1

Avalie seu padrão de vida

Será que a sua renda é compatível com o que desembolsa? Muitas vezes, por não ter a noção exata de quanto ganha e o que pode gastar faz com que se assuma dívidas superiores à sua capacidade de pagamento.

2

Controle seus gastos

Aprenda a assumir o comando de suas despesas. Para isso, é preciso saber para onde vai cada centavo dos seus rendimentos. Caso contrário, seu dinheiro pode estar indo para o ralo sem você saber.

3

Mantenha um orçamento

Anote tudo, as despesas devem ser relacionadas dia a dia, até mesmo as menores, como o cafezinho ou o dinheiro do flanelinha. A elaboração de um orçamento que contemple todas elas (despesas fixas e variáreis), ajuda a controlar os gastos.

4

Corte os extras

Avalie o que pode tirar do seu orçamento e não fará muita falta. Exemplos: drinques caros na balada, escova toda semana no salão, entre outros.

5

Guarde o cartão de crédito

Ele é o maior parceiro das compras por impulso. Que tal começar a usar apenas o de débito? Assim só gastará o que tem disponível na conta-corrente.

6

Procure sempre o mais barato

Antes de fechar a compra de um artigo eletrônico, por exemplo, visite sites de lojas. Vale ainda comparar preços em portais buscadores de preços como o buscape.com.br, zoom.com.br e bondfaro.com.br.

7

Use a criatividade

Pense no que poderia fazer se não tivesse nenhum centavo para gastar. Como renovaria seu guardaroupa? Como se divertiria com os amigos? Pode apostar: a necessidade fará com que invente novas combinações de roupas, para se ter uma ideia.