faz parte da vida atual que a chef Anna Paula Rezende, da Anna Paula Doceria Contemporânea, leva. Amante da cozinha, a carioca residente em Fortaleza parou na gastronomia há cerca de 8 anos por incentivo de amigos e parentes, já que os doces que fazia, inspirados nas receitas de família, agradavam a todos que comiam.

"Fiz os pães de mel para receber os amigos da minha filha em casa, eles adoraram e levaram para as suas casas. Os pais começaram a ligar e me perguntar por encomendas, só que eu não fazia. Então eu recebi esse incentivo e isso está ligado ao meu começo", conta. A participação em um evento de culinária no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), por meio da revista Prazeres da Mesa, foi o início de sua trajetória até a profissionalização.

A partir daí, conta, começou a criar vários sabores de doces e a se aprimorar, passando a receber grandes encomendas, como a do envio de cinco mil pães de mel para Vitória, no Espírito Santo. A loja física, em Fortaleza, foi aberta há dois anos e expandida há sete meses diante do crescimento do negócio.

O cheesecake de frutas vermelhas é o carro chefe da Anna Paula Doceria Contemporânea. O bolo de abóbora com chocolate também é queridinho pelos clientes Foto: Fabiane de Paula
O cheesecake de frutas vermelhas é o carro chefe da Anna Paula Doceria Contemporânea. O bolo de abóbora com chocolate também é queridinho pelos clientes Foto: Fabiane de Paula

O sucesso profissional, contudo, trouxe a ela uma rotina desafiadora, já que é preciso, diariamente, conciliar os afazeres de casa e de mãe com os de chef de cozinha. "Às 6h eu acordo, tomo banho, preparo o café, me arrumo, vou deixar o filho adolescente na escola, depois vou à academia, volto para casa, tomo banho, resolvo alguma coisa de casa, algum afazer doméstico e às 11h chego na loja e só volto quando fecha, depois das 22h. Chego em casa direto para tomar banho e cair na cama, exausta", revela.

"É preciso sempre aprender, inventar coisas novas e correr atrás, não pode parar nunca. É desgastante estar sempre correndo atrás de novos produtos, estudar, mas por um lado é muito prazeroso”
Anna Paula Rezende

Na loja, Anna ainda precisa se dividir entre coordenar sua equipe, criar novos doces e receber a clientela fiel no salão. Por causa do cenário atual, de domingo a domingo, a chef conta que a vida pessoal está sacrificada, tendo, recentemente, a primeira folga de fim de semana nos últimos sete meses. "Hoje eu digo para os meus amigos que se eles quiserem me ver, vão para a loja, pois é muito raro conseguir sair, é uma rotina bem puxada".

Um dos maiores desafios da profissão, de acordo com Anna Paula, é ainda conciliar essa rotina atribulada com a necessidade imposta pela carreira, de constante aperfeiçoamento. "É preciso sempre aprender, inventar coisas novas e correr atrás, não pode parar nunca. É desgastante estar sempre correndo atrás de novos produtos, estudar, mas por um lado é muito prazeroso, porque no fim a gente vê a felicidade das pessoas estarem degustando novos pratos", comenta.

Mudança de profissão

FOTO: Thiago Gadelha
O negócio próprio, Donadel Burger Shop, começou logo após Lucas apresentar três sanduíches criados por ele em uma feira de food trucks em Fortaleza Foto: Thiago Gadelha

Descendente de italiano e com uma família toda envolvida no ramo de comida, o gaúcho Lucas Donadel, há 15 anos residindo em Fortaleza, abdicou de uma carreira que não o agradava, a de publicitário, para se tornar chef de cozinha. Por sempre gostar de cozinhar decidiu que queria viver disso, se mudando para Londres, onde fez um curso de seis meses na Le Cordon Bleu, uma das mais renomadas escolas de culinária do mundo.

As dificuldades do cotidiano foram impostas para ele também na fase de aprendizado, por ter que dividir os estudos com o trabalho. "Trabalhei em dois restaurantes em Londres. Comecei lavando prato e limpando chão e mostrei para o chef que era interessado, que queria fazer mais coisa. Depois passei para a área das sobremesas, depois saladas e cheguei nas carnes. Isso eu fazia simultaneamente aos estudos. Eu frequentava a escola de manhã, das 8h às 16h, e trabalhava das 18h à meia-noite, era extremamente puxado e exaustivo. Quando acabou o curso, peguei trabalho em outros restaurantes e fiz dois turnos de 8 horas em cada", conta.

“Acordo às 7h e vou para o escritório. Além da cozinha eu faço o RH, o administrativo e a contabilidade. Vou para a rua, faço os pagamentos, o pedido de todos os fornecedores, daí vou para loja, passo no caminhão, volto para a cozinha, faço reunião com o pessoal”
Lucas Donadel

O negócio próprio, Donadel Burger Shop, começou após Lucas apresentar três sanduíches criados por ele em uma feira de food trucks em Fortaleza. A partir daí, resolveu montar seu próprio caminhão e hoje, além do truck, possui uma cozinha para delivery e acaba de abrir um restaurante, também com foco em hambúrgueres e sanduíches.

