Diário do Nordeste Plus

Crianças brasileiras conquistam o YouTube

Conheça cinco crianças, com menos de 10 anos de idade, que já são estrelas na produção de vídeo online, chegando até 2 milhões de seguidores

Anteriormente as crianças sonhavam em ser médicas, policiais, atletas, astronautas, atores, entre outras profissões. A perspectiva mudou muito num pequeno intervalo de tempo. Mesmo os pais não sabendo ao certo, os jovens sonham cada vez mais em se tornar youtubers. A utopia apareceu depois que o acesso à internet cresceu entre os menores de idade. Segundo a pesquisa Tic Kids, 80% da população brasileira entre 9 e 17 anos utilizam a internet e 66% destes usuários se conectam diariamente. Por causa disso, fomos descobrir os principais youtubers infantis do Brasil. Confira a partir de agora 5 destes pequenos feras e saiba os segredos deles para o sucesso de chegar a ter até 2 milhões de seguidores.

Do Instagram para o YouTube

Guiguiba já conta com 15.426 seguidores Foto: Divulgação

Com apenas sete anos de idade, o piauiense Guilherme Santos é conhecido nacionalmente pelo seu apelido de “Guiguiba”. Recém-chegado ao YouTube, ele já conta com mais de 15 mil inscritos e mais de 350 mil visualizações (até 27/1/2017). Diferentemente dos demais, o jovem deu início ao sucesso longe da plataforma. Isso porque, aos 3 anos de idade, começou a pegar o smartphone dos pais para se divertir gravando vídeos. A brincadeira de criança logo se tornou mais séria depois que um vídeo do jovem cantando viralizou no Instagram. Depois disso a vida dele nunca foi mais a mesma.

Atualmente Guiguiba é conhecido em todo Brasil. Ele participa frequentemente de programas de auditório e também já realizou shows ao lado de grandes cantores como “Jorge e Mateus”. Porém, a criança afirma que a pretensão de se tornar uma estrela mirim não passou pela sua cabeça quando começou a gravar seus vídeos. “As coisas aconteceram muito rápido, eu não esperava tanta repercussão. De repente os vídeos foram sendo compartilhados e eu cheguei aqui”, fala o jovem.

“Eu gosto de cantar e me divirto desenvolvendo meus vídeos, por isso que eles são os mais naturais possíveis”Guiguiba

Mesmo presente nos palcos, Guiguiba decidiu ficar mais profissional e próximo do seu público, que possui uma faixa etária entre 16 e 24 anos, bem maior do que a do garoto. Para isso, uma empresa é responsável pela administração e desenvolvimento do “Guiguiba Show”. Nele, o jovem faz vídeos imitando cantores, disponibiliza suas novas músicas e também cria alguns vlogs diários.

Por conta da administração da empresa, o jovem não se preocupa com os vídeos e nem com os shows. De acordo com Guiguiba, seu foco principal é a escola, que por meio dela quer se tornar ator. “O ano passado foi de muita aprendizagem, passei direto em todas. Eu estudo muito e a minha carreira não atrapalha em nada”, complementa Guiguiba.

Casa de boneca

A youtuber Juliana Baltar, de 9 anos de idade, é natural do Rio de Janeiro e começou a se divertir no YouTube em 2014 quando tinha 7 anos. A criação do canal foi ocasionada pelo hobby que Juliana possui em gravar vídeos apresentando seus brinquedos e os roteiros das brincadeiras que ela mesmo desenvolve. Mesmo decidida, ela pediu ajuda e apoio de sua irmã mais velha, Rafaella Baltar, que até hoje a ajuda nas construções das histórias.

Em pouco menos de três anos de canal, a jovem conquistou muitos fãs num curto espaço de tempo, motivo de surpresa para Juliana e sua família. "O sucesso foi repentino. Não sonhava em ser uma estrela; na verdade ainda não me considero uma, mas estou gostando muito do que me tornei", fala a garota. Mesmo não se considerando uma das figuras mais relevantes da internet, a garota atraiu um público de mais de 2 milhões de inscritos e mais de 700 milhões visualizações (visto pela última vez em 27/1/2017), além de ter um livro já publicado, chamado de "As aventuras de Juliana Baltar".

De acordo com a Juliana, o hobby de criança se tornou profissional quando ela começou a receber pedidos de seguidores solicitando a sequência das histórias dos seus brinquedos. "Por meio das reclamações sobre a ausência de vídeos é que percebi que eles sentiam minha falta". Ela ainda ressalta que o profissionalismo que possui ao gravar semanalmente não influencia na sua vida escolar, porque toda parte do desenvolvimento e elaboração dos vídeos são organizadas pela sua irmã.

"Quem cuida do meu canal é a minha irmã, eu continuo levando uma vida normal como a de qualquer criança de nove anos. Não deixo de fazer nada por causa da internet"Juliana Baltar
Juliana Baltar em um dos seus vídeos de receitas apresentados em seu canal Foto: Divulgação

Atualmente Juliana Baltar desenvolve vídeos para um público semelhante a sua idade, por volta de 4 a 14 anos. A gravação, momento mais importante de todo youtuber, não apresenta tanto mistério. De acordo com a garota, ela desenvolve os vídeos da forma mais natural possível e o segredo do sucesso é sempre reproduzir aquele tipo de conteúdo que você gostaria de assistir.

Mesmo consolidada no YouTube, Juliana Baltar ainda pensa em seguir outras carreiras profissionais. O sonho da jovem é se tornar veterinária e também vender produtos de beleza. Enquanto os futuros sonhos não se realizam, ela diz que vai continuar produzindo para o seu canal e se divertindo como qualquer menina da sua idade.

Caçula de sucesso

Natural de São José dos Campos/SP, Luiza Sayuri, a Lulu, é uma das mais novas youtubers do Brasil com apenas 4 anos de idade. Mesmo muito nova, a garotinha é estrela do "Canal da Lulu" e desenvolve vídeos para crianças da mesma faixa etária que a sua. As playlists saem semanalmente nas terças-feiras, quintas-feiras e aos sábados sempre às 11 horas e os conteúdos abordados são sobre brincadeiras, histórias de bonecas, tutorias de brinquedos e maquiagens.

Lulu está no YouTube desde fevereiro de 2015. Com a ajuda dos pais, em menos de dois anos a garotinha já acumula mais de 800 mil seguidores e mais de 260 milhões de visualizações de modo geral (visto pela última vez em 27/1/2017). Seu vídeo de maior sucesso é "Baby Alive come miojo de verdade e faz c...".

Humor infantil

Um dos mais influentes youtubers desta geração, Isaac Guedes começou a fazer sucesso no Vine, uma rede social "humorística" que permitia que os usuários gravassem vídeos de até sete segundos. No início do surgimento da plataforma no Brasil, o garoto chegou a ser um dos mais populares. Porém, foi perdendo espaço junto com o aplicativo. Apaixonado pela internet, o jovem pediu para o seu tio, que era youtuber, colocar um vídeo dele em seu canal. Mesmo sem pretensão alguma, ele disponibilizou uma esquete de Isaac no YouTube e foi dormir. Logo quando acordou o menino já tinha milhões de visualizações.

Após a repercussão do vídeo, o baiano migrou para o YouTube em 2014 e pouco tempo depois já tinha sido premiado pela própria plataforma pela conquista de 100 mil seguidores. Em menos de três anos de carreira, Isaac é um fenômeno. Sempre orientado pelos pais, o jovem grava esquetes, vlogs e realiza desafio que são pedidos pelos seus seguidores. Isso fez com que o menino conquistasse mais de 3 milhões de inscritos e mais de 200 milhões de visualizações (até 27/1/2017), além de livros e prêmios do YouTube.

Família de sucesso

Niina Secrets é uma das figuras mais influentes do YouTube na atualidade. A profissional trabalha para a plataforma desde os 16 anos. O sucesso que Niina adquiriu ao longo dos anos fez com que ela "arrastasse" toda a família para a internet. Porém, o nome que mais chama a atenção é da sua prima Sophia Santina. A paulistana de 6 anos de idade começou a sua carreira na web em fevereiro de 2015 inspirada em seus irmãos Carol e Rick Santina.

Com menos de dois anos de lançamento, a jovem que mostra reviews de brinquedos, novelas de bonecas, receitas, desafios e vlogs diários, já conta com mais de 280 mil inscritos e mais de 20 milhões de visualizações (visto pela última vez em 27/1/2017).

Comportamento

A psicóloga Monique Braz, especialista em comportamento, afirma que o maior problema que pode acontecer com as crianças que são celebridades no YouTube está na fama repentina, fazendo com que os jovens desenvolvam um deslumbramento absurdo, perdendo o foco em outros assuntos mais importantes da sua fase de crescimento. “Na internet, a criança vai dar de cara com assuntos que ela não vai estar preparada, coisas que ela ainda não tem maturidade”, segundo a especialista.

“Os pais devem ter muito cuidado para não colocar os seus desejos em seus filhos, pressionando-os. Assim como não devem se submeter aos jovens só pelo fato deles ganharem bem mais”Monique Braz, psicóloga

De acordo com a profissional, os youtubers mirins podem fazer vídeos, mas desde que eles tenham um acompanhamento psicológico regularmente. Monique também chama a atenção dos pais, pois eles não podem se tornar muito autoritários ou submissos aos filhos, como se fosse um chefe ou um funcionário, respectivamente.

Cuidados

O presidente da Associação dos Peritos em Computação Forense do Estado do Ceará (Apecof-CE), Marcos Monteiro, fala que é muito importante que os jovens comecem a ter uma vida dentro da internet, mas é preciso muita responsabilidade e atenção dos pais para que isso aconteça. De acordo com o profissional, os responsáveis devem orientar as crianças para que elas nunca anunciem o endereço de sua residência e da sua escola. Mesmo não informando, é muito importante que os adultos prestem atenção nos vídeos que foram desenvolvidos. "Os pais sempre devem estar por perto, fazendo com que os seus filhos não filmem bens que possam instigar o interesse de criminosos", informa o perito.

A principal ameaça que os jovens podem sofrer são com "haters" (odiadores) e pedófilos que se disfarçam muitas vezes por fãs. Porém, criminosos podem ser neutralizados apenas com a vigilância de adultos. "Os pais são responsáveis pelos atos das crianças até a maioridade, então é de extrema importância que eles atentem para a superexposição de liberdade de expressão que os jovens possam cometer na internet", fala Marcos Monteiro.

"Sair para a rua já é há um risco, porém quando a rua é a internet este risco é de tamanho multiplicado, todos podem ser vítima de qualquer tipo de crime"Marcos Monteiro, presidente da Apecof-CE

Presente nos canais dos jovens, os desafios se tornaram parte do cotidiano do YouTube, e é outro fator que Marcos Monteiro exige responsabilidade e aconselha que os jovens sempre peçam autorização dos pais antes de fazer e postar qualquer vídeo.