Tendo que administrar os três estabelecimentos, o chef diz que a rotina atual está mais exaustiva e estressante do que nunca. "Começamos com 3 pessoas. No início desse ano eu estava com 15 e agora com a nova loja somamos 42. Isso faz com que meu dia a dia seja uma loucura. A loja fecha 1h da manhã, daí eu faço uma retrospectiva do dia, alinho pontos para o dia seguinte. Acordo às 7h e vou para o escritório. Além da cozinha eu faço o RH, o administrativo e a contabilidade. Vou para a rua, faço os pagamentos, o pedido de todos os fornecedores, daí vou para loja, passo no caminhão, volto para a cozinha, faço reunião com o pessoal, alinho tudo, pego as críticas que a gente recebe e digo o que temos que melhorar. É muito desgastante, mas tenho um retorno muito positivo".

Para Lucas Donadel ter disposição, vontade, perseverança e muito amor pela profissão são características essenciais para ser um bom chef Foto: Thiago Gadelha
Para Lucas Donadel ter disposição, vontade, perseverança e muito amor pela profissão são características essenciais para ser um bom chef Foto: Thiago Gadelha

A profissão, segundo ressalta, é muito mais trabalho e menos glamour do que se imagina, motivo pelo qual muitos acabam desistindo no início da carreira. "Para ser um bom chef de cozinha é preciso ter muito amor pela profissão, muito sangue no olho. Se não tiver disposição, vontade, garra e perseverança você não chega lá. Tem que saber que você vai abdicar da vida social e que o rabalho aumenta nos fins de semana e feriados. Também tem que estar ciente que você vai trabalhar até 12 horas numa cozinha quente, com clientes exigindo perfeição e agilidade, mas principalmente tem que ter muito amor pelo alimento que você está servindo", diz.

Segundo Lucas, a melhor parte da profissão é o reconhecimento do trabalho. "E satisfazer as pessoas. Quando alguém come o alimento que você faz e vem te elogiar toda a parte ruim some. Quando estou meia-noite fechando a cozinha e o cara vem me dizer que foi o melhor sanduíche que ele comeu na vida nem parece que eu estou acordado desde às 7h da manhã".

Sonho

Lincoln Wanderley está estudando para construir uma carreira no meio da gastronomia Foto: Arquivo pessoal
Lincoln Wanderley está estudando para construir uma carreira no meio da gastronomia Foto: Arquivo pessoal

O caminho até a realização profissional é longo e, muitas vezes, requer sacrifícios. Trajetória essa que Lincoln Wanderley, de 40 anos, começou a percorrer. Recém-formado em gastronomia, o profissional trocou 22 anos de uma carreira estável como representante comercial para seguir nas incertezas e desafios do sonho de ser um profissional da cozinha. O interesse de atuar no setor, segundo diz, despertou pelo seu gosto por cozinhar e pensando, também, nos encontros familiares. "Gosto de cozinhar para reunir a família então resolvi fazer o curso para aprender sobre a área e futuramente montar um negócio para mim", afirma.

Em busca de enriquecimento pessoal e profissional, ele e mais dois colegas de curso embarcaram recentemente para a Irlanda do Norte, na Europa, para um intercâmbio de inglês. A intenção é aprender a língua visando oportunidades de emprego. "Se eu quiser arrumar qualquer trabalho decente no Rio de Janeiro ou São Paulo eu preciso saber a língua", comenta.

Atento a possíveis chances de trabalho na área durante sua estada na Irlanda, Lincoln diz que pretende aproveitar a oportunidade, tendo a ciência de que a trajetória até o reconhecimento profissional é longa e desafiadora. "Quero aprender coisas novas e voltar com mais bagagem, mais conhecimento, para ver se consigo atuar no mercado brasileiro. Aqui eu só quero iniciar na cozinha, como todo chef começa, lavando prato, limpando chão e assim você vai galgando o seu caminho, mostrando o seu potencial para ser reconhecido. Tenho consciência de que a batalha é grande. Pela faculdade você se forma cozinheiro, mas ser chef depende da sua capacidade", afirma.

Serviço

  • O Mar Menino

    Apresenta um conceito moderno e contemporâneo. Possui um cardápio com 12 entradas e seis pratos principais. Nas quintas e sextas-feiras, um menu diferente é colocado à disposição para almoço executivo.

    Funcionamento
    Terça-feira a sábado: 19h à 1h (a cozinha funciona até 23h)
    Quinta e sexta-feira: 12h às 14h30
    Sábado: 12h às 15h

    Endereço
    Avenida Barão de Studart, 1043
    (85) 3039.5359 | (85) 9 8154.7928

  • Anna Paula Doceria Contemporânea

    Funciona de domingo a domingo, com cerca de 120 produtos no menu. Atualmente, 60% do cardápio é composto por doces e 40% por opções salgadas, como sopas, sanduíches, crepes e tapiocas.

    Funcionamento
    Domingo a Quinta-feira: 12h às 21h
    Sexta-feira e sábado: 12h às 22h

    Endereço
    Rua Leonardo Mota, 753
    (85) 3045.9192

  • Donadel Burger Shop

    A casa Donadel Burger Shop possui um cardápio com cinco entradas, 11 sanduíches e uma sobremesa, podendo ser visitada na versão food truck, no espaço Imprensa Food Square, ou no restaurante.

    Funcionamento
    Terça-feira a domingo: 18h às 23h (Food truck)
    Todos os dias: 18h às 00h (Loja)

    Endereço
    Av. Desembargador Moreira, 2355 (Food truck)
    Av. Rui Barbosa, esquina com Torres Câmara (Loja)